Buscar

Instalações-prediais-I-Aula-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCIPLINA: Instalações Prediais I
FACULDADE REDENTOR
ENGENHARIA CIVIL
7° PERÍODO
PROFESSOR: CRISTIANO PENA MILLER
Aula 1: Geração e Transporte de Energia Elétrica
Produção de Energia
Usina Hidrelétrica;
Usina Termoelétrica;
Usina Nuclear;
Produção Eólica;
Produção por Energia Solar.
Usina Hidrelétrica
A água do rio é represada, por uma barragem e conduzida por uma tubulação até atingir as pás da turbina e movê-la;
O movimento da turbina, faz com que o eixo do gerador também se mova;
O movimento do eixo gerador cria um campo magnético que por sua vez cria um campo elétrico, gerando energia elétrica.
Usina Hidrelétrica
90% da energia produzida no Brasil é através de hidrelétricas;
É considerada a forma menos poluidora;
Produz alagamento e alteração da temperatura da água.
Usina Termoelétrica
Primeiramente aquece-se uma caldeira com água, essa água será transformada em vapor, cuja a força irá movimentar as pás de uma turbina que por sua vez movimentará um gerador;
A caldeira é aquecida pela queima de combustíveis fósseis (óleo, carvão, gás natural). Após a queima eles são soltos na atmosfera causando grandes impactos ambientais.
Usina Termoelétrica
Após o vapor ter movimentado as turbinas é enviado a um condensador para ser resfriado e transfomado em água líquida para ser reenviado para um novo ciclo. 
Pode ser resfriado utilizando água de um rio, um lago ou um mar, mas causa danos ecológicos devido ao aquecimento da água e diminuição do oxigênio. 
Pode ser resfriado utilizando água armazenada em torres, por sua vez esta água é enviada em forma de vapor a atmosfera, alterando o regime de chuvas.
Produzem uma quantidade constante de energia elétrica durante o ano inteiro, ao contrário das hidrelétricas, que tem a produção dependente do nível dos rios. 
Usina Nuclear
A fissão nuclear é o rompimento de um núcleo bombardeado por um neutron gerando uma grande energia e mais neutrons que vão se colidindo e rompendo outros nucleos, causando uma reação em cadeia.
 A diferença de uma usina nuclear e uma bomba é que em uma usina, esse processo ocorre de forma controlada para se manter estável e em uma bomba esse processo é criado para que se torne instável, ocasionando a explosão.
No processo da fissão nuclear, também é liberado raios gama que é a radiação, por isso a grande preocupação com a contaminação.
A fissão nuclear em uma usina serve unicamente para ferver água e se obter o vapor para mover as turbinas e gerar a energia elétrica, da mesma forma como uma usina termoelétrica.
Usina Nuclear
O vapor da água aquecido pelo reator é contaminado pelos raios gama, e não pode ser utilizado diretamente para movimentar as turbinas, mas passa por fora de uma serpentina para ferver outra água de dentro dessa mesma serpentina.
Por isso o vapor que enxergamos pela chaminé de uma usina não está contaminado, pois ele é proveniente dessa outra água que está limpa.
A usina de Chernobil teve seu acidente, pois não possuía muitos sistemas de contenção da radiação e segurança, hoje as usinas já estão muito evoluídas nesse sentido, mas que não deixam de possuir riscos, principalmente no transporte e descarte do material radioativo.
Energia Eólica
No caso de uma turbina eólica, as pás da turbina são projetadas para capturar a energia cinética contida no vento;
Quando as pás da turbina capturam a energia do vento e começam a se mover, elas giram um eixo que une o cubo do rotor a um gerador;
O gerador transforma essa energia rotacional em eletricidade. Fundamentalmente, gerar eletricidade a partir do vento é só uma questão de transferir energia de um meio para outro;
 Toda a energia eólica começa com o sol. Quando o sol aquece uma determinada área de terra, o ar ao redor dessa massa de terra absorve parte desse calor. A uma certa temperatura, esse ar mais quente começa a se elevar muito rapidamente, pois um determinado volume de ar quente é mais leve do que um volume igual de ar mais frio.
Energia Eólica
Energia Eólica
Energia Solar
É a captação de energia luminosa com origem no Sol e sua posteriormente é utilização para outras finalidades, diminuindo assim a utilização de outras energias prejudiciais para o meio ambiente.
Energia Solar
Energia Solar
Energia Solar
Energia Solar
A energia gerada pelas placas é um tanto limitada. Se pensarmos em uma placa solar de 45W, recebendo uma insolação diária de 11 horas por dia, terá energia suficiente para manter acesa uma lâmpada fluorescente de 9W durante 12 horas por dia, ou deixar ligada uma TV de 12V durante 6 horas. Também é possível acionar uma bomba de 12V durante o tempo suficiente para abastecer uma caixa d’água de 1000 litros por dia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais