Buscar

Discursiva 1 Psicologia da Infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursiva 1 Psicologia da Infância
1
Como a criança era vista no passado? Como ela é vista hoje?
O “ser criança” mudou muito através do tempo. A construção de um conceito em que a criança está no centro das atenções da sociedade é mais recente do que se imagina [...].
Reportagem disponível em: http://www.fmcsv.org.br/pt-br/acervo-digital/Paginas/default.aspx?Formatos=Artigos
 
A partir desta problematização inicial, retome os capítulos iniciais de nossa disciplina, o fórum de conteúdos e resolva o que propomos na questão discursiva.
Construa um projeto a ser desenvolvido junto à comunidade escolar para a conscientização quanto ao consumismo e às propagandas que afetam o público infantil. Planeje os seguintes itens do projeto:
- Título (de acordo com o tema)
- Objetivo Geral
- Justificativa
- Segmentos da escola que irão participar (turmas, setores, familiares, convidados, etc).
-Atividades a serem desenvolvidas no decorrer de 5 (cinco dias).
-Avaliação do Projeto
- Organize seu estudo em um parágrafo que contenha entre 10 e 15 linhas.
- Cuide para escrever com coerência, organização de ideias e de forma ortográfica.  
Peso: 3.0
	
* O título do meu projeto: Por uma infância livre de consumismo! Problematizando o consumismo e a infância. * Este projeto tem como objetivo apresentar e discutir junto à comunidade escolar, e principalmente problematizar o projeto também com os pais e familiares dos alunos. * Porque com o surgimento e desdobramentos do movimento: Infância Livre de Consumismo. Trata-se de iniciativa de uma professora junto com seus alunos, que ela passa a idéia para as outras professoras organizam o projeto durante cinco dias e fazem atividades diferenciadas, e mostram o caminho para que as crianças possam interagir com os amigos e poder conviver naturalmente sem que nada interfira. * É fundamental a valorização da experiência e bagagem de cada aluno na formulação do problema e no desenvolvimento do Projeto. E orientar cada aluno, em direção a um objetivo que dará sentido as várias atividades que serão desenvolvidas pelo grupo. A participação maior é das turmas dos anos iniciais. No projeto também participam os pais e familiares dos alunos. *Nos tempos de hoje, os meios de comunicação são muito importantes, porem a infância está sendo muito prejudicada com tudo isso, todos os meios de publicidade que giram em torno das propagandas infantis tem afetado uma grande parte das crianças. Assistindo a tantas propagandas ficam encantadas com tantas novidades. Desde pequenos já se tornam consumistas, crianças de famílias mais carentes ficam mais afetadas pelo sentimento de querer ter o objeto, seja roupas calcados ou brinquedos e não poderem pela condição financeira que sua família se encontra. Estar em um grupo de crianças na qual todos tem o objeto alvo, que está na moda e não poder, afeta até mesmo o psicológico da criança. A tecnologia apresentada nos meios de comunicação tem afetado o objetivo da infância que gira em torno das brincadeiras, das mais populares, das que não envolvem a tecnologia, que são os celulares, vídeo,games, tabletes entre outros. Na infância dessa nova geração nem se quer conhecem as brincadeiras mais comuns de anos atrás. Nas salas de aulas, o professor deve tentar resgatar esse tipo de sentimento, do poder brincar e não o ter, nem o consumir. Ter a liberdade de brincar, aproveitar a infância, essa fase que passa muito rápido.

Outros materiais