Buscar

AD1 POLITICAS PUBLICAS DE TURISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio
Cursos de Licenciatura – UFRRJ / CEDERJ.
AVALIAÇÃO A DISTANCIA AD1 - 2018/02
DISCIPLINA POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO
Coordenadora de disciplina: Maria Angélica Maciel Costa
POLO: Saquarema/RJ
ALUNOS: Wallef Mendonça da Mota Padilha.
MATRÍCULA: 2016115100028.
“Infraestrutura básica, marketing e promoção: a competitividade desses indicadores em Dourados e Ponta Porã/MS, a partir dos critérios do projeto 65 Destinos Indutores”.
SÍNTESE: A ideia destacada no artigo, que foi abordado para a análise é identificar, através do espelhamento de um estudo federal, este conhecido como 65 Destinos Indutores, que analisa localidades com grande potencial de atração turística no Brasil, como algumas localidades que não foram inseridas no mesmo, também podem ter este mesmo grau de importância para a atividade, analisando seus potenciais e mostrando prováveis soluções, através de políticas que devem ser executadas através dos setores federais, estaduais e municipais para tal, no caso, os municípios de Dourados e Ponta Porã, no estado de Mato Grosso do Sul.
Figura 1: MATO GROSSO DO SUL
Por tanto, o estudo instituído como referência, analisa diversos parâmetros indicadores, que foram responsáveis para a classificação introdutória do mesmo, o artigo tomará como base três destes números, a infraestrutura geral, o marketing e a promoção destas duas localidades, e a partir desses indicadores, proporcionar uma visão cada vez mais evidente dos olhares administrativos, no entanto, a esta questão, enfatizando a implementação de políticas públicas de Turismo para fomentar a atividade turística das localidades.
O documento toma como base a chamada competitividade, que contém vários fatores avaliativos, e na pesquisa em questão tem-se o foco na infraestrutura geral, marketing e promoção, imprescindíveis para o sucesso de um destino turístico. Foram escolhidos os municípios de Dourados e Ponta Porã, pelo fato destes serem importantes locais de visitação pelos turistas no estado de Mato Grosso do Sul, e levantados alguns dados demográficos das cidades, além dos pontos fortes turísticos destas, e como o governo público (prefeituras), administra o turismo nestas cidades. A primeira dessas variáveis, infraestrutura básica, analisa os equipamentos e serviços que são oferecidos tanto para os habitantes locais, quanto para os turistas, o marketing da atividade estaria relacionado a desenvolver uma identidade do município, algo que viesse a mente do turista e o fizesse lembrar daquele destino, a promoção seria a divulgação do mesmo em outros pontos fora do entorno da cidade, todas essas variáveis são de extrema importância para o desenvolvimento da atividade turística.
Através da pesquisa e estudo feito nessas localidades, foi constatado que, apesar de possuírem bons índices em determinados aspectos, tais como: bons números nos critérios de infraestrutura básica, diversidade de serviços de lazer(parques, cinemas…) para a população, e também apresentarem um bom número de hotéis e unidades habitacionais em relação ao seu potencial, também foram revelados pontos aos quais deve-se haver intervenção do poder público, tais como a segurança, esta que deve ser fornecida e subsidiada pelo primeiro setor, como o marketing utilizado nas mesmas, visto que não foi percebido um projeto desenvolvido neste quesito, e apesar de apresentarem alguns dispositivos para promover a atividade turística, estes são incipientes em nível de promover realmente a mesma. 
Feito isso, foi constatado em como a análise destes dados podem contribuir para a implementação de políticas públicas voltadas para o fomento das atividades turísticas nestas duas localidades, e possivelmente, esta mesma análise poderá servir como exemplo em diversos outros municípios, objetivando ainda mais a implementação de projetos para um maior crescimento do Turismo em nível nacional, reforçando ainda mais a ideia de implantação de políticas públicas devidamente voltadas não só para essas, mas para diversas outras variáveis.
ANÁLISE CRITICA:
Constata-se que, é recorrente no artigo a questão de serem implantadas políticas públicas para a fomentação da atividade turística, não só nas localidades estudadas, mas por ventura em outras que possam e devam ser analisadas. E isso é posto em caráter de extrema relevância, a 
Partir do momento em que os autores apresentam dados substanciais, para demonstrar a importância da percepção das autoridades públicas em se planejar a atividade em questão. Esse levantamento, pode e deve ser amplamente divulgado, pois pode incentivar ainda mais estudos, e ao tocar no ponto em que o Estado tenha o dever de melhorar alguns desses itens, acaba por fazer com que não só o turista se sinta bem recebido, mas a população local tenha orgulho e sentimento de ser sempre bem amparada.
Ao utilizar índices como estrutura básica, promoção e marketing, foi vista a ideia desses três elementos estarem interligados em relação ao sucesso da atividade turística de uma região, onde não adiantaria um ou mais deles funcionarem bem, e outro estar em um nível abaixo. Foi bem-vista a percepção de, utilizar os parâmetros e premissas, com as devidas adaptações, de um projeto com a capacidade de sintetizar as potencialidades, e as possíveis falhas ocorrentes, quando se propõe a analisar fatos quantitativos, e fatos qualitativos, que “meçam” a satisfação das pessoas. Mais do que isso, também propõe possíveis parcerias público-privadas, visto que as duas partes têm muito a ganhar com essa junção. Esses dados analisados, devem fazer parte de um futuro levantamento sobre a questão analisada, visto que demonstram com clareza as melhorias a serem feitas, simplificando e dando mais assertividade ao se propor uma política voltada para a área. 
Em conclusão, o estudo feito conseguiu com toda clareza e objetividade das informações, demonstrar a importância de se propor uma maior participação do Estado, visto que primeiro é seu dever, e segundo que ele próprio se beneficiaria da ação, implantando políticas públicas que visem promover ainda mais o bem-estar de moradores e turistas, 
Alavancando a economia, gerando emprego e renda para a localidade, e consequentemente provocando um maior desenvolvimento da atividade, e da região. 
Referências
FERREIRA,C.S; LUNAS,J.R da S,;GRECHI, D.C. Infraestrutura básica, marketing e promoção: a competitividade desses indicadores em Dourados e Ponta Porã/MS, a partir dos critérios do projeto 65 Destinos Indutores. Caderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, v 18, n.1, p. 133-148, abr. 2018.
Site Google, disponível em > www.google.com.br.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais