Buscar

Minimundo - Locação de Mídias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Minimundo:
Uma pequena locadora de filme precisa gerenciar suas locações. A locadora possui inúmeros filmes, que são disponibilizados aos clientes por meio de mídias. 
Um filme pode ter várias mídias e uma mídia possui apenas um filme. Dessa forma, é possível que a locadora faça a locação de 10 filmes de Velozes e Furiosos, pois possui 10 mídias desse filme. Para cada filme é necessário saber qual é o seu gênero (comédia, terror, etc) e também sua classificação (livre, 12 anos, etc). No cadastro do filme também é necessário armazenar título, valor da diária e sinopse.
Cada mídia disponível possui um tipo de mídia (DVD, blu-ray, etc.) e um tipo pode ser de várias mídias. A mídia possui um status que indica se está disponível (na prateleira) ou indisponível (locada). 
O cliente, para locar alguma mídia, precisa ser previamente cadastrado. No cadastro do cliente é necessário armazenar: nome, cpf, fone, email e um status, que indicará se está ativo ou não. O cadastro do cliente é feito por um funcionário, que também está cadastrado com as seguintes informações: nome, cpf, fone, salario e carga_horária. Não há a necessidade de saber qual funcionário efetuou o cadastro de algum cliente.
Uma locação pode ser feita por um único cliente e um cliente pode fazer várias locações. Uma locação é registrada por um funcionário e um funcionário pode registrar várias locações. No registro da locação, o funcionário informa a data da retirada e as mídias a serem locadas. Uma locação possui várias mídias locadas e uma mídia pode ser locada várias vezes, em períodos diferentes.
Uma locação, após ser registrada, obtém um status de “confirmada” e sua data da devolução será informada apenas quando o cliente devolver as mídias. 
Na devolução das mídias pelo cliente, um funcionário registra a data de devolução da locação e altera o seu status para “finalizada”. Além disso, é calculado o valor total da locação por meio da multiplicação do valor da diária do filme pelo total de dias da locação. O valor total da locação deve ser armazenado na locação, pois assim, será calculado o faturamento da locadora. É necessário saber qual foi o funcionário que finalizou cada locação.
Dicas para elaboração do Modelo Conceitual:
É possível elaborar uma Herança envolvendo cliente e funcionário, pois possuem atributos em comum.
Funcionário se associa duas vezes com a Locação, uma para associar o funcionário que registrou a locação e, outra, para associar o funcionário que a finalizou.
O valor da diária será armazenado no filme e não na mídia.
A locação é de mídias e cada mídia contém um filme.
A locação possui data da retirada e data da devolução.
Cada mídia tem um tipo de mídia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais