Buscar

ad 2 de portugues 2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plano de Aula 
Escolaridade: Ensino Médio 
Tema: Gêneros de texto 
Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
Ler e interpretar cartas;
Perceber e comparar a finalidade de uma carta;
Reconhecer diferentes tipos de cartas;
Relacionar o assunto principal da carta com histórias infantis;
Identificar as características e as partes do gênero textual carta;
Produzir o gênero textual carta, de acordo com a proposta;
Perceber a função do envelope no envio de uma correspondência;
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
Duração: Aproximadamente 180 minutos –3 atividades de 60 minutos cada uma.
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas histórias infantis, tais como: Branca de Neve e os Sete Anões, Cachinhos de Ouro e os Três Ursos; João e o Pé de Feijão; Cinderela; Chapeuzinho Vermelho, através de diferentes estratégias, a fim de que seja capaz de localizar informações.
É importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Desenvolvimento
1ª Atividade:
Professor, para esta aula, sugerimos que você apresente a história online “O Carteiro Chegou” de Janet e Allan Ahlberg. Utilize data show ou leve os alunos ao laboratório de informática. Mas, se preferir utilize fantoches ou dramatize.
Posteriormente, levante os questionamentos:
Qual foi a encomenda que todos receberam?
Quantas cartas o carteiro entregou?
Você conhecia os personagens citados na história?
Por que a história tem esse título?
Qual a tarefa do carteiro?
Na sua cidade existe carteiro? Qual meio de transporte ele utiliza para entregar as cartas?
Qual a carta lhe chamou mais atenção? Por quê?
O que é remetente e destinatário de uma carta?
Você ou alguém de sua família costuma receber cartas? De que tipo? Em quais situações?
	Professor, essa história infantil contém diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza sua profissão entregando cartas para destinatários que são personagens de vários contos infantis tradicionais.
Organize os alunos em pequenos grupos, onde cada grupo deverá reescrever a carta recebida pelo carteiro num cartaz, usando cartolina, canetinhas e lápis de cor. Logo após, apresente para a turma a carta. Exponha as cartas da história no mural da sala de aula.
Professor, se preferir os alunos poderão utilizar o programa Word seguindo os passos: Word (Área de trabalho > Processador de Textos), peça aos alunos que digitem as cartas. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no varal na sala de aula para apreciação de todos.
Converse com a turma sobre as cartas entregues pelo carteiro, comente que as mesmas são apresentadas em vários tipos de gêneros textuais, com diferentes propósitos comunicativos: convite, pedido de desculpas, panfletos de propaganda, cartão postal, publicação de um livro, carta de despejo, cartão de aniversário.
Professor, é importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. Sendo que ao final do 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos tenham compreendido o funcionamento da escrita alfabética e que, nos dois anos seguintes, eles venham a consolidar as correspondências entre letra e som e a desenvolver alguns conhecimentos sobre regras ortográficas. Portanto, como registro segue algumas sugestões de atividades.
Resolva as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
2. Responda:
a)Qual é o gênero textual da correspondência enviada pelo Joãozinho?
b)Qual o assunto que tratado na correspondência?
c)Qual o nome da cidade que Joãozinho passeava?
d)Qual o nome da história desses personagens?
e)Você sabe quem é o “cara” comparado com o Gigante?
2ª Atividade:
Professor, apresente as características de uma carta, converse sobre os tipos de correspondências que existem: carta informal, formal, cartão postal. Para isso, disponibilize o texto aos alunos.
Carta
A carta é um documento enviado por alguém (REMETENTE) a outra pessoa (DESTINATÁRIO). Os textos de uma carta servem para expressar sentimentos, pontos de vistas, emoções, ideias sobre determinado assunto.
Existem cartas informais (destinadas aos familiares e amigos) e formais (instituições, entidades oficiais) sendo essas mais impessoais e cerimoniosas.
Para as cartas chegarem aos destinatários é necessário preencher corretamente os dados no envelope.
Professor, dialogue com a turma sobre a estrutura que deve compor uma carta: local e data, saudação, introdução, corpo da carta, despedida e assinatura.
Em seguida, apresente alguns cartazes com as cartas da história escolha uma informal e outra formal. Veja abaixo:
·Carta Formal enviada a Cinderela
·Carta informal enviada a Cinderela
Professor, disponibilize uma ficha aos alunos para que escrevam, a partir da leitura das duas cartas, as informações que se pede.
FICHA DE OBSERVAÇÃO
Professor, após a apreciação dos tipos de cartas, peça aos alunos que elaborem uma carta respondendo alguma história infantil conhecida de contos infantis. Você poderá organizá-los em grupos. Realize um debate oral sobre algumas possibilidades de gêneros e de situações para a carta.
Prepare um momento para os grupos apresentarem suas produções e depois exponha as cartas na sala de aula.
3ª Atividade: 
O menino Chico vai desvendar o mistério da carta diferente.
Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo: A Carta Enigmática da TV Escola. De acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.
EXPLORANDO O VÍDEO
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem ao vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.
O que você achou do vídeo?
O que levou Chico a investigar a carta enigmática?
Como o menino desvendou o mistério?
Link do vídeo: http://tvescola.org.br/jurubebas/?random=1404905913749
Disponibilize o texto aos alunos e explore a linguagem escrita da carta. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura.
Quais as letras estavam substituídas por figuras?
O que queria dizer a carta?
Quem enviou a carta?
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as diferenças que existe neste tipo de carta enigmática que podem apresentar várias formas ou figuras juntamente com as palavras, letras e outras podem representar o uso de apenas sílabas. É importante construir o conceito de carta enigmática juntamente com os alunos após as discussões. Esse tipo de carta representa uma brincadeira com as palavras, letras ou sílabas. Sendo, composto de símbolo, figuras e escritas que quando revelado, transforma a leitura de um texto.
Em seguida, peça aos alunos em duplas, que escrevam uma carta enigmática convidando seu colega para uma aventura na floresta, podendo utilizar o tablet, laptop Classmate ou mesmo o caderno de Língua Portuguesa.
Atividade Complementar
Professor, construa uma caixinha de correio na sala de aula onde cada aluno poderá escrever correspondência para seus colegas da turma ou de outra turma. Oriente-os quanto à escrita e faça as correções necessárias. Por fim, analise a carta que escreveu, veja se apresenta as informações (local, data, saudação, assunto, despedida e assinatura) de forma clara e objetiva.
Avaliação
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram:
desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar cartas; perceber e comparar a finalidade de uma carta; reconhecer diferentes tipos de cartas; relacionar o assunto principal da carta com histórias infantis; identificar as características e partes do gênero textual carta; produzir o gênero textual carta, de acordo com a proposta; perceber a função do envelope no envio de uma correspondência; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando