Buscar

UNIFACS RESENHA CRITICA

Prévia do material em texto

UNIFACS 		
Curso: Ciências Contábeis 
Disciplina: Fundamentos da Administração	
Aluno(a): Gisele Lôbo Barreto
 Resenha Crítica 
Vídeo: 1ª Temp. Ep 01 - O Sócio - 1800 CarCash History Chanel
Conteúdo: Abordagem Humanística na administração
O sócio foi produzido e criado para a CNBC pela The Hochberg Ebersol Company, em associação com a Machete Productions. Justin W. Hochberg, Charlie Ebersol e Amber Mazzola são os produtores executivos para THE Company. Jim Ackerman e James Bolosh são os produtores executivos para a CNBC.
Em Car Crash compras de automóveis, o episódio mostra o negócio de compras de carros usados de dois irmãos que sempre estão em conflito, indo cada vez de mal a pior. A apenas poucas semanas de serem obrigados a encerrar as atividades, eles conhecem um empreendedor chamado Marcus Lemonis. Apesar dos problemas, Marcus acredita que a empresa pode se torna-se uma multinacional de sucesso, mas apenas se os dois irmãos se entenderem e estiverem dispostos a ouvi-lo.
A empresa possui mais de US$ 200 mil em débitos, e os sócios não retiram pró-labore há alguns meses.
Marcus Lemonis encontra principais problemas, altos custos com marketing e baixo retorno, poucas pessoas entram na loja, atravessadores ficam com boa parte dos lucros, avaliação ruim dos carros comprados, levando as compras por valores altos, a avaliação também é feita longe do consumidor, o que leva a uma sensação de falta de transparência, visual ruim da loja e a disputa entre os irmãos.
A série é focada em salvar da falência empresas que enfrentam problemas financeiros. Ainda que não saibam como e nem de onde obterão recursos para fazê-lo, elas tem a força de vontade para seguir adiante.
Uma das estratégias adotada por Marcus Lemonis é dispensar os atravessadores, para assim a empresa ter um lucro maior nas vendas dos automóveis, o mesmo definiu os problemas, com as despesas muito altas e uma margem de lucro muito baixa, uma das alternativas é fazer com que a aparência do lugar melhore, para assim, atrair mais clientes. Jonathan atua como dono, deixando seu irmão mais novo de fora. Jonathan tem uma postura centralizada, e não aceita nenhuma as opiniões de Andrew.
Nas organizações o indivíduo toma decisões e escolhe entre duas ou mais alternativas da empresa. Os irmãos têm que se entender, então Limones adota mais uma estratégia, fazendo com que Andrew expresse sua opinião, o que de fato ele sente e como ele se sentia. Assim ele conseguiu trabalhar a transformação do comportamento dos irmãos, despertando qualidades, vocações, dons e criatividade de cada um. Com o seu jeito de autoridade, ele conquista aos poucos o respeito dos irmãos, que passou a vê-lo não só como o sócio, mas sim como o homem que iria salvar a sua empresa e que estava disposto a ajudar.
Podemos fazer um paralelo entre o episodio e o assunto tratado em sala de aula, onde a professora, explica que tem como proposta inicial a visão sistemática da empresa.
Os irmãos visam a imagem de um acumulador de conhecimentos e torna um ser participativo com as experiências empresariais individuais trazidas para a Car Crash, dando espaço para uma compreensão tardia do que estava acontecendo. E de uma forma criativa e com motivação pela tarefa Limones se preocupou com a gestão da empresa e socialização dos irmãos, que responderam de forma positiva assim contribuindo com a melhoria da Car Crash.
O episódio é uma ótima oportunidade de apresentar não só para alunos, mas também empresários atuantes e futuros empresários, tomando decisões como Marcus Limones sob condições diversas (visual ruim de loja, custos altos e lucros baixo, disputa entre gestores sem perspectivas de enxergar os seus erros), e consegue obter resultados importantes junto aos sócios. Além de transparecer características indispensáveis para o perfil de um bom gestor: compromisso, seriedade, criatividade e motivação pela tarefa, para assim resolver os problemas da empresa.
 Referências Bibliografia

Continue navegando