Buscar

AD1 - POT- políticas públicas do turismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEDERJ
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TURISMO
AD1 – 2020/1
Aluna: Carolina Santos Lucena
Matr.: 17217130016 Polo: Niterói
O artigo ‘‘O turismo em Corumbá/MS: a relação de sua dinâmica com o SISTUR’’ fala sobre o turismo no Estado de Mato Grosso do Sul, quais os benefícios e os malefícios do turismo tanto como receptor ou indutor, seja esse destino nacional ou internacional, explicando o desenvolvimento turístico na região.
O turismo é uma atividade multidisciplinar e completamente dependente, já que para o mesmo ser feito necessita de diversos fatores como econômico, social e cultura, setores de transportes, hospitalidade, sustentabilidade entre outros, podemos dizer que todos esses fatores juntos formam o fenômeno chamado de turismo.
No mato Grosso do Sul, o município de Corumbá está situado na região do Pantanal e tem sua dinâmica econômica pautada nos segmentos tradicionais da agropecuária, indústria e serviços, é um dos maiores no desenvolvimento turístico. É uma cidade que contém muitas riquezas naturais o que acaba sendo um ótimo atrativo turístico.
Essa condição é propícia para diversos tipos de turismo tais como o Ecoturismo, o ecológico, o esportivo, de aventura e a pesca. Representa a maior abrangência do Pantanal, é reconhecida como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal de 1988 e considerada Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. 
Tal condição lhe proporciona visibilidade para o Turismo Internacional e a classifica no nível hierárquico 4 (o mais elevado do método desenvolvido pelo Centro de Capacitação para o Turismo – CICATUR – da Organização dos Estados Americanos – OEA que indicam os atrativos em seu grau de importância representados por quatro níveis hierárquicos) A hierarquia 4 é definida como “[...] atrativo excepcional e grande significado para o mercado do turismo internacional, por si só, motiva uma grande demanda de visitantes” (IGNARRA, 1999, p.48). 
Não somente a beleza natural constitui um atrativo turístico, mas o próprio contexto do surgimento do município (como importante entreposto comercial internacional) embala aspectos históricos e culturais com possibilidades turísticas.
Conforme dito o turismo contêm diversos fatores e setores para sua composição, mas para sua análise é necessário ter três elementos, o turista, a localidade receptora (elementos geográficos), e o produto turístico (indústria turística) esses elementos são estudados e analisados e servem para verificar o desenvolvimento da atividade turística. A segmentação turística tem como objetivo organizar o turismo agindo como um tipo de planejamento, cada tipo tem um objetivo e significado para o desenvolvimento da atividade e dessa forma pode saber qual o turismo predominante em determinado local. Seguindo a classificação da segmentação turística, pode-se inferir que o turismo em Corumbá é potencializado pelas características ambientais locais, pois proporciona práticas advindas dessa característica atinentes ao Turismo de Pesca (especialmente a pesca esportiva), o Ecoturismo, o Turismo Náutico e o Turismo Cultural. 
O modelo referencial do Sistur de Beni está dividido em três grandes conjuntos: O conjunto das Relações Ambientais: Nesse conjunto são representadas a importância e a influência como o sistema ecológico, sistema cultural, sistema social e o sistema econômico; O conjunto da Organização Estrutural: Neste conjunto estão determinadas as condições para que o turismo possa acontecer e para que o Sistur desenvolva-se por meio das infraestruturas necessárias ao seu desenvolvimento, bem como as regulamentações e a administração de seu bom funcionamento e; O conjunto das Ações Operacionais: fala sobre seus recursos e componentes.
Relacionando esse sistema junto com o turismo em Corumbá podemos ver que tudo ele é voltado para área ecológica e turística, está ligado a 4 tipos de segmentos o turismo de compra, eventos, cultura e ecológico. A oferta turística neste local é a pesca já que é o maior atrativo turístico, porém o turismo de evento é bastante visto na região, pois sempre há um evento gastronômico, musical e cultural na cidade levando a diversos festivais, esses eventos são tantos nacionais como internacionais, sempre recebendo turistas de vários países e brasileiros de outros estados. Todos esses segmentos turísticos são grandes potencializadores na prática da atividade turística, é imprescindível a importância de todos eles para um melhor desenvolvimento gerando boa renda para comunidade local também.
O Vídeo postado para a aula relata o Sistema de Turismo no morro da Babilônia, mostrando os impactos positivos e negativos, a economia demanda e todos os elementos que compõem o SISTUR, descrevendo o parque muito importante para a população e foi feito um reflorestamento pelos próprios moradores, pois eles possuem ações diretas e indiretas na comunidade. Os conjuntos de relações ambientais está ligado a decretos e Unidades de conservação municipais feitas que ajudam na sustentabilidade do local. 
A atividade e desenvolvimento turístico aumentou bastante desde quando foram colocadas UPP’s no local, o que gerou mais segurança tanto para população quanto para os turistas, trouxe algumas indignações para os moradores, mas foi muito bom para o desenvolvimento.
 As atividades turísticas no Morro da Babilônia não são todas contêm renda para o desenvolvimento local, alguns serviços como hostel não geram renda para a comunidade e são feitos por empresários de outros locais. O Tour Social é um tipo de trilha guiado por guias locais, esse tipo de atividade gera renda para a comunidade e aumenta o desenvolvimento e atrativo turístico da favela.
A favela possui uma associação de moradores que é o maior órgão responsável pelas atividades contidas na favela, tem como organizadores e planejadores os moradores, junto com a coopbabilônia que ajuda nas trilhas e ajuda a conscientizar a conservação e levar os resultados a melhorar cada vez mais. Embora tenha bastante atividades alguns locais no Morro têm sua infraestrutura ainda mal desenvolvida, sem água encanada, ou vaso sanitário. A luz no morro da Babilônia não é apenas a do poste possui também a luz solar feita através de uma cooperativa chamada Revolusolar, tem como objetivo diminuir os gastos com energia elétrica.
Os segmentos turísticos encontrados no Morro podem ser de ecoturismo como o turismo de favela já que possuem muitos gringos que vão até o local devido a característica estrutural, porém esse tipo de turismo não pode e nem deve ser confundido com turismo de safári humano. Os aspectos positivos do morro da Babilônia é que o núcleo gerado do turismo retorna para a comunidade, pois não possuem agências para cuidar do turismo no local, são os próprios moradores que fazem isso.
Um dos aspectos negativos que ocorrem no Morro é a falta de guias credenciados para realização de trilhas, e também a falta publicidade, devido não ter agência. A maioria dos visitantes são grupos de jovens trilheiros que não pernoitam, e também não tem ninguém para monitorar as trilhas, ou a quantidade de visitas, o que acaba sendo um ponto negativo. 
Referências 
FOGAÇA, Isabela. Planejamento e Organização do turismo. In O processo de planejamento turístico através do modelo teórico-referencial do Sistema de Turismo (Sistur). São Paulo: Cederj. Cap 7-31.
CHAPARRO, Jorceline de Barros. O turismo em Corumbá/MS: a relação de sua dinâmica com o SISTUR. Penedo, Volume 8, Número 2, dez. 2018, p.174-194 Disponível em http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur

Outros materiais