Buscar

A História da Química + Lista de Nobeis em Química

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E FÍSICA
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
ANDRADE, Í. F.
A HISTÓRIA DA QUÍMICA
Santa Cruz do Sul, abril de 2013.
A Criação dos elementos Químicos
No principio não havia nada nem mesmo o tempo existia, mas de repente algo aconteceu, permitindo que as coisas pudessem existir neste momento tudo esta extremamente comprimido em um minúsculo ponto menor do que um átomo e inimaginavelmente quente, este ponto começa se expandir a uma velocidade superior a da luz.
Até então não existia matéria alguma, apenas a soma de vários tipos de energia, no entanto o universo esfriou, e estas forças deram origem a uma mistura de minúsculas partículas como, quarks, gluons, elétrons...
O universo segue sua expansão de forma exponencial, e tudo o que havia eram partículas soltas reagindo loucamente, no entanto com o resfriamento surgiram os primeiros prótons e nêutrons.
Tudo era escuridão nada podia se acender, pois todos os fótons ligavam se rapidamente a os elétrons. Demorou mas de repente algo aconteceu com menos calor os elétrons se ligaram a prótons e surgiram os primeiros átomos.
Os primeiros átomos eram quase todos de hidrogênio e Hélio, os mais simples possíveis a partir destes começam a se formar as primeiras estrelas e galáxias.
No coração dessa estrelas os átomos de hidrogênio e Hélio fundiram se em elementos mais complexos como carbono, nitrogênio, oxigênio...
Com o passar dos milênios algumas estrelas colapsaram, em uma morte espetacular chamada super nova, estas explosões geraram as condições necessárias para que os elementos mais pesados como o ferro entre outros se formassem, e graças a essas estrelas foi possível o surgimento da vida, por isso não somos mais do que filhos das estrelas forjados em seus corações em brasa.
A pré-história
Para muitos historiadores o principio do domínio da química data de aproximadamente 500.000 anos, com o domínio do fogo isso ocorreu ainda nos tempos do homo erectus,
Pois o fogo além de proporcionar luz e calor durante a noite, também permitia o cozimento dos alimentos, além de ser um fator imprescindível para o desenvolvimento da metalurgia e para a produção de diversos materiais como o vidro e a cerâmica.
Há ainda vestígios de que o homem pré-histórico já fazia uso de pigmentos, pois varias inscrições e desenhos foram encontrados em grutas e cavernas, no Brasil foram encontradas inscrições que datam de aproximadamente 17.000 anos atrás.
Período antes de Cristo
Desde cerca de 7000 aC diversos povos já faziam uso das cerâmicas, assim como dos tecidos de linho.
Neste período foram descobertos diversos metais como, por exemplo, o ouro (5000 aC) a prata, cobre, estanho, ferro e enxofre, todos descobertos por volta de 4000 aC, nesta mesma época já se registra as primeiras utilizações do petróleo. Entre 3000 e 3800 aC foram descobertos o chumbo, bronze e antimônio.
Os egípcios foram provavelmente o primeiro povo a produzir vidro, os objetos mais antigos datam de 2500 aC. Embora bebidas fermentadas como a cerveja e o vinho datem de 7000-5500 aC de acordo com provas encontradas na suméria, foram os egípcios de por volta de 1800 aC que aperfeiçoaram a técnica, nesta mesma época surge o pão.
Entre os anos de 1500-1000 aC os gregos descobriram o mercurio o qual batizaram de prata liquida. Os hititas ao extrair o ferro por aquecimento com carvão vegetal, verificaram que a o final do processo obtinham um produto bem mais resistente, foi então descoberto o ferro-carbono.
Em 490 aC Empédocles cria a teoria sobre a matéria, a qual dizia que a matéria era constituída pelos quatro elementos água, ar, terra e fogo. Já em 440 aC Leucipo é o primeiro a mencionar a idéia de átomo ele idealizava que a matéria era composta por partículas tão pequenas que nada menor poderia ser imaginado, entre 324-322 aC Aristóteles aprimora a idéia de matéria de Empédocles acrescentando um quinto elemento o éter.
Depois de Cristo
Por volta do ano 50 Pedanius escreve seu livro, o qual trás cerca de 600 plantas e ilustra o uso de mais de 1000 drogas, sendo o primeiro trabalho de farmacologia, já no ano de 105 tsai Lun inventou o papel, embora os egípcios já fizessem o uso de um papiro muito semelhante desde 3500 aC.
Por volta de 750 o alquimista Iraniano Geber obteve acido acético a partir do vinagre por destilação, este era o ácido mais forte já obtido até então, 300 anos após alquimistas chineses ao tentarem produzir o elixir da imortalidade descobriram a pólvora acidentalmente.
Embora o petróleo já fosse usado a mais de 5000 anos, para iluminação e fins bélicos foi apenas em 1200 dC que este começou a ser produzido em escala comercial, neste mesmo século Roger Bacon um monge franciscano foi o pioneiro na estruturação do método experimental para validar experiências. Em 1291 foram obtidos os primeiros espelhos, colocando se uma placa metálica polida atrás de um vidro transparente, lembrando que antes de 1200 os vidros obtidos eram todos coloridos.
Descoberto o ácido sulfúrico
No ano de 1300 foi feita uma das mais importantes descobertas para a química foi obtido a partir do congelamento da Vitriola, que ao decompor se reage com água formando o óleo de vitriola, ou seja, ácido sulfúrico. Ainda neste século Arnau Villanova ao trabalhar com destilação de vinhos obteve pela primeira vez o etanol de forma aceitavelmente pura.
Em 1500 Paracelsos funda a Iatroquimica a qual funde medicina e química, tratando doenças com a administração de substâncias químicas como mercúrio, arsênio etc., neste mesmo século por volta de 1597 Andreas Libavius, publica o primeiro livro sistemático de química além de projetar o primeiro laboratório de química.
Com o aumento da industrialização por volva de 1620 e com a diminuição das florestas a Inglaterra passa a usar carvão mineral como fonte de energia, foi constatado que a partir de destilação seca do carvão mineral obtinha se um resíduo com elevado poder calorífico então descobriu se o “coque”.
Em 1625 Johann R. Grauber projeta e constrói destiladores de madeira de baixo custo, mas sua principal contribuição para a química foi a descobertas de dois sais o sulfato de sódio e o permanganato de potássio, os quais são utilizados até os dias de hoje.
Nasce a Química
Apenas em 1662 Roberte Boile, que é considerado por muitos como sendo o pai da química, pois ele definiu o limite entre alquimia e química, pondo por terra as idéias de Aristóteles e acabando com o conceito dos quatro elementos, Roberte também demonstrou que o ar é necessário para manter a vida e propagar o som, seus estudos com os gases foram de vital importância e conduziram a teoria atômica.
Em 1669 Henning Brand ao tentar obter ouro puro, destilou urina com salitre, álcool e areia, obtendo uma substância que brilhava em presença de ar a qual batizou de fósforo que em grego significa “portador da luz”.
Com a utilização do coque que havia sido descoberto vários anos atrás em 1709 Abraham Darbi verificou que o coque possuía uma maior resistência mecânica que os demais combustíveis utilizados na época, o que proporcionaria aos fornos uma mair capacidade tornando a Inglaterra à maior produtora de ferro fundido. Com o aumento da produção têxtil as fibras vegetais se tornaram insuficientes para abastecer o mercado, então em 1709 Rene Antoine ao observar o trabalho das vespas sugeriu que o papel fosse produzido a partir da madeira.
Em 1737 Georg Brandt descobriu o cobalto ao investigar um minério azul, a técnica empregada para este fim ficou conhecida com “ensaio de Fogo”, em 1738 Daniel Bernouilli baseado nos trabalhos de Boile, postulou que os átomos dos gases mantinham-se em constante movimento, colidindo entre si e com as paredes do recipiente que os continha, nasce à teoria cinética dos gases.
Em 1748 Jean A. Nollet descobre uma membrana semipermeável, para alguns fluidos e impermeável para outros este ficaria conhecido como o fenômeno da Osmose. Neste mesmo ano Antônio de Ulloaem uma viagem a America do sul, encontrou um metal com as mesmas características dos metais nobres este ficou conhecido como platina, a Platina já era usada pelos antigos egípcios, mas foi ignorada ate Ulloa. Três anos após Axel Frederick que era aluno de Brandt, conseguiu isolar pela primeira vez um metal branco o qual deu o nome de níquel.
Primeira Analise Quantitativa
Ao estudar a calcinação do calcareo, em 1756 Joseph Black verificou a perda de massa durante a reação e mediu a mesma por neutralização com acido, assim foi feita a primeira analise quantitativa, ao gás obtido deu se o nome de “ar fixo”. Posteriormente em 1775 Black também foi o descobridor do calor latente e isolou o magnésio.
Em 1766 H. Cavendish isolou o gás hidrogênio que chamou de “gás inflamável”, em 1784 ele notou que a se queimar hidrogênio obtém se água então Lavoisier Renomeou o elemento chamando-o de Hidrogênio que em grego e formador de água.
Joseph Priestlei ao realizar pesquisas com fermentação de cerveja, e ao aquecer água mineral gasosa obteve dióxido de carbono, em 1770 ele utilizou este gás para revitalizar cervejas chocas e para a produção de água mineral gaseificada, a qual foi muito usada pela marinha britânica, pois evitava o escorbuto. Em 1774 em um trabalho independente constatou a existência de um gás que chamou de gás puro, mais tarde rebatizado por Lavoisier de Oxigênio.
No mesmo ano de 1774 Carl Wilhelm Scheele descobriu o manganês a este cientista também e atribuída à descoberta do molibdênio em 1778 e do fluoreto, sulfito e cianeto de hidrogênio, ele também isolou o gás cloro na forma de um composto, só trinta anos mais tarde provou-se ser o cloro um elemento químico.
Já em 1784 o mineralogista Franz J. Muller ao trabalhar com alguns minérios que continham ouro encontrou uma substancia desconhecida a qual enviou para Klaproth que isolou um novo elemento que chamou de telúrio, em 1789 este mesmo cientista descobriu o urânio e o zircônio quando pesquisava um mineral chamado uranita. Em 1791 ele ainda conseguiu isolar o titânio.
No ano de 1787 o grande cientista Jacques A. C. Charles, que foi o pioneiro ao usar hidrogênio em balões aerostaticos formulou a lei volumétrica dos gases, no entanto não a publicou e quem ficou com os méritos pela mesma foram os cientistas Gai-Lussac que a publicaram em 1802. No mesmo ano de 1787 Cruikshank descobriu o estrôncio, contribuiu fortemente para a invenção da bateria e foi o primeiro a descrever a eletrolise da salmoura.
Nasce a Química Moderna
Em 1789 Antoine Lavoisier publica o tratado elementar da química, e com seu trabalho de sistematização da nomenclatura química, revolucionou a química.
Em 1791 Le Blanc desenvolveu o primeiro processo para obtenção da barrilha, este processo dominou o mercado por muitos anos.
Já em 1797 Louis N. Vauquelin isolou o cromo e o berilo, assim como isolou o primeiro aminoácido, no mesmo ano João M. Pereira, fabricou água ardente semelhante ao rum, vinho de açúcares extraiu álcalis de bananeira e considerado o primeiro químico brasileiro, sendo bom ressaltar que foi um autodidata.
Em 1798 Berthollet descobre a reversibilidade das reações químicas e a lei de ação das massas.
Em 1800 Alessandro Volta inventa a bateria elétrica, no mesmo ano William Nicholson decompõe a água a passar uma corrente elétrica na mesma, Johann W. Ritter desenvolveu a galvanoplastia e Humphri, descobriu o oxido nitroso que passou a ser usado como o primeiro anestésico, ele ainda conseguiu separar Ba, Sr, Ca, Mg de seus respectivos sais em 1807 a partir de eletrolise ígnea.
O modelo atômico de Dalton
Em 1801 Dalton enunciou as leis das pressões parciais, já em 1803 ele propôs o seu modelo atômico que ficou conhecido como bola de bilhar, sendo o primeiro cientista a listar os elementos químicos segundo suas massas atômicas, no mesmo ano foi isolada a morfina essa descoberta marcou o inicio do estudo dos alcalóides.
Em 1806 Proust enunciou a lei das proporções definidas, assim como desenvolveu um processo para extrair açúcar da uva.
Já em 1808 John Dalton desenvolveu o modelo atômico onde se considerava o átomo como sendo uma partícula maciça e indivisível.
Ao combinar a teoria de Dalton e a lei de Avogadro ele deduziu o numero de Avogadro, isso em 1811, Amedeo Avogadro também destingiu os átomos simples das moléculas. No ano seguinte Kirchoff ao ferver uma solução de amido com acido sulfúrico, observou a formação de uma substancia solúvel em água e de sabor doce, essa substancia foi nomeada de glicose, ainda no mesmo ano foi montado o primeiro laboratório de química no Brasil, este sob a supervisão da Marinha.
 Em 1816 Michel E. Chevreul determinou a composição do sabão e sua natureza química, sendo o primeiro a isolar os ácidos graxos (esteárico, palmítico e oléico), ao estudar as gorduras ele descobriu a sua natureza química. No ano posterior Pelletier e Bienaime, pesquisando plantas isolaram a clorofila.
Segundo Modelo atômico
Em 1817 J. J. thomson cria seu modelo atômico, também chamado de bolo de passas.
Em 1818 Jose Bonifacio de Andrada e Silva em conjunto com Johan August isolam o lítio, neste mesmo ano Louis Jacques thenard, descobriu o peróxido de sódio e o de hidrogênio, assim como fez a descoberta do boro, no ano seguinte Jphn Kidd ao pesquisar o alcatrão residual da queima do carvão descobriu o naftaleno, e Pierre Louis
Dulong e Alex Petit demonstraram a relação entre o calor especifico e o peso atômico.
Em 1820 Michael Faraday, conseguiu liquefazer o gás cloro, descobriu o benzeno e produziu os primeiros cloretos de carbono,ele também estabeleceu as leis da eletrolise, inventou o aço inox assim como realizou varias descobertas na área do eletromagnetismo. Já em 1823 Michael Faraday estabelece a terminologia da eletroquímica. 
Em 1825 Hans Orsted foi o primeiro cientista a demonstrar o eletromagnetismo e o pioneiro em isolar o alumínio, no ano seguinte Antoine Bolard a partir de uma substancia marrom que era um subproduto da cinza das algas, a partir desta ele isolou um novo elemento o qual denominou Bromo do grego ‘cheiro” devido a seu forte odor.
Em 1828 Friedrich Wohler foi o primeiro a sintetizar uréia a partir de cianeto de amônia, este foi um marco muito importante, pois pela primeira vez se obtinha um produto orgânico a partir de um composto inorgânico, três anos após em 1831 Samuel Guthrie descobriu o triclorometano ”clorofórmio”, o qual passou a ser usado como anestésico. No ano seguinte os químicos Antoine Laurent e Jean Dumas obtiveram antraceno a partir da hulha de alcatrão, mais tarde por oxidação obtiveram a antraquinona e o acido ftalico. Em 1833 Anselme Paien isolou a diástase, sendo este o primeiro catalisador orgânico, posteriormente a diástase ficou conhecida como “enzima”, ou seja, esta foi à primeira enzima a ser produzida deforma concentrada.
O ano de 1834 foi um ano muito importante, pois neste ano Benoit Claiperon enunciou a equação de estado dos gases perfeitos “PV=nRT” e Rudolf Clausius deduziu a equação de Clausius a qual caracteriza a transição de fase entre dois estados da matéria, sendo Clausius o primeiro a utilizar se do conceito de entropia.
Em 1836 Theodor Schwann isolou a pepsina sendo esta a primeira enzima de origem animal a ser isolada, no ano seguinte Karl f. Mohr enunciou a lei da conservação de energia. Em 1839 foi descoberta a vulcanização da borracha fato que impulsionou a indústria, ainda neste ano Carl Gustav descobriu o lantânio e em 1842 também obteve o Érbio, ainda em 42 John Lawes patenteou o processo para a fabricação do superfosfato, que viria a ser o primeiro fertilizante químico.
Em 1845 Klaus descobriu um resíduo insolúvel em ácidos inclusive água regia, este era o Rutênio, dois anos após Ascannio descobre a piro glicerina “nitroglicerina”.
No ano de 1848 Louis Pasteur contribuiu fortemente no estudo de isômeros ópticos assim como produziu varias vacinas entre elas a antirrábica.
A teoria da Valencia
Em 1852Edward Frankland publica a primeira teoria sobre ligações químicas entre elementos para formar compostos, esta ficou conhecida como teoria da Valência.
Já no ano de 1855 e produzido o primeiro plástico sintético, no ano seguinte Willian Perkin instala a primeira fabrica de corantes sintéticos na Inglaterra.
Em 1858 Kekule comprova a tetra valência do carbono, permitindo a estruturação das bases da química orgânica.
Em 1859 Gustav Robert em 1859 estabeleceu as leis da espectroscopia, no ano seguinte os químicos Von Bunsen e Kirchoff descobrem o césio por via espectroscópica, desenvolvendo a analise espectral este feito marca o começo da analise instrumental. No ano seguinte Eugene Berthelot realiza varias sínteses orgânicas de elevada relevância como álcool metílico e etílico, metano, benzeno e acetileno. Ainda em 1860 a conferencia internacional de química aceita a hipótese de Avogadro.
Em 1867 Alfred Nobel inventa e patenteia à dinamite, no mesmo ano George Leclanche desenvolve a primeira pilha seca e Cato Maximilian e Peter Waage provaram a influencia da concentração reagentes em uma reação química, postulando então a lei de ação das massa nasce à termodinâmica das reações químicas. No ano de 1868 e descoberto o primeiro elemento químico fora da terra.
A tabela Periódica
Nasce à tabela periódica em 1869 quando Dmitri Ivanovitch Mendeleev escreve o livro princípios da química onde organizou os 63 elementos ate então conhecidos, na forma de uma tabela, agrupados em ordem crescente de suas massas atômicas e de acordo com suas propriedades, mas a grande jogada de Mendeleev foi deixar lacunas na tabela prevendo as propriedades de elementos que ainda não haviam sido descobertos. No entanto este não foi o único feito no ano de 1869 neste ano também foi descoberto o acido nucléico, verificou se que para os a dada temperatura por mair que fosse a pressão aplicada sobre eles não conseguia liquefazê-los esta foi denominada de temperatura critica, neste ano também foi inventado o celulóide que e considerado o primeiro plástico comercial.
Em 1874 Van der Waals deduziu a equação dos gases reais, no mesmo ano foi descoberto o elemento gálio.
Em 1876 Josiah W Gibbs ao estudar a termodinâmica aplicada às reações químicas, introduziu vários conceitos novos como a energia livre, enfim criou-se a termodinâmica química, no mesmo ano ainda foi sintetizado o sulfimido ortobenzoil (sacarina), sendo o primeiro substituto comercial para o açúcar.
Em 1884 Eduard Buchner comprovou que a fermentação se da a partir da ação catalítica de microrganismos, ainda em 84 surge à teoria iônica da dissolução eletrolítica e em fim e definida a estrutura dos açucares
Em 1886 Ferdinand Moissan obtem flúor a partir de eletrolise e inventa o forno elétrico sintetizando por meio deste os primeiros carbetos, no ano seguinte surge à engenharia química.
Em 1888 estabelece se o principio de Le Chantelier, que rege sistemas em equilíbrio.
Em 1894 William Ramsai utilizando técnicas de espectroscopia descobre os primeiros gases nobres, três anos após Joseph J. thomson após a descoberta dos raios catódicos provou que essas partículas possuíam massa menor que a massa do átomo de hidrogênio, essa partícula foi denominada de elétron sendo a primeira partícula subatômica.
No ano de 1898 J Dewar foi o primeiro a conseguir liquefazer o hidrogênio, chegando a solidificar esse gás chegado a 14K, ainda em 98 Rudlf Knietsch desenvolve o processo catalítico de obtenção do acido sulfúrico, obtendo este com concentração de ate 100% e rendimento por volta dos 97%, neste ano também foi descoberto o polietileno.
A o pesquisar métodos para ligar grupos que continham carbono a moléculas orgânicas Victor Gringnar descobriu catalisadores a base de organomagnesio que foram muito usados na obtenção de organo complexos, isto ocorreu em1901 estes compostos ficaram conhecidos como reagentes de Grignard.
Em 1904 Haber e Bosch conseguem obter amônia a partir de nitrogênio e hidrogênio.
Movimento Browniano e o terceiro modelo atômico
Em 1905 Einstein explica o movimento browniano consolidando de vez a teoria atômica, já em 1906 Mikhail Semenovich ao pesquisar corantes de plantas descobriu um método para separar compostos orgânicos semelhantes, esta técnica ficou conhecida como cromatografia, ainda em 1906 Richard Willstatter demonstrou a estrutura da clorofila, dois anos após Heike Onnes conseguiu liquefazer o gás Helio.
Em 1911: Ernest Rutherford, Hans Geiger, e Ernest HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ernest_Marsden"Marsden realizam o experimento de Rutherford, que prova o modelo atômico com um núcleo pequeno, denso e positivo rodeado por uma nuvem de elétrons difusa. Ainda em 1911 Marie Sklodowska Curie descobriu os elementos polônio e radio, sendo que também conseguiu isolar o radio, neste mesmo ano foi fundada a IACS que mais tarde em 1919 passa a se chamar IUPAC.
Em 1912 Peter Debye desenvolve o conceito de dipolo molecular para descrever a assimetria na distribuição de cargas em algumas moléculas.
Modelo atômico de Bohr
Em 1913 Niels Bohr introduz o conceito de mecânica quântica na estrutura atômica ao propor o que atualmente é conhecido como o modelo atômico de Bohr, em que os elétrons só existem em órbitas estritamente definidas, ainda em 1913 Henry trabalhando em cima de uma antiga idéia de Van den Broek, introduz o conceito do número atômico para fixar as inadequações da tabela periódica de Mendeleev, que era baseada na massa atômica e Frederick Soddy propõe o conceito de isótopo. Assim como J. J. Thomson expande o trabalho de Wien, mostrando que partículas subatômicas carregadas podem ser separadas pela sua proporção massa-carga, uma técnica conhecida como espectrometria de massa.
Em 1914 Ernest Ruthenford ao estudar os raios positivos ligados ao átomo de hidrogênio, chegou à conclusão que não existia nenhuma partícula positiva menor que o núcleo e o denominou de próton.
Em 1916 Gilbert Lewis publica “o átomo e a molécula” fundando a teoria da ligação de Valência. 
Em 1919 Francis w. Aston desenvolveu um aparelho que conseguia separar íons de forma que os que possuíam determinada massa ficavam agrupados, nasce então o espectrômetro de massas.
Em 1921 Otto Stern e Walther Gerlach estabelecem o conceito de Spin na mecânica quântica em partículas subatômicas, já em 1923 J. N. Bronsted estabelece o conceito de pares conjugados acido-base, que ficou conhecido como teoria Protônica, ainda em 1923 G. N. Lewis e Merle Randall publicam o primeiro tratado moderno sobre termodinâmica química, dois anos após Robert Robinson sintetizou varias moléculas complexas inclusive a morfina, deduzindo a sua formula exata, ainda em 1925 W. Pauli desenvolve o principio da exclusão de pauli. 
O átomo de Schrödinger e a Química Quântica
Em 1926 Erwin Schrödinger propõe a equação de Schrödinger a qual fundamenta matematicamente a o modelo de onda da estrutura da matéria, publicando o seu modelo da estrutura do átomo, modelo este que se utiliza ate os dias atuais. No ano seguinte Werner Heisenberg desenvolve o seu principio da incerteza, que explica o movimento do elétron ao redor do núcleo entre outras coisas. Ainda em 1927 Fritz London e Walter Heitler utilizam se da mecânica quântica para explicar a ligação covalente na molécula de hidrogênio assim nasce à química quântica.
Em 1931 Erich Hückel propõe a regra de Hückel que explica quando uma molécula possui anel liso aromático, no mesmo anoHarold Urey HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Cronolog%25C3%25ADa_de_la_qu%25C3%25ADmica&usg=ALkJrhggPBaFQTsflwsX-hSHwmSJBF_VgQ" \l "cite_note-109" ��  descobre deutério por destilação fracionada de hidrogênio líquido.
Em 1932 James Chadwick ao bombardear berilo com partículas alfa,descobriu partículas com massa próxima a do próton, mas eletricamente neutras as quais denominou de nêutrons. 
Entre 1932-1934 Pauling e Robert Mulliken quantificam a  eletronegatividade, elaborando as escalas que levam seus nomes (escala de Pauling e escala Mulliken).
Em 1937 Carlo Perrier e Emilio Segrè sintetizam otecnécio-97, primeiro elemento produzido artificialmente, preenchendo assim uma lacuna na tabela periódica, no mesmo ano Eugene Houdry desenvolveu um método industrial de craqueamento catalítico de petróleo, o que leva ao desenvolvimento da primeira refinaria de petróleo moderna e ainda Pyotr Kapitsa, John Allen e Don Misener produziram hélio-4, o primeiro superfluido com zero de viscosidade.
Em 1938 Otto Hahn descobriu o processo de fissão nuclear em urânio e tório. No ano seguinte 
Em 1940 Edwin Mattison McMillan e Philip H. Abelson identificam o neptúnio, o primeiro elemento transuranico sintetizados, no ano seguinte Glenn Theodore Seaborg assume o trabalho de McMillan que consistirá na criação de núcleos atômicos novos. Assim, torna-se um dos pioneiros da captura de nêutrons e, mais tarde, outras reações nucleares. Além disso, se tornaria um dos descobridores de nove novas substâncias químicas, e dezenas de novos isótopos de elementos existentes.
EntreFelix Bloch HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Cronolog%25C3%25ADa_de_la_qu%25C3%25ADmica&usg=ALkJrhggPBaFQTsflwsX-hSHwmSJBF_VgQ" \l "cite_note-histofelem-118" �� 1945-1946  e Edward Mills Purcell desenvolveram o processo de (RMN), uma técnica analítica muito importante na dedução da estrutura de moléculas, especialmente em química orgânica
Em 1951 Pauling utiliza a cristalografia de raios X para deduzir a estrutura secundaria das proteína,
Em 1952 Alan Walsh inicia o campo da espectroscopia de absorção atômica, que permite medir as concentrações específicas de um material em uma mistura, no mesmo ano Robert Burns Woodward,  Geoffrey Wilkinson e Ernst Otto Fischer descobrem a estrutura do ferroceno, no ano seguinte James Dewey Watson e Francis Crick propõe a estrutura do ácido desoxirribonucleico (ADN).
Em 1957 Jens Skou descobre a bomba sódio-potássio, considerada como a primeira enzima capaz de transportar íons.
Em 1962 Neil Bartlett sintetiza hexafluoroplatinato de xênon, que mostra pela primeira vez que os gases nobres podem formar compostos químicos. No mesmo ano George Olah observa a presença de carbocatións utilizando reações com superácidos. 
Em 1964 Richard R. Ernst leva a cabo experimentos que mais tarde levariam a técnica de RMN. O que mais tarde levaria a (IRM).  
Em 1965 Woodward y Roald Hoffmann propõe as regras de Woodward-Hoffmann, que usam a simetria de orbitais moleculares para explicar a estereoquímica de reações químicas. No ano seguinte Hotosi Nozaki e Ryōji Noyori descobrem o primeiro modelo de catálise assimétrica (hidrogenação) utilizando um complexo metálico de transição quiral. 
Em 1970 John Pople desenvolve o software Gaussian, que facilita os cálculos de química computacional
Em 1971 Yves Chauvin oferece uma explicação do mecanismo das reações olefínica. 
Em 1975 Karl Barry Sharpless, junto com um grupo de colegas, descobriu uma serie de reações de oxidação estereoselectivas.
Em 1985 Harold Kroto, Robert Curl e Richard Smalley descobrem o fulereno, uma classe de moléculas grandes de carbono superficialmente parecidas a uma cúpula geodésica.
Em 1991 Sumio Iijima utiliza um microscópio eletrônico para descobrir um tipo de fulereno cilíndrico conhecido como nanotubo de carbono, fato muito importante para a nanotecnologia. 
Em 1995 Eric Cornell e Carl Wieman produzem o primeiro condensado de Bose-Einstein, uma substância que mostra as propriedades mecânico quânticas em escala macroscópica.
Em 2009 sintetiza se o ununseptium, elemento de numero 117.  
Em 2010 incluem-se intervalos nos pesos atómicos de 10 elementos. 
 
Anexo I
��
Lista de Laureados com o Prêmio Nobel de Química
	1901
	��
	Jacobus Henricus van t 'Hoff
	"Por sua descoberta das leis da dinâmica química e da pressão osmótica em soluções".
	1902
	��
	Hermann Emil Fischer
	"Por seu trabalho na síntese de açúcares e purinas".
	1903
	��
	Svante August Arrhenius
	"Pela teoria da dissociação eletrolítica".
	1904
	��
	Sir William Ramsay
	"Pela descoberta do Argônio elementos gasosa inerte e determinação de seu lugar no sistema periódico".
	1905
	��
	Johann Friedrich Wilhelm Adolf von Baeyer
	"Para o avanço da química orgânica e da indústria química, por meio de seu trabalho em corantes orgânicos e compostos hidro aromáticos".
	1906
	��
	Henri Moissan
	"Pela investigação e isolamento do flúor elementar, e invenção do forno a arco elétrico".
	1907
	��
	Eduard Buchner
	"Pelas suas pesquisas em bioquímica e a descoberta da fermentação pelas células".
	1908
	��
	Ernest Rutherford
	"Por suas investigações sobre a desintegração dos elementos e a química das substâncias radioativas".
	1909
	��
	Wilhelm Ostwald
	"Por seu trabalho na catálise e estudos sobre os princípios que regem a química do equilíbrio e rendimento das reações."
	1910
	��
	Otto Wallach
	"Por seus serviços à química orgânica e da indústria química através de seu trabalho pioneiro no campo de alicíclicos".
	1911
	��
	Marie Curie Sklodowska
	"Pela descoberta do rádio e do polônio, pelo isolamento do rádio e estudo da natureza dos compostos deste elemento químico".
	1912
	��
	Victor Grignard
	"Pela a descoberta do chamado reagente de Grignard".
	
	��
	Paul Sabatier
	"Pelo método de hidrogenação de compostos orgânicos, na presença de metais finamente desintegrado".
	1913
	��
	Alfred Werner
	"Por seu trabalho sobre a ligação de átomos em moléculas especialmente em química inorgânica".
	1914
	��
	Theodore William Richards
	"Determinações exatas do peso atômico de um grande número de elementos químicos".
	1915
	��
	Richard Martin Willstätter
	"Pela pesquisa sobre pigmentos vegetais, especialmente a clorofila".
	1918
	��
	Fritz Haber
	"A síntese da amônia a partir de seus elementos".
	1920
	��
	Walther Hermann Nernst
	"Por seu trabalho em termodinâmica".
	1921
	��
	Frederick Soddy
	"Por suas contribuições para o conhecimento da química de substâncias radioativas e sua pesquisa sobre a origem e natureza dos isótopos".
	1922
	��
	Francis William Aston
	"Pela espectrometria de massa de isótopos estáveis".
	1923
	��
	Fritz Pregl
	"Por sua invenção de um método de microanálise de substâncias orgânicas".
	1925
	��
	Richard Adolf Zsigmondy
	"Pela demonstração da heterogeneidade das soluções coloidais e do método usado".
	1926
	��
	O Svedberg (Theodor)
	"Por seu trabalho em sistemas de dispersão".
	1927
	��
	Heinrich Otto Wieland
	"Por suas investigações sobre a estrutura de ácidos biliares e substâncias relacionadas".
	1928
	��
	Adolf Otto Reinhold Windaus
	"Pela pesquisa sobre a estrutura de esteróides e sua conexão com as vitaminas".
	1929
	��
	Arthur Harden
	"Por seu trabalho na fermentação de açúcares e enzimas de fermentação".
	
	��
	Hans Karl August Simon von Euler-Chelpin
	
	1930
	��
	Hans Fischer
	"Pela investigação sobre a estrutura do grupo heme e clorofila".
	1931
	��
	Carl Bosch
	"Por suas contribuições para a criação e desenvolvimento de métodos químicos de alta pressão".
	
	��
	Friedrich Bergius
	
	1932
	��
	Irving Langmuir
	"Por suas descobertas e investigações em química de superfície".
	1934
	��
	Harold Urey Clayton
	"Pela descoberta do hidrogênio pesado".
	1935
	��
	Frédéric Joliot
	"Pela síntese de elementos radioativos".
	
	��
	Irène Joliot-Curie
	
	1936
	��
	Petrus (Peter) Josephus WilhelmusDebye
	"Por seu trabalho no estudo da estrutura molecular através de suas investigações sobre o relaxamento de Debye e difração de raios X de elétrons em gases".
	1937
	��
	Walter Norman Haworth
	"Por suas investigações sobre carboidratos e da síntese de vitamina C".
	
	��
	Paul Karrer
	"Por suas investigações sobre carotenoides, flavinas e vitaminas A e B 2"
	1938
	��
	Richard Kuhn
	"Por seu trabalho em carotenóides e vitaminas".
	1939
	
	Adolf Friedrich Johann Butenandt
	"Por seu trabalho sobre hormônios sexuais".
	
	��
	Leopold Ruzicka
	"Por seu trabalho em polímeros e terpenos pesados​​".
	1943
	��
	George de Hevesy
	"Por seu trabalho sobre o uso de isótopos como traçadores no estudo de processos químicos".
	1944
	��
	Otto Hahn
	"Pela descoberta da fissão de núcleos pesados ​​".
	1945
	��
	Ilmari Virtanen Artturi
	"Pela pesquisa em agroquímicos e nutrição, especialmente pelo seu método de preservação de grama".
	1946
	��
	James Sumner Batcheller
	"Pela descoberta que enzimas podem ser cristalizadas".
	
	��
	John Howard Northrop
	"Pela preparação de enzimas e proteínas virais em forma pura".
	
	��
	Wendell Meredith Stanley
	
	1947
	��
	Sir Robert Robinson
	"Por suas investigações sobre os produtos vegetais de importância biológica, especialmente os alcaloides".
	1948
	��
	Wilhelm Kaurin Arne Tiselius
	"Pela pesquisa em eletroforese e análise de absorção, especialmente por suas descobertas sobre a natureza complexa das proteínas do soro".
	1949
	
	William Francis Giauque
	"Por suas contribuições para o campo da termodinâmica química, particularmente o comportamento de substâncias em temperaturas extremamente baixas".
	1950
	
	Otto Paul Hermann Diels
	"Pela descoberta e desenvolvimento da síntese de dienos".
	
	
	Kurt Alder
	
	1951
	
	Edwin Mattison McMillan
	"Pela descoberta da química dos elementos transurânicos".
	
	��
	Glenn Theodore Seaborg
	
	1952
	
	Archer John Porter Martin
	"Pela invenção da cromatografia“.
	
	
	Richard Laurence Millington Synge
	
	1953
	��
	Hermann Staudinger
	"Por suas descobertas no campo da química macromolecular".
	1954
	��
	Linus Carl Pauling
	"Por suas pesquisas sobre a natureza da ligação química e sua aplicação para a elucidação da estrutura de substâncias complexas".
	1955
	
	Vincent du Vigneaud
	"Por seu trabalho com os compostos de enxofre de uma importância bioquímica, especialmente pela síntese da hormona de primeiro polipeptídio".
	1956
	��
	Nikolay Nikolaevich Semenov
	"Pela sua pesquisa sobre os mecanismos de reações químicas".
	
	��
	Sir Cyril Norman Hinshelwood
	
	1957
	��
	Alexander R. Todd
	"Por seu trabalho na nucleotídeos e coenzimas .
	1958
	��
	Frederick Sanger
	"Por seu trabalho sobre a estrutura das proteínas, especialmente a da insulina".
	1959
	��
	Jaroslav Heyrovský
	"Pela descoberta e desenvolvimento dos métodos de polarografia de análise".
	1960
	
	Willard Frank Libby
	"Pelo seu método de utilização do carbono-14 para datação em arqueologia, geologia, geofísica e outros ramos da ciência".
	1961
	��
	Melvin Calvin
	"Por sua pesquisa sobre a assimilação de dióxido de carbono em plantas".
	1962
	
	Max Ferdinand Perutz
	"Por seus estudos sobre as estruturas de proteínas globulares".
	
	��
	John Cowdery Kendrew
	
	1963
	
	Karl Ziegler
	"Por suas descobertas no campo da química e tecnologia de polímeros de alto peso molecular".
	
	��
	Giulio Natta
	
	1964
	
	Dorothy Crowfoot Hodgkin
	"Por suas determinações Técnicas de raios-X estruturas de importantes substâncias biomédicas".
	1965
	��
	Robert Burns Woodward
	"Pela realizações de destaque na arte da síntese orgânica".
	1966
	��
	Robert S. Mulliken
	"Por seu trabalho fundamental sobre ligações químicas e estrutura eletrônica de moléculas pela teoria molecular orbital".
	1967
	��
	Manfred Eigen
	"Por seus estudos de reações químicas extremamente rápidas, feita por perturbar o equilíbrio por pulsos muito curtos de energia".
	
	
	Norrish Ronald George Wreyford
	
	
	
	George Porter
	
	1968
	��
	Lars Onsager
	"Pela descoberta das relações recíprocas com seu nome, fundamentais para o estudo de processos irreversíveis".
	1969
	
	Derek HR Barton
	"Por suas contribuições para o desenvolvimento do conceito de conformação e sua aplicação em química".
	
	
	Odd Hassel
	
	1970
	��
	Luis F. Leloir
	"Pela descoberta de sacarídeos nucleotídeos e seu papel na biossíntese de carboidratos".
	1971
	��
	Gerhard Herzberg
	"Por suas contribuições para o conhecimento da estrutura eletrônica e geometria de moléculas, especialmente os radicais livres".
	1972
	��
	Christian B.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Christian_B._Anfinsen&usg=ALkJrhjM_r6bpglcgYJvrj38qLxGN8mpkg" \o "Christian B. Anfinsen" Anfinsen
	"Por seu trabalho com a ribonuclease , nomeadamente no que respeita à ligação entre a seqüência de aminoácidos e conformação biologicamente ativa".
	
	
	Stanford Moore
	"Por suas contribuições para a compreensão da relação entre estrutura química e atividade catalítica do centro ativo da molécula ribonuclease".
	
	
	William H. Stein
	
	1973
	
	Ernst Otto Fischer
	"Por seu trabalho pioneiro, realizado de forma independente, sobre a química dos compostos organometálicos , compostos chamados "sanduíche" '.
	
	
	Geoffrey Wilkinson
	
	1974
	
	Paul J. Flory
	"Por seu trabalho fundamental, tanto teórico e experimental, a físico-química de macromoléculas".
	1975
	
	John Warcup Cornforth
	"Por seu trabalho na estereoquímica de reações catalisadas por enzimas".
	
	��
	Vladimir Prelog
	"Para sua pesquisa sobre a quiralidade de moléculas orgânicas e reações".
	1976
	��
	William N. Lipscomb
	"Por seus estudos sobre a estrutura dos boranos".
	1977
	
	Ilya Prigogine
	"Por suas contribuições para a termodinâmica de não equilíbrio, particularmente a teoria de estruturas dissipavas".
	1978
	
	Peter D. Mitchell
	"Por sua contribuição para a compreensão da transferência de energia biológica através da formulação da teoria quimo osmótica".
	1979
	
	Herbert C. Marrom
	"Pelo desenvolvimento e da utilização de compostos contendo boro e fósforo, respectivamente, como importantes agentes na síntese orgânica".
	
	
	Georg Wittig
	
	1980
	��
	Paul Berg
	"Por seus estudos fundamentais na bioquímica de ácidos nucléicos , particularmente do DNA recombinante".
	
	��
	Walter Gilbert
	"Por suas contribuições sobre a determinação de seqüências de bases em ácidos nucléicos".
	
	��
	Frederick Sanger
	
	1981
	��
	Roald Hoffmann
	"Por suas teorias, desenvolvido de forma independente, a respeito do curso de reações químicas".
	
	
	Kenichi Fukui
	
	1982
	
	Aaron Klug
	"Pelo desenvolvimento da microscopia eletrônica cristalográfica e a elucidação estrutural de complexo de ácido nucleico-proteína biologicamente importantes".
	1983
	
	Henry Taube
	"Por seu trabalho sobre os mecanismos de reações de transferência de elétrons, especialmente em complexos metálicos".
	1984
	
	Robert Bruce Merrifield
	"Pelo desenvolvimento da metodologia para a síntese química sobre uma matriz sólida".
	1985
	��
	Herbert A.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Herbert_A._Hauptman&usg=ALkJrhiZCpm_xPhJUyIizHUlEEPyoFRHBQ" \o "Herbert A. Hauptman" Hauptman
	"Pela realizações de destaque no desenvolvimento de métodos diretos para a determinação deestruturas cristalinas".
	
	
	Jerome Karle
	
	1986
	��
	Dudley R.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Dudley_R._Herschbach&usg=ALkJrhj7h3p2OZYkwuk02hvuB_FbMX5KtA" \o "Dudley R. Herschbach" Herschbach
	"Por suas contribuições para as dinâmicas de processos químicos elementares".
	
	
	Yuan T. Sotavento
	
	
	
	John C. Polanyi
	
	1987
	
	Donald J. Empinar
	"Pelo desenvolvimento e utilização de moléculas com estruturas específicas de interações de elevada seletividade".
	
	��
	Jean-Marie Lehn
	
	
	
	Charles J.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Charles_J._Pedersen&usg=ALkJrhhaVcsk53-MySEYhPZFooz3FUlT1g" \o "Charles J. Pedersen" Pedersen
	
	1988
	
	Johann Deisenhofer
	"Pela determinação da estrutura tridimensional de um centro de reação fotossintética".
	
	��
	Robert Huber
	
	
	
	Hartmut Michel
	
	1989
	
	Sidney Altman
	"Pela descoberta de propriedades catalíticas do RNA".
	
	��
	Thomas R. Cech
	
	1990
	
	Elias James Corey
	"Pelo desenvolvimento da teoria e metodologia de síntese orgânica".
	1991
	��
	Richard R. Ernst
	"Por suas contribuições para o desenvolvimento da metodologia de resolução de espectrometria de ressonância magnética nuclear de alta".
	1992
	��
	Rudolph A.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Rudolph_A._Marcus&usg=ALkJrhjeZ3l7duS8BbJ44xBPdjt5RNHZCQ" \o "Rudolph A. Marcus" Marcus
	"Por suas contribuições para a teoria de reações de transferência de elétrons em sistemas químicos".
	1993
	��
	Kary B. Mullis
	"Por suas contribuições no desenvolvimento de métodos químicos com base no DNA, pela invenção do método de reação em cadeia da polimerase".
	
	
	Michael Smith
	"Por suas contribuições no desenvolvimento de métodos químicos com base no DNA por suas contribuições fundamentais para o estabelecimento de mutagêneses diretos oligonucleotídeos com base no seu desenvolvimento e estudos de proteínas".
	1994
	
	George A. Olah
	"Por suas contribuições para a química de carbocátions.
	1995
	��
	Paul J. Crutzen
	"Por seu trabalho em química atmosférica, particularmente relativo à formação e desintegração de ozônio".
	
	Mario J.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://commons.wikimedia.org/wiki/Special:UploadWizard%3Fuselang%3Des%26wpDestFile%3DMario_J_Molina.jpg&usg=ALkJrhi8o5cWhYjVOF6KKvqX0YxHX1YiPA" \o "Arquivo: Mario J Molina.jpg" Molina
	Mario J. Molina
	
	
	��
	F. Sherwood Rowland
	
	1996
	
	Robert F.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Robert_Curl&usg=ALkJrhgu1j4DFadmjVyZdw5jFEDfNYKtlg" \o "Robert Curl" Ondulação Jr.
	"Pela descoberta dos fulerenos".
	
	��
	Sir Harold W.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Harold_Kroto&usg=ALkJrhjJvcQQpaEUEQj12_3I4AYuqDeTQQ" \o "Harold Kroto" Kroto
	
	
	
	Richard E.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Richard_Smalley&usg=ALkJrhgmmuBXJSOjLYHi3x5bXV38rKKB7g" \o "Richard Smalley" Smalley
	
	1997
	
	Paul D. Boyer
	"Pela elucidação do mecanismo enzimático subjacente a síntese de adenosina-trifosfato (ATP)".
	
	
	John E. Andador
	
	
	��
	Jens C. Skou
	"Pela descoberta da primeira enzima de transporte iônico, Na +, K +-ATPase".
	1998
	��
	Walter Kohn
	"Pelo seu desenvolvimento da teoria de densidade funcional".
	
	
	John A. Pople
	"Pelo desenvolvimento de métodos computacionais em química quântica".
	1999
	
	Ahmed H. Zewail
	"Por seus estudos sobre os estados de transição de reações químicas, utilizando espectroscopia de femtosegundos".
	2000
	
	Alan J. Heeger
	"Pela descoberta e desenvolvimento de polímeros condutores".
	
	
	Alan MacDiarmid G
	
	
	
	Hideki Shirakawa
	
	2001
	
	William S.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/William_Standish_Knowles&usg=ALkJrhg2ywYcnpy2ngFA04YI6oaIy749JQ" \o "Knowles William Standish" Knowles
	"Pelo trabalho em reações de hidrogenação com catalisadores quirais".
	
	��
	Ryoji Noyori
	
	
	
	K. Barry Sharpless
	"Por seu trabalho sobre reações de oxidação com catalisadores quirais".
	2002
	��
	John B. Fenn
	"Pelo desenvolvimento de métodos para a identificação e análise estrutural de macromoléculas biológicas, através do desenvolvimento de métodos de ionização por electrospray com dessorção suave para a análise por espectrometria de massa de biomoléculas”.
	
	
	Koichi Tanaka
	
	
	��
	Kurt Wüthrich
	"Pelo desenvolvimento de métodos para a identificação e análise estrutural de macromoléculas biológica, através do desenvolvimento de métodos de RMN para a determinação da estrutura tridimensional."
	2003
	
	Peter Agre
	"Por suas descobertas sobre canais nas membranas celulares".
	
	��
	Roderick MacKinnon
	"Por suas descobertas sobre canais nas membranas celulares por seus estudos estruturais e mecanicista de canais de íons".
	2004
	��
	Aaron Ciechanover
	"Pela descoberta de degradação da proteína pela ubiquitina".
	
	��
	Avram Hershko
	
	
	��
	Irwin Rose
	
	2005
	
	Yves Chauvin
	"Pelo desenvolvimento do método de metátese síntese orgânica".
	
	��
	Robert H. Grubbs
	
	
	
	Richard R.�� HYPERLINK "http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&ei=gd1PUbf-AeroigLbi4HoDg&hl=pt&prev=/search%3Fq%3Dcronologia%2Bda%2Bquimica%26hl%3Dpt%26safe%3Doff%26biw%3D1034%26bih%3D688&rurl=translate.google.com.br&sl=es&u=http://es.wikipedia.org/wiki/Richard_R._Schrock&usg=ALkJrhhkm49CN6Hlo6nN0z7jNh-uyP0cQQ" \o "Richard R. Schrock" Schrock
	
	2006
	��
	Roger D. Kornberg
	"Por seus estudos sobre a base molecular da transcrição eucariótica".
	2007
	��
	Gerhard Ertl
	"Por seus estudos sobre os processos químicos em superfícies".
	2008
	��
	Osamu Shimomura
	"Para a descoberta e desenvolvimento da proteína fluorescente verde GFP, ".
	
	��
	Martin Chalfie
	
	
	��
	Roger Y. Tsien
	
	2009
	��
	Venkatraman Ramakrishnan
	"Pelos estudos sobre a estrutura e função do ribossoma".
	
	��
	Thomas A. Steitz
	
	
	��
	Ada E. Yonath
	
	2010
	��
	Richard F. Heck
	"Reacções de acoplamento cruzado catalisado por paládio em síntese orgânica".
	
	��
	Ei-ichi Negishi
	
	
	��
	Akira Suzuki
	
	2011
	��
	Daniel Shechtman
	"Para a descoberta de quasicristais "
	2012
	��Robert Lefkowitz
	"Para os estudos sobre os receptores acoplados a proteína G '
	
	
	
	
Bibliografia
1- História da Química – Juergen Heinrich Maar – Editora Conceito 
 
2- The Historical Background of Chemistry – Henry M. Leicester – Dover Publications Inc. 
 
3- História da Química no Brasil – Denise D. da Silva, Robson F. de Farias e Luiz S. Das Neves – Editora Átomo 
 
4-Cronologia das Ciências e das Descobertas – Isaac Asimov – Editora Civilização Brasileira 
5- http://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Cronolog%C3%ADa_de_la_qu%C3%ADmica
6- http://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Ganadores_del_Premio_Nobel_de_Qu%C3%A
7- crq4.org.br/historia/linhadotempo/index.php
�PAGE �
�PAGE �8�

Continue navegando