Buscar

org e politicas de saude

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	A saúde, direito de todos e dever do Estado, deve oferecer acesso:
	
	
	universal e não igualitário dando preferência ao atendimento de pessoas com doenças graves.
	
	integral e igualitário.
	
	restrito àqueles que contribuem com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
	
	restrito apenas àqueles portadores de carteira de trabalho.
	 
	universal e igualitário.
	
Explicação:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Declaração de Sundsvall tem o enfoque na interdependência entre saúde e ambiente, em todos os seus aspectos e aborda que os 02 princípios básicos para a saúde para todos são:
	
	 
	Eqüidade e Respeito à diversidade.
	 
	Universalidade e equidade.
	
	Integralidade e equidade.
	
	Universalidade e respeito à diversidade.
	
	Integralidade e universalidade.
	
Explicação:
A terceira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Sundsvall, na Suécia, em 1991, teve como temática os Ambientes Favoráveis à Saúde, as propostas para implementar as estratégias da Saúde para todos refletiu dois princípios básicos:
 A equidade deve ser uma prioridade fundamental na criação de ambientes favoráveis à saúde, libertando a energia e o poder criativo, incluindo todos os seres humanos neste esforço único.
Respeito à diversidade: A ação pública para a criação de ambientes favoráveis à saúde necessita reconhecer a interdependência de todos os seres vivos e gerir todos os recursos naturais, tomando em linha de conta as necessidades das gerações futuras. As populações indígenas possuem relações culturais e espirituais únicas com o meio ambiente físico, que podem ser exemplos valiosos para o resto do mundo. É essencial, por este motivo, que estas populações sejam envolvidas nas atividades para o desenvolvimento sustentável e nas negociações sobre os seus direitos à propriedade e herança cultural.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em Estados e Municípios sujeitos a notório processo de migração, os critérios demográficos mencionados na Lei no 8080/90 serão ponderados por outros indicadores de crescimento populacional, em especial o:
	
	
	número de pessoas com carteira assinada
	
	índice de desemprego
	 
	número de eleitores registrados
	
	índice de nascidos vivos
	
	número de pessoas idosas
	
Explicação:
 
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Parágrafo 2º - nos casos de Estados e Municípios sujeitos a notório processo de migração, os critérios demográficos mencionados nesta Lei serão ponderados por outros indicadores de crescimento populacional, em especial o número de eleitores registrados...¿
 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O conceito de SAÚDE expresso na Constituição Federal de 1988 baseia-se:
	
	
	Na explicação de apenas uma causa para o processo saúde-doença.
	 
	Na sensação de completo bem-estar físico, mental e social.
	
	Na percepção de saúde como um desajustamento dos mecanismos de adaptação do organismo
	 
	Na concepção ampliada e positiva de saúde.
	
	Na noção de saúde enquanto ausência de doença.
	
Explicação:
Com efeito, a Constituição Federal de 1988 constitui-se marco histórico da proteção constitucional à saúde, de modo que, antes da sua promulgação, os serviços e ações de saúde eram destinados apenas a determinados grupos, os que poderiam, de alguma forma, contribuir, ficando de fora as pessoas quem não possuíam condições financeiras para custear o seu tratamento de forma particular e os que não contribuíam para a Previdência Social. Não obstante a proteção constitucional ao direito à saúde, a ausência de especificação do objeto desse direito e de definição dos princípios constitucionais relacionados à saúde tem dificultado a concretização desse direito fundamental.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas________ e _________ que visem à redução do risco de _______e de outros agravos e ao acesso __________ e __________ as ações e serviços, para sua promoção _________ e ____________. (Agencia Nacional de Saúde Suplementar)
	
	
	sociais; culturais; saúde, diferenciado; igualitário; proteção e reabilitação. 
	
	econômicas; culturais; doença; universal; diferenciado; proteção; recuperação.
	
	sociais; econômicas; doença; universal; diferenciado; proteção; reabilitação.
	
	socais; econômicas; saúde; diferenciado; igualitário, proteção; recuperação.
	 
	sociais; econômicas; doença; universal; igualitário; proteção; recuperação.
	
Explicação:
Segundo o Artigo 196 da Constituição Federal de 1988, saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas_ sociais _ e _ econômicas _ que visem à redução do risco de_ doença _e de outros agravos e ao acesso_ universal _ e igualitário _ as ações e serviços, para sua promoção _ proteção _ e _ recuperação . (Agencia Nacional de Saúde Suplementar)
 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A alternativa INCORRETA em relação à promoção da saúde é:
	
	 
	As ações instrutivas de treinamento e condicionamento da população para diminuir os indicadores de saúde mais importantes.
	
	O comprometimento com sujeitos e coletividades que expressem crescente autonomia, capacidade para gerenciar satisfatoriamente os limites impostos pela doença e pelo contexto sociopolítico-econômico-cultural.
	
	A ampliação da compreensão do processo saúde e doença, de modo que ultrapasse a tensão que coloca o indivíduo e o coletivo em antagonismo através da conjugação clínica e política, gestão e ação.
	
	A gestão sanitária envolve o estabelecimento de uma rede de compromissos e co-responsabilidades em favor da vida e da criação de estratégias necessárias para que ela exista
	 
	A violência é um problema complexo que só se resolve com ações intersetoriais que impactem em todos os setores e criem uma cultura de paz e não violência.
	
Explicação:
Quando o paciente e/ou cliente descreve o seu estado de doença relatando suas queixas ou quando se sentem melhor, relatando o seu estado de melhora, faz-se necessário que os profissionais de saúde entendam, definam e tornem claros estes estados.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: ( ) A definição positiva de saúde está relacionada com a ausência de doença. ( ) Os diferentes grupos humanos diferem nos padrões de adoecimento e de mortalidade. ( ) A inserção no processo produtivo (forma de trabalhar e consumir) é importante para determinar o padrão de adoecimento. ( ) Garantindo investimento de recursos na organização do sistema de atenção à saúde é possível que a população esteja em estado de completo bem estar físico mental e social. ( ) Para se compreender o processo saúde-doença é necessário compreender as relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. A alternativa que apresenta a CORRETA seqüência de letras, de cima para baixo, dos parênteses, é:
	
	
	V, F, V, F, F.
	
	V, F, F, F, V.
	
	V, V, F, V, F.
	 
	F, V, V, F, V.
	
	F, V, F, F, V.
	
Explicação:
Organização Mundial de Saúde¿ (OMS) define a saúde como ¿um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades.No que diz respeito ao indivíduo, quanto ao seu bem-estar físico, devemos referir que não há saúde de órgãos porque a saúde é total, é o todo. Assim como não existem doenças estritamente locais, não há também "saúde local".
O lado psíquico da saúde cresceu de importância na época agitada em que vive o mundo. Inquietudes, pressa, ânsias, incertezas, indagações ante os fatos da vida, particularmente da vida econômica, trepidação, desgaste constante de energias mentais, etc., levam o indivíduo ao cansaço e a sofrimentos psicossomáticos.
É preciso, porém, para o perfeito equilíbrio neuro-psíquico, que o homem esteja bem adaptado as condições de vida, dentro do ambiente em que vive; que haja entendimento, equilíbrio, tolerância, compreensão dos indivíduos entre si, pois a mente e o corpo Sãos não permanecerão sadios, por muito tempo, em ambiente agitado, adverso, tumultuoso e intranquilo.
A Doença e/ou a Mortalidade é variável de acordo com as características de cada pessoa e das comunidades aonde estão inseridas
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A saúde e a doença  faz parte do dia a dia das pessoas. Os homens primitivos explicavam tudo o que acontecia através do pensamento mágico, sobrenatural e religioso. Na atualidade o que podemos afirmar sobre o processo saúde-doença?
	
	
	O processo saúde-doença tem o objetivo de descobrir as causas para o surgimento das doenças genéticas.
 
	
	O conceito de doença é explicado através de diversos fatores, isso exclui a presença de diferentes agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças.
	
	O conceito de saúde-doença estuda exclusivamente os fatores orgânicos e sociais das enfermidades e não pretende descobrir as causas para o surgimento de determinada doença.
	 
	O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
	
	A fase patológica pré-clínica corresponde ao período que antecede às manifestações clínicas das doenças, também conhecida como processo saúde-doença.
	
Explicação:
O processo saúde/doença representa o conjunto de relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença de uma população, que se modifica nos diversos momentos históricos do desenvolvimento científico da humanidade. É uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores.
	1a Questão
	
	
	
	
	Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o:
	
	 
	Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
	
	Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS).
	
	Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).
	
	Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
	 
	Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
	
Explicação:
Em 1930,  Getúlio Vargas suspendeu as aposentadorias das CAPs e promoveu uma reestruturação que acabou por substitui-las por Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), que eram autarquias de nível nacional centralizadas no governo federal; a filiação passou a ser por categorias profissionais. Após a Revolução de 1930, o novo Ministério do Trabalho incorporou-as e passou a tomar providências para que essa garantia trabalhista fosse estendida a um número significativo de trabalhadores.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70, e que teve como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde?
	
	
	Declaração do México
	
	Declaração de Jakarta
	 
	Declaração de Alma-Ata
	
	Declaração de Sundsval
	
	Declaração de Otawa
	
Explicação:
Declaração de Alma-Ata foi a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários que aconteceu no final da década de 70 quando a OMS realizou I Conferência Internacional de Saúde, em Alma-Ata e que teve como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde.
 
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Qual Conferência Internacional  de Saúde elaborou uma Declaração estabelecendo como meta a Criação de Ambientes Favoráveis à Saúde, com enfoque na interdependência entre saúde e ambiente, em todos os seus aspectos, o ambiente não está restrito apenas à dimensão física, mas também às dimensões: social, econômica, política e cultural.
	
	
	Adelaide
	 
	Sundsval
	
	Alma Ata
	
	Ottawa
	
	Jakarta
	
Explicação:
 A Conferência de Sundsvall de Promoção da Saúde e Ambientes Favoráveis à Saúde, apela às pessoas de todo o mundo que se empenhem ativamente em tornar os ambientes mais favoráveis à saúde. A conferência analisou as temáticas da saúde e do ambiente, sublinhou a existência de milhões de pessoas a viver em extrema pobreza e privação, num ambiente progressivamente degradado e que ameaça a sua saúde, tornando a Meta da Saúde para Todos no Ano 2000, extremamente difícil de atingir. A forma de inverter esta realidade consiste em tornar os ambientes físico, social, económico e político, mais favoráveis à saúde em vez de contribuírem para a sua deterioração.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As Conferências Internacionais de Saúde estabelecem  metas e planos de ação para promoção da saúde da população. Qual Conferência que ocorreu no ano de 2000 que discutiu a promoção da saúde em busca de maior equidade?
	
	
	Declaração de Jakarta
	
	Declaração de Adelaide
	 
	Declaração do México
	
	Declaração de Sundsval
	
	Declaração de Alma Ata
	
Explicação:
5ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde Cidade do México, 5 de Junho de 2000.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Em 1923 a Lei Eloy Chaves cria as Caixas de Aposentadorias e Pensões( CAPS ), beneficiando primeiramente ferroviários e marítimos. Sobre as CAPS é CORRETO afirmar:
	
	
	Sua prerrogativa era acúmulo de capital;
	
	São consideradas o embrião da saúde pública no Brasil;
	 
	Tinham por finalidade benefícios previdenciários e assistência médica e seu financiamento era bipartite (empregado e empregador);
	
	Eram vinculadas ao Ministério do trabalho, com financiamento tripartite (empregado, empregador e governo);
	
	Seu financiamento era tripartite ( empregado, empregador e governo);
	
Explicação:
A Comissão Intergestores Tripartite, que normalmente já havia sido criada em julho de 1991 (Portaria GM No 1.180), mas que funcionava de forma irregular ao longo de 91 e 92, passou a ter reuniões quinzenais em 1993 e foram criadas as Comissões Intergestores Bipartite (criada pela NOB 01/93).
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As discussões iniciais sobre humanização datam da década de 1970, tendo como um dos marcos principais a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde realizada pela Organização Mundial de Saúde, que declarou como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde. Qual o nome dessa declaração?
	
	
	A declaração dos direitos ambientais.
 
	
	A declaração universal dos direitos humanos
 
	 
	A declaração de Alma-Ata
 
	
	A declaração dos direitos das crianças e adolescentes.
	
	A declaração de bens da instituição de saúde.
 
	
Explicação:
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE Alma-Ata, URSS, 6-12 de setembro de 1978: O desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional éde importância fundamental para a mais plena realização da meta de Saúde para Todos no Ano 2000 e para a redução da lacuna existente entre o estado de saúde dos países em desenvolvimento e o dos desenvolvidos. A promoção e proteção da saúde dos povos é essencial para o contínuo desenvolvimento econômico e social e contribui para a melhor qualidade de vida e para a paz mundial.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qualidade de vida é um termo muito utilizado ultimamente e o seu conceito genérico refere-se a que fatores?
	
	
	C) Ter conseguido concluir uma graduação.
	
	A) Não ter doença
	
	B) Nunca ter sido submetido a uma internação.
	 
	D) Satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. Como por exemplo: educação, saúde, alimentação e acesso a água potável.
	
	E) ) Possuir um plano de saúde.
	
Explicação:
O conceito genérico  de qualidade de vida que reflete um interesse com a modificação e a aprimoramento dos componentes da vida, ex.: ambiente físico, político, moral e social; a condição geral de uma vida humana.  (Fonte: DeCS ¿ Descritores em Ciências da Saúde).  
 
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As quatro áreas prioritárias para promover ações imediatas em políticas públicas saudáveis de acordo com a Declaração de Adelaide são:
	
	
	Apoio à saúde da mulher; criação de ambientes favoráveis; facilitação do aprendizado compartilhado e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
	
	Apoio à criação de atividades sanitárias; mobilização de recursos para a promoção da saúde; promoção da solidariedade em ação e acumulação de conhecimentos sobre as melhores práticas.
	 
	Apoio à saúde da mulher; alimentação e nutrição; tabaco e álcool e criação de ambientes favoráveis.
	
	Alimentação e nutrição; tabaco e álcool; promoção da solidariedade em ação e transparência da responsabilidade pública de prestação de contas.
	
	Transparência da responsabilidade pública de prestação de contas; mobilização de recursos para a promoção da saúde; facilitação do aprendizado compartilhado e apoio à criação de atividades sanitárias.
	
Explicação:
A Conferência de Adelaide sobre políticas públicas saudáveis deu continuidade às orientações estabelecidas em Alma-Ata e em Otawa.  A Conferência identificou 4 áreas - chave de ação imediata como prioridades para a concretização de políticas públicas saudáveis:
Apoio à saúde das mulheres; Alimentação e nutrição; Tabaco e álcool e Criar ambientes favoráveis à saúde
	1a Questão
	
	
	
	
	No início do século XX foi instituído o plano de erradicação dos cortiços, casa de cômodo e valorização dos espaços centrais da cidade do Rio de Janeiro, trazendo sérias consequências para a população de baixa renda que eram expulsas de suas casas. Esta reforma ficou conhecida como:
	
	 
	reforma popular.
	
	reforma protestante.
	 
	reforma urbana.
	
	reforma econômica.
	
	reforma agrária.
	
Explicação:
 A Reforma Urbana ocorreu quando a cidade era habitada por aproximadamente um milhão de pessoas no início do século XX, a capital federal era alvo constante de surtos de febre amarela, peste bubônica, malária e varíola. A solução proposta, além das vacinações obrigatórias e da fiscalização compulsória das residências, era a demolição das habitações coletivas existentes na cidade, como cortiços, estalagens e casas de cômodos. 
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, assinale quais das seguintes afirmativas estão corretas: I. o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; II. O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social. III. O processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
	
	
	Apenas II e III estão corretas;
	 
	Todas estão corretas.
	 
	Apenas I e II estão corretas;
	
	Apenas I e III estão corretas;
	
	Nenhuma esta correta;
	
Explicação: A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social, sendo o processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O documento fundador do movimento atual da promoção da saúde é conhecido como Carta de Ottawa (1986). Tendo com um dos campos de ação as políticas públicas saudáveis, que inclui:
	
	
	divulgação de informações sobre a educação para a saúde, devendo ocorrer em todos os setores da vida do indivíduo, no lar, escola, trabalho e em qualquer espaço coletivo.
	
	Conquista de ambientes que favoreçam a saúde: trabalho, lazer, lar, escola, cidade.
	
	proteção do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais, acompanhamento do impacto do meio ambiente sobre a saúde.
	 
	legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças em saúde, distribuição mais eqüitativa da renda e políticas sociais.
	
	participação popular na direção dos assuntos da saúde, acesso à informação e aprendizagem nesta área.
	
Explicação:
A política de promoção da saúde tem que combinar enfoques diversos, se bem que complementares, nos quais figuram a legislação, as medidas fiscais, o sistema tributário e as mudanças organizacionais. É a ação coordenada o que leva a praticar uma política sanitária, monetária e social, que permita uma maior equidade. A ação conjunta contribui para assegurar a existência de bens e serviços mais seguros, de uma maior higiene nos serviços públicos e de um meio ambiente mais limpo.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Presidente Rodrigues Alves com o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro realizou uma reforma urbana, que foi apelidada pela população de movimento bota-abaixo que representa:
	
	
	A construção dos primeiros hospitais gerais no Brasil.
	
	A descentralização do governo.
	
	Os primeiros movimentos sanitaristas da Fiocruz.
	
	Os movimentos políticos buscando os princípios éticos norteadores.
	 
	A derrubada de casarões e cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores.
	
Explicação:
Na época, o Rio de Janeiro era uma área urbana decadente. O acúmulo de lixo e a sujeira nas ruas nas zonas periféricas e centrais atraía insetos e ratos que transmitiam doenças fatais como a febre-amarela, a varíola e a peste bubônica.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja e a cadadia surgia mais doentes, a população pobre era a que mais sofria. As epidemias foram ficando cada vez mais graves, o que facilitou o aumento da epidemia foi:
	
	
	A facilidade de acesso aos serviços de saúde.
	
	O atendimento realizado por religiosas nos hospitais de caridade.
	
	A retirada dos cortiços e a população alojada em casas populares em bairros distantes.
	 
	A grande movimentação nos portos devido a chegada dos imigrantes.
	
	O saneamento básico que existia nas grandes cidades.
	
Explicação:
Países próximos geograficamente, os portos brasileiros e platinos viviam em constante comunicação comercial, o que favorecia a entrada e saída das epidemias. As quarentenas, apesar de discursos contrários à sua eficácia, foram muito utilizadas não apenas como meio de barrar a entrada das doenças, como também como estratégia política de um ou outro país na região platina.A ênfase no controle dos portos por parte do governo fazia parte de acordos internacionais que se estabeleciam a partir de então. Desde 1873, encontros foram realizados entre Uruguai e Brasil, visando a padronização de medidas de quarentena e saneamento marítimo.
Essas medidas estavam orientadas para combater a propagação principalmente da febre amarela, através da entrada de cargas de carne e couro da Argentina e do Uruguai, uma vez que os navios geralmente passavam do Brasil para Buenos Aires e Montevidéu. Uma das importantes ações no campo da saúde pública derivada dos debates para a busca de solução dos eventos epidêmicos foi a Convenção Sanitária de 1887, feita entre Brasil, Argentina e Uruguai ¿ a primeira a ser ratificada nas Américas (BIRN, 2006). A convenção discriminava períodos de quarentena para navios que propagassem febre amarela e peste, e vigeu por 5 anos.
 
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O que motivou a pessoas a se revoltarem contra a vacinação obrigatória, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz, já que adoeciam muito?
	
	
	E) Somente a alta sociedade poderia ter acesso a vacinação.
	
	A) A maioria da população não podia pagar pela vacina.
	
	C) A maioria da população nao gostava do Dr Oswaldo Cruz.
	 
	D) O desconhecimento sobre os efeitos da vacina e a imposição autoritária do governo.
	
	B) Não sabiam se as agulhas utilizadas nas vacinas eram descartáveis.
	
Explicação:
A grande maioria da população, formada por pessoas desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos. Logo, não queriam tomar a vacina. O objetivo da vacinação era positivo, mas a maneira como ela foi aplicada de forma autoritária e violenta deixou as pessoas muito insatisfeitas. Os agentes sanitários em alguns casos invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força e também a maioria das pessoas tinham medo da vacinação, pois desconheciam seus efeitos. Desta maneira, a revolta popular aumentou a cada dia.
 
 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmativas e assinale a opção ERRADA:
	
	 
	Com o novo plano de saneamento para modernizar a cidade do Rio de Janeiro a população foi retirada dos cortiços e alojadas em casas populares em bairros distantes, mas que dispunham de saneamento básico.
	
	O médico Emilio Ribas, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pega por contato.
	
	O governo de Rodrigues Alves nomeou o médico Oswaldo Cruz para iniciar programa de saneamento para eliminar a peste e a febre amarela.
	
	A meta do governo de Rodrigues Alves era o saneamento e a reurbanização da capital da república.
	
	O Ministério da Saúde foi criado em 1950 no governo Getúlio Vargas com o objetivo de fortalecer as ações de saúde pública.
	
Explicação:
Para completar o projeto de saneamento da cidade do Rio de Janeiro, que sofria com constantes epidemias de varíola e febre amarela, foi instituída a obrigatoriedade da vacinação em outubro de 1904. A campanha de vacinação realizada em novembro do mesmo ano, sob o comando de Oswaldo Cruz, ocorreu de forma autoritária, sendo permitido aos agentes de saúde a invasão de domicílios e a aplicação da vacina à força. A população da cidade rebelou-se contra a imposição da vacinação e a crise de habitação, quebrando bondes e atacando prédios públicos. Essa sublevação ficou conhecida como Revolta da Vacina.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No início do século XX o país vivia um momento histórico de grandes mudanças. A chegada do progresso, epidemias como a febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo e outras doenças também aconteciam em outras cidades do Brasil. Diante desses fatos um médico em São Paulo, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pegava por contato. Diante dessa informação assinale o nome desse médico:
	
	
	Sérgio Arouca
	 
	Emílio Ribas
	
	Oswaldo Cruz
	
	Eloy Chaves
	
	Rodrigues Alves
	
Explicação:
Em 1903, o doutor Emílio Ribas realizou uma curiosa experiência. Trancou-se numa sala com alguns voluntários e deixou-se picar por um mosquito contaminado com o vírus da febre amarela. Em outra sala fez voluntários dormirem vestindo camisas de doentes de febre amarela sujas de urina e vômito. Dessa maneira o médico, contaminado pela febre amarela, provou que a doença não se adquire por contato direto com pessoas doentes. Felizmente, ele ficou apenas algumas semanas de cama e se restabeleceu.
	1a Questão
	
	
	
	
	O sistema único de saúde brasileiro (SUS) foi instituído através da:  
	
	
	C) Conferência Internacional de Alma Ata, 1978
	
	E) Lei Orgânica da Saúde 8.142/90
	
	D) 8º Conferência Nacional de Saúde, 1986
	 
	A) Lei Orgânica da Saúde 8.080/90
	 
	B) Constituição Federal, 1988  
	
Explicação:
O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde) e nº 8.142/90, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	No Brasil o Movimento da Reforma Sanitária, no final da década de 70, e que culminou com a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja um direito do cidadão, um dever do Estado e que seja universal o acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem. Ao lado dessas mudanças, os constituintes da transição democrática começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS, que apresenta como princípios:
	
	
	O desenvolvimento tecnológico acessível.
	
	A gratuidade para trabalhadores assalariados.
	 
	A integralidade e a Universalidade do atendimento.
	
	O aumento de profissionais para atendimento integral à população.
	
	A acessibilidade de todos os cidadãos ao serviço de saúde de ponta.
	
Explicação:
O movimento da Reforma Sanitária, em finais da década de 70, e que culminou com a VIII-ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, propõe que a saúde seja: um direito do cidadão, um dever do estado, acesso a todos os bens e serviços que a promovam e recuperem seja universal. Disto resultaram duas das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde(SUS): a universalidade e a integralidade.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O movimento da Reforma Sanitária Brasileira é marcado por uma luta de:
	
	
	Escravos, intelectuais, professores, militares em busca de uma mudança legal para inserção da classe excluída ao atendimento médico.
	
	militares, políticos, bancários em busca de uma mudança na área de saúde privilegiando a classe alta.
	
	trabalhadores, escravos, militares em busca de novas formas docuidar, visando privilegiar as ações curativistas.
	 
	trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população.
	
	trabalhadores, militares e sociedade civil em busca da fragmentação dos serviços de saúde.
	
Explicação:
O final da década de 80 no Brasil foi marcado por movimentos sociais pela redemocratização do país e pela melhoria das condições da saúde da população. Em 1985 foi criada a Nova República, através da eleição indireta de um presidente não militar desde 1964. Paralelamente a este acontecimento, o movimento sanitarista brasileiro cresceu e ganhou representatividade através dos profissionais de saúde, usuários, políticos e lideranças populares, na luta pela reestruturação do nosso sistema de saúde. 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quando o SUDS (sistema único descentralizado de saúde) foi criado, através de um convênio entre o INAMPS e os governos estaduais, retomam- se várias propostas para a saúde, dentre elas a hierarquização. Quais das propostas abaixo contempla que foi entendido como hierarquização?
 
	
	 
	B) O acesso deve ser através dos serviços de nível primário de atenção
	
	D) Ações promocionais, preventivas e curativas diz respeito à possibilidade de se estabelecer um perfil de oferta de ações e serviços do sistema que contemple as várias alternativas de intervenção sobre os problemas de saúde.
 
	
	C) A delimitação de espaços territoriais específicos para a organização das ações de saúde, subdivisões ou agregações do espaço político-administrativo
	
	A) A delimitação de uma base territorial para o sistema de saúde, que leva em conta a divisão político-administrativa do país.
	
	E) Redefinição das funções e responsabilidades de cada nível de governo com relação à condução político administrativa do sistema de saúde em seu respectivo território.
	
Explicação:
Hierarquização: Os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, circunscritos a uma determinada área geográfica, planejados a partir de critérios epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida. Por tanto, o acesso deve ser através dos serviços de nível primário de atenção.
 
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O Movimento da Reforma Sanitária Brasileira pode ser definido como:
	
	
	Uma iniciativa de determinadas categorias profissionais como por exemplo: profissionais da saúde
	
	Uma iniciativa privada que não se consolidou
	 
	Um movimento ideológico e político que se propunha a apresentar uma tese alternativa à política de saúde vigente no período do golpe militar
	
	Uma iniciativa pública de várias categorias profissionais e do governo
	
	Uma articulação de profissionais de saúde dentro das Forças Armadas
	
Explicação:
A expressão foi usada para se referir ao conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde. Essas mudanças não abarcavam apenas o sistema, mas todo o setor saúde, em busca da melhoria das condições de vida da população. Foi um movimento de cunho ideológico e político que se propunha a apresentar uma tese alternativa à política de saúde vigente no período do golpe militar. A construção do projeto da Reforma Sanitária fundou-se na noção de crise: crise do conhecimento e da prática médica, crise do autoritarismo, crise do estado sanitário da população, crise do sistema de prestação de serviços de saúde.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Em qual Conferência Nacional de Saúde inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências?
	
	
	3ª Conferência
	
	13ª Conferência
	 
	8ª Conferência
	
	14ª Conferência
	
	6ª Conferência
	
Explicação:
A 8ª CNS contou com mais de quatro mil pessoas, representantes de entidades da sociedade civil, profissionais de saúde e prestadores de serviços de saúde pública. Participaram da Conferência membros da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Central Única dos 41 Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat), Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde dos Ambientes de Trabalho (Diesat), Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), Federação Nacional de Médicos (FNM), Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), Conselho Federal de Medicina (CFM). É a partir da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, que inaugura-se a participação da sociedade nos processos das conferências, com a  articulação da sociedade civil em torno de um projeto para a saúde como direito da cidadania e dever do Estado, posteriormente inscrito na Constituição de 1988.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A luta pela consolidação da cidadania e da melhoria da qualidade de vida é uma tarefa para os profissionais de saúde e para a sociedade valorizado pela Reforma Sanitária Brasileira, visto que estes primeiros atuam no processo de:
	
	
	revisão da concessão de benefícios sociais.
	
	fiscalização e controle das políticas de caráter municipal.
	
	ampliação da flexibilização das relações trabalhistas.
	
	manutenção do status quo.
	 
	manutenção e ampliação das ações que valorizem a saúde.
	
Explicação:
Reforma Sanitária Brasileira foi proposta num momento de intensas mudanças e sempre pretendeu ser mais do que apenas uma reforma setorial. Almejava-se, desde seus primórdios, que pudesse servir à democracia e à consolidação da cidadania no País.
O chamado movimento sanitário tinha proposições concretas. A primeira delas, a saúde como direito de todo o cidadão, independente de ter contribuído, ser trabalhador rural ou não trabalhador. Não se poderia excluir ou discriminar qualquer cidadão brasileiro do acesso à assistência pública de saúde. A segunda delas é a de que as ações de saúde deveriam garantir o acesso da população às ações de cunho preventivo e/ou curativo e, para tal, deveriam estar integradas em um único sistema. A terceira, a descentralização da gestão, tanto administrativa, como financeira, de forma que se estivesse mais próximo da quarta proposição que era a do controle social das ações de saúde.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Movimento da Reforma Sanitária, foi marcado por uma luta de trabalhadores, intelectuais e partidos políticos em busca de uma mudança legal que regulamentasse a proteção à saúde da população, tendo como grande marco histórico desse movimento a:
	
	
	13ª Conferência Nacional de Saúde
	
	IV Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Indonésia).
	 
	8ª Conferência Nacional de Saúde.
	
	II Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Austrália)
	
	III Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde (Suécia).
	
Explicação:
As Conferências de Saúde sempre foram fundamentais para a democratização do setor. Em 1986 foi realizada a histórica 8ª Conferência Nacional de Saúde, cujo relatório final serviu como subsídio para os deputados constituintes elaborarem o artigo 196 da Constituição Federal - "Da Saúde". A partir da promulgação da Constituição, em 1988, a saúde ganhou rumos diferentes com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).  Em 28 de dezembro de 1990, a Lei n.° 8.142 instituiu as Conferências e os Conselhos de Saúde, instâncias de Controle Social.

Continue navegando