Buscar

Conceitos de Sociedade, Ciência e Tecnologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão
Correlacione corretamente os conceitos às suas definições usando as opções (a), (b) e (c): (a) sociedade (b) ciência (c) tecnologia ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos organizados, desenvolve-se através do tempo, parte de mecanismos de causalidade dos fatos observáveis, baseia-se no estudo objetivo de fenômenos empíricos, está relacionada à comprovação de teorias e associada à publicação de artigos, teses, livros etc, sendo seus conhecimentos criados livremente veiculados e patrimônio da civilização. ( ) Constitui-se de um conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos, desenvolve-se através do tempo, baseia-se na aplicação dos conhecimentos na produção ou melhoria de bens e serviços, está relacionada aos impactos socioeconômicos sobre uma comunidade, seus resultados são obtidos a partir da aplicação de novos materiais, processos, métodos e produtos nos meios de produção, está sintonizada com o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade sendo seus produtos e processos passíveis de negociação e de enquadramento como patentes. ( ) Constitui-se por um conjunto de pessoas e baseia-se num sistema de relacionamentos entre elas, desenvolve-se através do tempo, seus membros compartilham propósitos, interesses, preocupações e costumes e interagem entre si constituindo uma comunidade, que constrói conhecimentos e desenvolvem tecnologia. A opção corresponde é:
	(a), (b), (c).
	(b), (a), (c).
 Certo	(b), (c), (a).
	(c), (b), (a).
	(a), (c), (b).
 
 Código de referência da questão.2a Questão
A tecnologia pode ser definida como um acervo de conhecimento de uma sociedade (como ciência); entretanto, relaciona esse acervo de conhecimentos com as artes industriais. A tecnologia fundamenta-se nos métodos e nos conhecimentos científicos, compreendendo o domínio dos materiais e dos processos, úteis para a solução de problemas técnicos e para a fabricação de produtos. Fonte: Dálcio Roberto dos Reis (Gestão da Inovação Tecnológica) Neste contexto, a tecnologia pode ser classificada como: Escolha a alternativa INCORRETA.
	Tecnologia documentada pode ser relativamente menos imediata, em termos de aquisição, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador.
	Tecnologia materializada são os equipamentos utilizados nos processos produtivos, os artefatos que constituem os produtos finais com um determinado conjunto e atributos.
 Certo	Tecnologia materializada diz respeito ao conjunto de conhecimentos teóricos e práticos (experiência acumulada na resolução de problemas) necessários para conceber, fabricar e utilizar bens e serviços.
	Tecnologia documentada é aquela que surge sob a forma de documentação ¿ quaisquer documentos que descrevam e expliquem a solução de problemas.
	Tecnologia documentada é relativamente menos imediata, em termos de aquisição e uso, em relação à tecnologia materializada, pois requer algum esforço de absorção por parte do utilizador.
 
 Código de referência da questão.3a Questão
Analise as sentenças abaixo e classifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). Em seguida, assinale a alternativa que traz a sequência correta de preenchimento dos parênteses. ( )O ser humano ao longo de sua evolução sempre buscou se organizar em sociedade. Sabemos que diferentes grupos sociais se organizam e vivem com seus próprios hábitos, costumes e valores, ou seja, com sua cultura. ( ) Sociedade, ciência e tecnologia mantêm uma relação contínua entre si, em constante interação, entretanto não determinam impactos mútuos em sua evolução. ( ) A ciência e a tecnologia, bem como seus fatos e artefatos, são neutros e universais, não cabendo, portanto, ao profissional de TIC avaliar antecipadamente os impactos de sua ação no contexto regional e organizacional de sua atuação. ( ) Nos tempos modernos as pessoas geralmente associam tecnologia a equipamentos ou dispositivos que possuem componentes eletrônicos, mais especificamente ao computador.
	F, V, F, V.
 Certo	V, F, F, V.
	V, F, V, V.
	V, V, V, F.
	F, F, F, V.
 
 Código de referência da questão.4a Questão
A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos, novas substância existentes na natureza. A partir daí, surgem as inovações tecnológicas sob a forma de produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios. Neste contexto, como podemos definir tecnologia?
	Reunião de homens, de animais, que vivem em grupos organizados; corpo social.
 Errado	É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
	Conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
 Certo	Estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramos industriais.
	Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos.
 
 Código de referência da questão.5a Questão
Correlacione os conceitos apresentados, às suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses: (1) Sociedade. (2) Ciência. (3) Tecnologia. ( ) É o ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos atinentes a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem. ( ) Conjunto dos processos especiais relativos a uma determinada arte ou indústria. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral. ( ) Conjunto relativamente complexo de indivíduos de ambos os sexos e de todas as idades, permanentemente associados e equipados de padrões culturais comuns, próprios para garantir a continuidade do todo e a realização de seus ideais.
	1, 2, 3
 Certo	2, 3, 1
	3, 2, 1
	2, 1, 3
	1, 3, 2
 
 Código de referência da questão.6a Questão
Estuda os fenômenos naturais, especialmente no que concerne as propriedades e interações da matéria e da energia. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças, o texto fala sobre uma:
	Determinismo.
 Certo	Ciência.
	Sociedade.
	Tecnologia.
	Neutralidade.
 
 Código de referência da questão.7a Questão
Computador, acesso à rede e domínio das ferramentas utilizadas em um computador, estes são os três instrumentos básicos para:
	Inclusão social.
 Certo	Inclusão digital.
	Sustentabilidade.
	TI Verde.
	Empresas digitais.
 
 Código de referência da questão.8a Questão
Analise as sentenças abaixo sobre as definições e a relação existente entre sociedade, ciência e tecnologia e, em seguida, assinale a alternativa correta: I. A sociedade demanda e se beneficia das inovações tecnológicas da indústria, que por sua vez tem seu suporte nas descobertas e pesquisas científicas. II. Os cientistas realizam pesquisas e descobertas sobre novos materiais, novos comportamentos e propriedades dos elementos químicos, novas substância existentes na natureza. III. As inovações midiáticas são produtos industrializados, os quais serão ofertados para a sociedade, que irá tirar proveito de seus benefícios.
 Errado	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	Somente a sentença III está correta.
	Nenhuma das sentenças está correta.
	Somente as sentenças I e III estão corretas.
 Certo	Somente as sentenças I e II estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais