A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação Final Sociedade Educação e Cultura

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Ester Teixeira Salome (1487652)
	Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:423290) ( peso.:3,00)
	Prova:
	8166591
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Nos dias atuais, as pessoas organizam suas vidas com extrema ênfase no consumo e na publicidade. Alguns indivíduos buscam mais o ?ter? que o ?ser?, priorizando produtos e serviços do consumo. As crianças acabam sendo as maiores vítimas da publicidade intensa das novas necessidades humanas. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A criação de novas necessidades de consumo tem colaborado à concentração de estudo dos alunos em sala de aula.
	 b)
	O mercado de serviços e produtos cria constantemente novidades e necessidades de consumo através da publicidade.
	 c)
	Na última década (2010), ocorreu uma drástica redução da publicidade voltada ao público infantil.
	 d)
	O mercado de produtos ainda tem pouca influência nas inovações do campo educacional, como em mochilas, livros infantis e jogos.
	2.
	?Voracidade? é um texto de Luís Fernando Veríssimo que apresenta uma crítica ao modelo social baseado no consumo exagerado. Nesse caso, o autor faz uma reflexão ao descrever as atitudes de um indivíduo que frequenta o cinema numa determinada cidade norte-americana. Veríssimo compara as atitudes do consumidor no cinema com a mentalidade americana de consumo pouco consciente. No contexto da crítica do autor e de nossa realidade educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A economia de consumo oferece a oportunidade de sermos infantis sem parecermos insanos.
II- O modo social baseado neste tipo de consumo permite a realização dos sonhos de criança, momento de ausência do senso crítico.
III- Ao professor cabe a responsabilidade de banir o infantilismo consumista do ambiente escolar através de leis e sanções.
IV- O ambiente escolar é um espaço isento de problemas ou responsabilidades ligadas às questões econômicas ou morais.
FONTE: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A mesa voadora. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 154p.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	3.
	O conceito de raças humanas é considerado superado ou ultrapassado, pois todos os homens e mulheres pertencem a uma única raça: a humana. O conceito raça foi substituído pelos antropólogos pelo termo etnia. Assim, compreendendo esse importante conceito: o que podemos compreender por etnocentrismo?
	 a)
	Atitude de compreender as culturas humanas de modo hierarquizado, sendo uma sociedade considerada superior a outras.
	 b)
	Atitude de compreender as sociedades humanas como sendo simbolicamente iguais, sendo as diferenças visíveis, como a cor de pele ou vestes, mera expressão cultural que não invalida as relações sociais profundas entre grupos diferentes.
	 c)
	Atitude de compreender as culturas humanas de modo relativo, isto é, não existem grupos humanos superiores ou inferiores aos outros, pois são apenas diferentes.
	 d)
	Atitude de compreender uma cultura humana em suas idiossincrasias, isto é, em suas especificidades que a singularizam.
	4.
	Émile Durkheim (1858-1917) foi um teórico francês que contribuiu significativamente para com a legitimação e o reconhecimento da disciplina de Sociologia. Para tanto, fez-se necessário defender determinados pressupostos, funções e campo de atuação e abrangência da mesma. Com relação às teorias propostas por Durkheim à Sociologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sociedade é semelhante a um corpo vivo, formado por sistemas, órgãos, articulações, entre outros.
(    ) A sociedade deve ser entendida como um corpo que é composto de várias partes que funcionam independente do todo.
(    ) A sociologia deve encontrar remédios para as patologias sociais, ou seja, tratar os fatos que estão fora dos limites permitidos pela ordem e moral da sociedade, a fim de restabelecer o seu bom funcionamento.
(    ) A sociologia deve ter a finalidade de somente explicar a sociedade, ou seja, apresentar como acontecem e funcionam os fatos sociais, sem interferir com projetos e ações reguladoras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	As concepções de sociedade da época medieval e renascentista são muito distintas entre si, apesar de a segunda ser a sequência da primeira, são caracterizadas por aspectos contraditórios, controversos, que se contrapõem e negam um ao outro objetivamente. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade medieval.
II- Sociedade renascentista.
(    ) As mentalidades eram fortemente marcadas pela cultura antropocêntrica, ou seja, o homem representava a medida de todas as coisas e o centro do universo.
(    ) As mentalidades eram caracterizadas pelo teocentrismo, que significava que Deus era o centro das atenções e/ou ainda, Deus era a medida de todas as coisas.
(    ) A sociedade era imutável e para isso buscavam-se justificativas das mais variadas, mas tendo como o ponto de sustentação a vontade de Deus.
(    ) Foi marcada pela ascensão do capitalismo e do mercantilismo, pela ampliação e fortalecimento do sistema bancário e pelo surgimento de uma nova classe social: a burguesia. 
(    ) O racionalismo e as pesquisas científicas e pensadores como Pietro Pomponazzi, Galileu Galilei, Copérnico e Leonardo da Vinci se destacaram na realização de estudos e experimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II - II.
	 b)
	II - II - I - I - II.
	 c)
	II - I - I - II - II.
	 d)
	I - II - II - II - I.
	6.
	As deficiências de aprendizagem são apontadas como as principais responsáveis pela falência de muitas empresas e instituições. Estas representam sintomas de problemas e também ?mitos? mais profundos, indistintamente. Com relação às posturas que indicam as principais expressões de deficiências de aprendizagem no interior de uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Fixação em eventos; a cura pode ser pior que a doença; Eu sou meu cargo.
	 b)
	Eu sou meu cargo; a cura pode ser pior que a doença.
	 c)
	Eu sou meu cargo; o inimigo está lá fora; a ilusão de assumir o comando.
	 d)
	Mais rápido significa mais devagar; a cura pode ser pior que a doença.
	7.
	A necessidade de integrar crescimento e preservação ambiental tem feito com que os temas relacionados a esta temática sejam levados à comunidade escolar e à sociedade como um todo com o objetivo de se pensar estratégias e realizar projetos nesse sentido. Com relação a esta realidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O crescimento deve ser a prioridade nos projetos de governo, organizações, ambientes escolares e no interior da sociedade.
	 b)
	É necessário organizar um crescimento econômico e consumo de matérias-primas de modo sustentável.
	 c)
	O planeta Terra possui uma reserva muito grande de recursos naturais, e somente as futuras gerações deverão começar a discutir o tema.
	 d)
	As organizações e o mercado de produtos devem ampliar suas atividades sem restrições, somente a educação e os governos devem dar atenção a estes temas.
	8.
	Podemos observar que o mundo viveu nas últimas três décadas alterações no campo econômico. Estas modificaram profundamente as dinâmicas sociais. Algumas características padrão, como moedas diferentes para os diferentes países e uma intervenção do Estado nas dinâmicas econômicas hoje são consideradas obsoletas. O exemplo europeu, com uma moeda única (o

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.