Buscar

Ad 1 Turismo e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia no Turismo
A Sociologia representa um forte papel na prática e estudos de quaisquer que sejam as disciplinas e áreas de atuação. O ponto de vista sociológico em relação ao Turismo, foca naqueles que estão inseridos na atividade turística seja qual for a posição em que se encontram:
			profissionais da área,
	turistas que desfrutam das atividades,
	comunidade autóctone.
Segundo Durkheim, a SOLIDARIEDADE é um fundamento da vida social e por ser uma atividade complexa, o Turismo pode gerar solidariedade social, quando promove o fortalecimento do convívio comunitário junto aos turistas, o que não é sempre que acontece.
O Turismo também pode acarretar consequências negativas como a desintegração social, exclusão de grupos sociais, destruição de meios de sobrevivência de grupos locais em prol de um incorreto dinamismo da cultura e do lazer,sem citar a tão temida destruição do meio ambiente, visando apenas o financeiro. E aí que deve haver uma avaliação sociológica da situação, pois segundo Max Weber, Sociologia tem a pretensão de entender e interpretar ações sociais, para que, então, possa-se explicar causas e efeitos da interação humana em todas as áreas em que haja sua atuação.
Ou seja,o Homem desempenhando ação social, é o objeto de estudo e investigação desta ciência que descreve e analisa sistematicamente determinados comportamentos sociais do mesmo. Para uma nova compreensão dos diversos segmentos ofertados pelo Turismo,tais como viagens, lazer, negócios, estudos, a Sociologia tem como foco, situar as atividades turísticas abrangentes nos aspectos social, cultural e econômico para ambas as partes envolvidas.
Algumas redes, agências/agentes de Turismo produzem problemas de ordem social nos lugares que se fazem presentes, ao se preocupar somente com questões de ordem econômica, não incluindo a comunidade local no desenvolvimento do Turismo. Temos como exemplo bem próximo, os “TOURS” feitos pelas comunidades do Rio de Janeiro, aonde é nítido que os maiores beneficiados são os grandes empresários, donos de agências turísticas, os grandes hotéis e restaurantes, em sua grande maioria, localizados na zona Sul e/ou zona oeste, enquanto os habitantes das comunidades acabam fazendo parte de uma “atração exótica brasileira”, ao meu ver.
Discordo completamente desse tipo de Turismo aonde o turista de qualquer outra nacionalidade ou Estado, sejam beneficiados com tal “atração” e os moradores virem meros espectadores das visitações e dos olhares curiosos de seus visitantes. O Turismo no Brasil tem também seus pontos positivos, como em qualquer área que atue diretamente no giro de capital de um país. Só é preciso que hajam mais valores sociológicos envolvidos nas atividades turísticas para que os benefícios sejam de igual pra igual na relação: Turista X População Local X Profissionais da área.
Cidália Simões de Sousa
1º Período de Tecnologia em Gestão de Turismo
Pólo Nova Iguaçu

Outros materiais