Buscar

Questões relacionadas ao artigo Psicologia do Esporte uma área emergente da psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões relacionadas ao artigo “Psicologia do esporte: uma área emergente da Psicologia”
Vieira, J. F., Vissoci, J. R. N., Oliveira, L. P., & Vieira, J. L. L. Psicologia do Esporte: Uma área emergente da Psicologia. Psicologia em Estudo, 15(2), 2010. p. 391-399.
Aborde o conceito de psicologia do esporte a partir de um ponto de vista multidisciplinar.
R: A psicologia do esporte é uma subárea da Psicologia, considerada como emergente, e também é uma subdisciplina da Ciências do Esporte, cada abordagem vai focalizar em determinados objetivos, porém os dois se complementam, e precisam agir de forma multisciplinar. A ciência do esporte vai visar mais a parte de motricidade do indivíduo, reabilitação, melhor aproveitamento do atleta, o que também fará parte da rotina do psicólogo, no entanto, ele fará este trabalho a partir de uma perspectiva psicológica, buscando a compreensão e influência do comportamento sobre o indivíduo e etc. Surgem também dividos nos campos do ensino, papel do professor, que é transmitir e preparar os estudantes e futuros profissionais, o campo da pesquisa, que é o estudo de campo, e a intervenção, que é o papel do consultor, que através do conhecimento propoe aconselhamento, diagnósticos e etc.
Campos de atuação e inter-relações profissionais?
R: Os campos de atuação da Psicologia do Esporte são divididos em a Psicologia relacionada a reabilitação e prevenção e a outra esta direcionada o estudo do desempenho e envolvimeto com os esportes competitivos. Geralmente os psicólogos são ou educacional e clínico. O psicólogo educacional trabalha mais com dinâmica e interação, e o clínico é aquele que faz psicodiagnóstico e intervenções individuais ou gupais.
Público Alvo?
R: Equipes esportivas e jovens técnicos, dirigentes e atletas. 
Objetivos?
R: Melhorar o desempenho dos atletas, aconselhar, reabilitar, melhorar a saúde e a comunicação. 
Quem foi Coleman Grihhith e quais foram os elementos que embasaram a sua teoria?
Coleman foi considerado o pai da Psicologia do esporte, pois foi o primeiro a criar um laboratório de Psicologia do Esporte. Ele pesquisou elementou relevantes para o desenvolvimento das habilidades dos atletas, criou testes e o foi o primeiro a oferecer a disciplina de Psicologia do Esportr em uma Universidade, e partir disto começou-se a desenvolver.
A que se deve o pioneirismo da aplicabilidade da Psicologia do Esporte?
R: O processo teve origem nos cursos de graduação em Educação Física principalmente, e também da Psicologia e na pós graduação. Na Psicologia, Fitz, Hermann, Patrick entre muitos os outros chamaram atenção 
Acompanhando a tendência da Psicologia do Esporte, qual foi o marco da “divisão 47”?
R: Divisão 47 foi quando se percebeu a necessidade de especificar a qualificação necessária para um Psicólogo do Esporte, pois existia a psicolofia clínica e a clínica
Destaque os principais pontos no campo da Psicologia de esporte que diferenciam a clínica do âmbito educacional.
R: A psicologia clínica é voltada para a intervenção com técnicas de treinamento mental, aconselhamento, acompanhamentos, psicodiagnóstico, e só poderia ser realizada por psicólogos. Já no âmbito educacional além do trabalho ser mais focado no ensuno e técnicas motivacionais de grupo, era praticado naõ apenas por psicólogos.
Qual foi o impacto dessas especialidades (Clinica e Educacional) para o Brasil?
R: Exatamente por conta das especialidades da clínica e educacional é que em 1979 surgiu no Brail a Psicologia do Esporte, e a ocorrência de congressos, trabalhos publicados dentro desta temática e a quatidade de laboratórios no sul do país, o Brasil começa a ocupar uma posição de liderança da America Latina.
Quais são os aspectos que marcam a Psicologia do Esporte nos dias atuais? 
R: Atualmente predominam os estudos de laboratórios sobre aprendizagem motora e estudos descritivos sobre a personalidade do atleta e as intervenções práticas que buscam a preparação psicológica dos atletas a fim de melhorar o rendimento dos mesmos. 
Quais foram os temas que ganharam ênfase na Psicologia do Esporte até 2007?
R: Evidenciam temas como motivação, ansiedade e estresse. 
Quais são os princípios gerais e diretrizes éticas que norteiam a formação do Psicólogo do Esporte?
R:Competência, integridade, responsabilidade pessoal e científica, respeito pelos direito e pela dignidade das pessoas, preocupação com o bem-estar dos outros e responsabilidade social. 
Os estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício têm-se dividido em duas subáreas. Cite e aponte as diferenças entre elas. 
R: São elas a área clínica e a educacional. A educacional se preocupa mais em atividades mais relacionadas ao ensino e a pesquisa, do treinamento mais pedagógico do que clínico, pois o clínico é o profissional que vai realizar o psicodiagnóstico esportivo e foca em intervenções práticas com os atletas.
Quais são as características que diferenciam o contexto educacional do clínico especificamente na Psicologia do Esporte? 
R: Educacional se preocupa mais com a análise de dimanica de grupo relacionadas ao ensino e a pesquisa e o clínico com pratica de intervenções clínicas.
Aponte os três campos de atuação do Psicólogo do Esporte e seus respectivos objetivos.
R: São eles, o ensino, a pesquisa e a intervenção. No campo do ensino o objetivo é transmitir conhecimentos e conhecimentos e habilidades técnicas esportivas, que é o papel do professor. Na pesquisa são explorados os procedimentos diagnósticos, avaliações, medidas de intervenção, esse é o papel do pesquisador. Já no campo da intervenção psicológica, o papel do consultor é de realizar psicodiagnósticos, programas psicológicos, aconselhamento e etc.
No campo científico, quais são as especialidades da psicologia e da educação física que dão suporte ao corpo teórico da psicologia do esporte?
R: Vários campos da psicologia influenciaram e formaram a psicologia do esporte, dentre eles a Psicologia Experimental, que se inclue a Psicologia da Aprendizagem, a da Memória e a da Motivação e a Psicologia do desenvolviemento. Assim como a Psicologia da Personalidade e a Psicologia Social e ainda a Psicologia Clínica.
Destaque a atribuição do psicólogo do esporte nos campos: didático, pesquisa e consultoria (intervenção) e qual deles é o mais abordado na realidade brasileira. 
R: Didático: papel de professor – provoca empatia, resiliência e outros, 
Pesquisa: papel de pesquisador – promover pesquisas na áres
Connsultia: papel de consultor – promover programas psicológicos e etc.
Justifique o cuidado quando da apresentação do Psicólogo do Esporte à equipe esportiva. 
R: Pode ocorrer de quando uma apresentação ser seguida de um grande currículo pode gerar conflitos no grupo pelo desnivelamento dos profissionais. Nesta caso, é sempre recomendável uma apresentação simples, com as informações mais relevantes.
Qual é o papel do psicólogo do esporte dentro de uma equipe esportiva?
R: Devem estar empenhados em melhorar o desempenho dos atletas, em aconselhá-los, reabilitá-los de lesões e promever o exercício físicos para melhorar a saúde dos indivíduos. E a comunicação entre os grupos esportivos. 
Destaque a importância da linguagem no contexto da psicologia do esporte.
R: O que ocorre é que a lingaugem cotidiana dos técnicos e atletas são fundamentalmente técnica, então o psicólogo precisa estar atualizado e sempre buscanco novos conhecimentos para não ter este tipo de dificuldade.
O que justifica o pouco conhecimento e, consequentemente, exploração desta área de conhecimento da psicologia no Brasil?
R: Ao longo da formação da psicologia o estudante tem acesso a muitas áreas de conhecimento, e por conta desta diversidade a qualidicação profissional pode muitas vezes estar defazada.
Dentro do cenário atual, quais são os desafios para o psicólogo do esporte?
R: Ainda há muitos desafios a serem superados. Hoje, a formação em psicologia ainda é muito defasada para a área da psicologia do esporte, e pra que haja profissionais mais qualificados,é necessário que a formação supere nesse quesito. Além disso, o psicólogo precisa cada vez mais se qualificar e tomar o seu lugar nesta área.

Continue navegando