Buscar

Questionário - Objetivos e métodos da Química Analítica Qualitativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO COMPLEXAÇÃO, PRECIPITAÇÃO E OXIRREDUÇÃO
1- O que são análises qualitativas ?
utilizada para determinar a identidade das espécies químicas presentes em uma amostra. Neste caso, não se está interessado na quantidade de cada substância na amostra, mas apenas saber se certas substâncias estão presentes ou ausentes. Seus resultados são expressos em palavras e símbolos
2- O que são análises quantitativas ? dê exemplo 
pretende-se determinar a quantidade de uma ou mais espécies químicas. Seus resultados são expressos em valores numéricos com indicação do que estes números representam. Exemplo: 5% Fe significa 5 g Fe / 100 g da amostra. Neste caso, os constituintes da amostra podem estar presentes como elementos maiores, menores e traços (menor que 0,1%).
3- Porque os estudos das analises qualitativas são importantes ?
Estudos envolvendo análise qualitativa são importantes porque nos possibilita rever e aplicar conceitos relacionados com reações de precipitação, reações ácido-base, reações de oxidação-redução e reações de formação de complexos, que são utilizadas para separar e identificar as espécies químicas. Além disso, nos faz compreender como podemos resolver um problema analítico através de técnicas de separação e detecção, utilizando os esquemas qualitativos de análise.
4- Classificação da análise qualitativa segundo a quantidade de substância a ser analisada
a) Macroanálise: São usadas massas de 0,5 – 1,0 g ou 20 - 50 mL de solução. As reações se efetuam em tubos de ensaio (10- 20 mL) ou béquer de 100 mL. Quando se faz alguma precipitação, o sólido (precipitado) deve ser separado por filtração com funil através de papel de filtro.
b) b) Microanálise: A quantidade de substância é aproximadamente 100 vezes menores que a quantidade usada na macroanálise. São usados reagentes de grande sensibilidade. As reações são realizadas pelo método microcristaloscópico ou pelo método da gota.
c) c) Semimicroanálise: São usadas quantidades 10 a 20 vezes menor do que a quantidade utilizada na macroanálise, isto é, cerca de 0,05 g (50 mg) ou 1,0 mL de solução. São usados tubos de ensaio de 5 a 10 mL. As reações envolvendo precipitação, o sólido é separado da fase aquosa mediante centrifugação (Figura 1.3) ou por microfiltração com pequenos funis.
d) d) Ultramicroanálise: As quantidades usadas das substâncias são inferiores a 1,0 mg. Todas as operações analíticas são observadas por microscópio.
5- Para atingir as suas finalidades, na Análise Qualitativa são utilizados vários métodos: químicos, físicos e físico-químicos. Dê exemplos de cada um. 
Métodos Químicos: O elemento ou íon estudado é transformado num composto que possua determinadas propriedades características que nos permitam ter a certeza de que foi esse o composto obtido. O elemento ou íon estudado é transformado num composto que possua determinadas propriedades características que nos permitam ter a certeza de que foi esse o composto obtido. A transformação química que ocorre, denominamos de reação analítica e a substância que a provoca é denominada de reagente.
. Métodos Físicos: Os métodos físicos se baseiam na relação que existe entre a composição química de uma substância e algumas de suas propriedades físicas. Exemplos: (a) Análise Espectral: Estuda os aspectos de emissão que se obtêm quando se expõe uma substância à chama do bico de Bunsen, de um arco elétrico, etc.
Métodos Físico-Químicos: Fazem medidas de um parâmetro físico que está associado à composição química através de uma reação analítica.
6- As reações analíticas podem ser realizadas por via seca ou por via úmida. Descreva cada 
Na via seca, a substância em estudo e os reagentes estão no estado sólido e, geralmente, a reação é realizada quando aquecida a alta temperatura. Como exemplo da via seca, temos: os sais de sódio, que quando introduzidos por meio de um fio de platina ou Ni-Cr no cone exterior da chama do bico de Bunsen, apresentam a coloração amarela; os sais de potássio, a cor violeta; os sais de estrôncio, cor vermelho carmim; os sais de bário, a cor verde; e entre outros. A via úmida, as interações entre a substância em estudo e os reagentes ocorrem em solução. As reações mais usuais em análise qualitativa são as realizadas por via úmida. Para que ocorra a reação é necessário dissolver a substância que será analisada. O solvente usado é, geralmente, água ou então os ácidos, caso a substância seja insolúvel na água.
7- O que são agentes mascarantes ?
São substâncias que são adicionadas na solução a fim de eliminar a ação interferente de íons estranhos, ou seja, reagem com os íons estranhos formando complexos bastante estáveis diminuindo assim, a sua concentração na solução analisada. Como exemplo, temos os íons Cu2+ que formam um precipitado negro de CuS e que interferem a determinação dos íons Cd2+, a medida que um precipitado amarelo brilhante de CdS é formado pela ação do H2S. Se o teste é realizado na presença de KCN (agente mascarante), os íons Cu2+ formam um íon complexo [Cu(CN)4] 3- , que não reage com o H2S. Neste caso, os íons cobre(II) são mascarados e não irão interferir na determinação do Cd2+
8- Escreva a equação de balanço de carga para o sistema formado quando uma solução de NH3 0,010 mol/ L é saturada com AgBr.
AgBr (s) ↔ Ag+ + ClAg+ + NH3 ↔ Ag(NH3) + Ag(NH3) + + NH3 ↔ Ag(NH3)2 + NH3 + H2O ↔ NH4 + + OH2 H2O ↔ H3O + + OH-
Logo, o balanço de carga é:
 [Ag+ ] + [Ag(NH3) + ] + [Ag(NH3)2 + ] + [H3O + ] + [NH4 + ] = [OH- ] + [ Br - ]

Outros materiais