Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO AV1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701832530)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conforme nossos estudos, podemos afirmar que todos os ítens abaixo listados constituem Elementos caracterizadores do Empresário, EXCETO:
		
	
	A finalidade lucrativa
	
	A Produção ou circulação de Bens.
	 
	O exercício de profissão intelectual.
	
	O profissionalismo.
	
	A Organização.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701831970)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando a previsão legislativa acerca do empresário e o respectivo exercício regular da atividade empresarial, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Caso venha a admitir sócios, o empresário individual poderá solicitar ao Registro Público de Empresas Mercantis a transformação de seu registro de empresário para registro de sociedade empresária.
	 
	Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, inclusive aquele que exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.
	
	Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos.
	
	A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas.
	
	É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701832546)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Novo Código Civil , desde 2002, partilhou em dois grandes grupos as sociedades , como: sociedades não personificadas e sociedades personificadas. Sendo, assim, identifique as sociedades personificadas:
		
	
	- As Sociedades Comuns: Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante. E as As Socidades Simples : Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial
	
	As Sociedades Comuns : Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular. A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais. E as Sociedades em conta participação : Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante.
	
	As Socidades Simples : Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial. E as Sociedades empresárias : Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede
	 
	As Sociedades Simples: Exercem uma atividade econômica ou não, porém, não organizada e adquirem personalidade jurídica quando fazem inscrição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas de sua sede. E as Sociedades Empresárias: Têm por objeto o exercício da empresa e adquirem personalidade jurídica com o registro de seus atos constitutivos na Junta Comercial.
	
	As Sociedades Comuns: Não tem personalidade jurídica, não possui firma social, nem se revela publicamente a terceiros. Nela, figuram duas categorias de sócio: ostensivo e participante. Sociedades em conta participação: Não tem seus atos constitutivos inscritos no registro competente. Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum, ainda que irregular. A responsabilidade dos sócios será solidária e ilimitada pelas obrigações sociais
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702246402)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca dos Princípios da Anterioridade (Art. 150, III, b) e Anterioridade Nonagesimal (Art. 150, III, c), analise as questões abaixo e marque a alternativa correta: I- O ITR não está obrigado nem a Anterioridade nem a Noventena. II- O Empréstimo Compulsório com fundamento no Art. 148, II, da CF está obrigado tanto a Anterioridade como a Noventena. III- As Contribuições Especiais não estão obrigadas nem a Anterioridade nem a Noventena. IV- O Imposto de Renda não está obrigado nem a Anterioridade nem a Noventena. V- O IE está não obrigado nem a Anterioridade nem a Noventena.
		
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente a alternativa II está correta.
	
	Estão corretas as alternativas I, III e V.
	 
	Todas as alternativas são falsas.
	
	Estão corretas as alternativas II e IV.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701832539)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A aplicação da Teoria da Empresa foi inserida no sistema jurídico brasileiro com o advento do Código Civil de 2002 e consagra o que há muito tempo os tribunais já aplicavam, essa relevância diz respeito.
		
	
	Ao Direito Empresarial.
	
	A habitualidade na prática comercial.
	 
	As atividades economicamente organizadas.
	
	Ás relações empresariais
	
	Ao empresário.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201701833195)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com base na teoria geral das obrigações, entende-se que a obrigação tributária constitui-se em dois tipos de obrigação. Assim, analise cada tópico e, após, marque a alternativa correta:
		
	
	O não pagamento de uma obrigação principal não enseja nenhuma penalidade pecuniária.
	
	Entende-se por obrigação principal a prestação a qual se obriga o sujeito passivo, sendo esta de natureza não patrimonial.
	
	Nem sempre é uma quantia em dinheiro, ou seja, uma obrigação de dar dinheiro, de pagar.
	
	possui capacidade tributária limitada, que será plena ao completar dezoito anos.
	 
	Entende-se por obrigação principal a prestação a qual se obriga o sujeito passivo, sendo esta de natureza patrimonial.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701832719)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito da contribuição de melhoria é correto afirmar:
		
	
	é um tributo cobrado quando há a realização de qualquer obra pública
	 
	é um tributo cobrado sobre a valorização de imóvel particular em decorrência de obra pública
	
	é um tributo cobrado somente quando a obra pública melhora o fornecimento de serviços públicos gerais
	
	não é um tipo de tributo, é uma contribuição
	
	           é um tipo de imposto que tem como fato gerador uma contribuição do sujeito passivo para com os cofres públicos
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701832716)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O preço público é uma remuneração paga pela pessoa na sociedade pela utilização de determinados serviços, ou seja, que guardam semelhança com taxas de serviço, devido ao fato de serem contraprestacional. Contudo, os preços públicos são diferentes das taxas, pois
		
	
	são não compulsórios, de natureza legal, para a prestação apenas de serviços essenciais.
	
	são compulsórios e não compulsórios de natureza legal.
	
	são compulsórios e surgem por imposição legal
	 
	não são compulsórios e o dever de pagá-los não surge por imposição legal, mas entre um contrato do usuário do prestador de serviços.
	
	são obrigatórios e compulsórios por força da lei, aplicando-se apenas aos serviços públicos essenciais.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201701833286)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	(FCC/2011) Em nosso sistema tributário, a diferença entre o contribuinte e o responsável tributário é que
		
	 
	somente o contribuinte pode impugnar a constituição do crédito tributário, mediante oferecimento de defesa fiscal.  
	 
	enquanto o contribuinte realiza o fato gerador, a responsabilidade deste último deriva exclusivamenteda lei.
	
	este último é sempre uma pessoa física.
	
	aquele responde pelos impostos e estes pelas taxas regularmente instituídas.
	
	este último somente responde nos casos de impossibilidade do cumprimento da obrigação pelo contribuinte.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201701832647)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A cobrança de tributo no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que o instituiu não é permitida em face do princípio da
		
	
	anualidade
	
	legalidade
	
	irretroatividade
	 
	anterioridade
	
	igualdade

Continue navegando