Buscar

Trabalho de ERP Informatoca (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: EDMIL PEREIRA DOS SANTOS
Matricula: 20110210553-8
Planejamento de recurso corporativo (em inglês enterprise resource planning - ERP) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
Os ERP em termos gerais, são plataformas de software desenvolvidas para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
ERP é a espinha dorsal dos negócios eletrônicos, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa, por exemplo, de processamento de pedido de vendas, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição e finanças.
SURGIMENTO
No início da década de 70, a expansão econômica e a maior disseminação computacional geraram o planejamento dos recursos de manufatura (manufacturing resource planning- MRP), antecessores dos sistemas ERP. Sendo futilizada como parte de suas operações, esta aplicação "explode" um item nas suas partes constituintes, de modo que possam ser encomendas ou produzidas. A saída do MRP segue para o departamento de compras que deve adquirir matéria prima necessário para produção onde o departamento de compras faz o pedido aos vendedores que fornecem matéria prima para a empresa. O vendedor remete os produtos para fábrica e envia uma fatura para pagamento através da função de contas a pagar da firma.4 . Eles surgiram já na forma de conjuntos de sistemas, também chamados de pacotes, que conversavam entre si e que possibilitavam o planejamento do uso dos insumos e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos.
Seguindo a linha evolutiva, a década de 80 marcou o início das redes de computadores ligadas a servidores – mais baratos e fáceis de usar que os mainframes – e a revolução nas atividades de gerenciamento de produção e logística. O MRP se transformou em MRP II (que significava Manufacturing Resource Planning ou planejamento dos recursos de manufatura), que agora também controlava outras atividades como mão-de-obra e maquinário.
Na prática, o MRP II já poderia ser chamado de ERP pela abrangência de controles e gerenciamento. Porém, não se sabe ao certo quando o conjunto de sistemas ganhou essa denominação.
O próximo passo, já na década de 1980, serviu tanto para agilizar os processos quanto para estabelecer comunicação entre essas “ilhas” departamentais. Foram então agregados ao ERP novos sistemas, também conhecidos como módulos do pacote de gestão. As áreas contempladas seriam as de finanças, compras e vendas e recursos humanos, entre outras, ou seja, setores com uma conotação administrativa e de apoio à produção ingressaram na era da automação.
A nomenclatura ERP ganharia muita força na década de 1990, entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor – microcomputadores ligados a servidores, com preços mais competitivos – e não mais mainframes. E também por ser uma ferramenta importante na filosofia de controle e gestão dos setores corporativos, que ganhou aspectos mais próximos da que conhecemos atualmente.
As promessas eram tantas e tão abrangentes que a segunda metade daquela década seria caracterizada pelo "boom" nas vendas dos pacotes de gestão. E, junto com os fabricantes internacionais, surgiram diversos fornecedores brasileiros, empresas que lucraram com a venda do ERP como um substituto dos sistemas que poderiam falhar com obug do ano 2000 – o problema na data de dois dígitos nos sistemas dos computadores.
 Custos do Sistema ERP
A implementação do sistema ERP é comparável a um transplante de cérebro. Desativamos todas as aplicações da companhia e passamos a utilizar o software de uma empresa especializada em sistemas gerências para empresas. O risco, evidentemente, seria a interrupção das atividades da empresa, porque se o ERP não for implementado corretamente, com certeza você acabará matando a companhia. (Jim Prevo, Ceo da Green Mountain Coffee)
Embora as vantagens sejam muitas, os custos e riscos também são consideráveis. Os custos de hardware e software são uma pequena parte dos custos totais, e que os custos de desenvolvimento de novos processos empresariais (reengenharia) e de preparação dos funcionários para a utilização do novo sistema (treinamento e gestão das mudanças) compõem a maior parte da implementação de um novo sistema ERP. A conversão de dados do antigo9 sistema legado para o novo sistema ERP interfuncional é outra grande categoria dos custos de implementação do ERP. Os custos e riscos de fracasso da implementação de um novo sistema ERP são significativos. A maioria das companhias tem tido sucesso na implementação de ERP, no entanto, uma minoria razoável de empresas sofre fracassos estrondosos e danosos para a companhia como um todo. Grandes perdas de receita, lucros e participação de mercado ocorrem quando os processos empresariais básicos ou os sistemas de informação falham ou não funcionam corretamente. Em muitos casos, pedidos e entregas são perdidos, mudanças no estoque não registradas corretamente, e falta de itens, por semanas ou até meses, é causada pela imprecisão dos níveis de estoque. Companhias como Hershey Foods, Nike, A-DEC e Connecticut General arcaram prejuízos que, em alguns casos, chegaram a centenas de milhões de dólares.
Custos típicos na implementação de um novo sistema ERP:
Reengenharia 40%
Conversão de dados 20%
Treinamento e gestão de mudanças 15%
Software 15%
Hardware 15%
COMO ADQUIRIR O SISTEMA 
A seguir segue-se exemplos de sete empresas que comercialisão o sistema o sistema ERP,
 - GESTÃO EMPRESARIAL | ERP
CIGAM SOFTWARE CORPORATIVO S.A.
RES: Senior Website - Interesse
	Entrada
	x
		Priciely Ribeiro <priciely.ribeiro@senior.com.br>
	23 de abr (Há 2 dias)
	
	
		para mim
	
	
	
Edmil, bom dia.
 
Agradeço seu contato e interesse na Senior.
 
Tentei contato no telefone indicado, porém, sem sucesso. Gostaria de entender melhor sua necessidade e direcionar seu contato para nossa área de vendas que poderá lhe apresentar nossa solução.
 
Se preferir podemos também conversar por e-mail. Para poder lhe fornecer uma estimativa de investimento da solução, preciso de algumas informações como:
 
· Quais processos precisa executar com o auxílio do sistema;
· Número aproximado de funcionários da empresa;
· Número estimado de pessoas que vão utilizar o sistema;
· Se já utilizam um sistema, informar qual.
· CNPJ de sua empresa.
 
Fico no aguardo!
 
Atenciosamente,
 
	
 
De: Edmil Santos [mailto:edmilpsantos@gmail.com] 
Enviada em: quarta-feira, 22 de abril de 2015 19:55
Para: Fale Conosco
Assunto: Senior Website - Interesse
BIBLIOGRAFIA 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_integrado_de_gest%C3%A3o_empresarial 
https://www.google.com.br/search?q=erp&rlz=1CASMAE_enBR620BR620&espv=2&biw=1366&bih=633&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=Vjw4VaDbCcW2sAXG84DoBg&ved=0CAcQ_AUoAQ
http://www.senior.com.br/solucoes/gestao-empresarial-erp/
http://www.cigam.com.br/erp-cigam
http://sistemaerp.org/
http://www.sankhya.com.br/erp.htm 
http://www.alterdata.com.br/Conexus
http://www.freedom.org.br/freedomerp-website/
http://www.acomsistemas.com.br/erp-everest/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais