Buscar

Logística Reversa no Brasil

Prévia do material em texto

Logística Reversa – 18/02/2014
Introdução
A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retorno de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos nas indústrias de bebidas, com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que a embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final.
Esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis. Contudo, empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental, também conhecida como "logística verde"; começaram a reciclar materiais e embalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas e caixas de papelão, entre outras, que passaram a se destacar como matéria-prima e deixaram de ser tratadas como lixo.
Desta forma, podemos observar a logística reversa no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam a diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima.
Logística Reversa no Brasil
Ao final dos processos logístico realizados nos armazéns, são descartadas quantidades enormes de materiais como fitas de arquear de aço e plástico, papelão, espumas plásticas, paletes de madeira, filmes de polietileno, espumas plásticas, entre outros. Esses materiais, além de não poderem ser simplesmente atirados em um aterro sanitário, causando sérios impactos ao ambiente, constituem bens que podem ser reutilizados nos processos produtivos proporcionando retorno econômico às empresas.
 O aspecto mais significativo da logística reversa é a necessidade de máximo controle quando existe produtos vencidos ou contaminados. Assim, a retirada desses produtos do mercado é semelhante a uma estratégia de serviço máximo ao cliente que deve ser realizado sem se considerar o custo.
A logística reversa é a área da logística integrada que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, ao retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo, ao ciclo dos negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros.
Ela pode ser ainda dividida em duas áreas de atuação: logística reversa de pós -venda e logística reversa de pós-consumo. A primeira pode ser entendida como a área da logística reversa que trata do planejamento, do controle e da destinação dos bens sem uso ou com pouco uso, que retornam a cadeia de distribuição por diversos motivos: devoluções por problemas de garantia, avarias no transporte, excesso de estoques, prazo de validade expirado, etc.
A logística reversa de pós-consumo trata dos bens no final de sua vida útil, dos bens usados com possibilidade de reutilização das embalagens, paletes e dos resíduos industriais.
Na logística dos transportes a definição de logística reversa está no aproveitamento máximo da capacidade de carga dos veículos transportadores tanto na ida como na volta reduzindo o custo do frete, com menos veículos transportando a mesma carga, menor consumo de combustível e conseqüente diminuição da poluição.
Acontece que o contrário também pode acontecer, e é o que notamos com mais freqüência, isto é, materiais que voltam a seus centros produtivos devido às falhas produção, pedidos emitidos em desacordo com aquilo que o cliente queria, troca de embalagens e outros motivos.
Esse tipo de processo reverso da logística acarreta custos adicionais, muitas vezes altos para as empresas, uma vez que processos como armazenagem, separação, conferência e distribuição serão feitos em duplicidade, assim como os processos, os custos também são duplicados.
Exercícios – (Responda com suas palavras)
1. O que é logística reversa ?
2. Quais as áreas de atuação da logística reversa ?
3. O que é logística reversa de pós-venda?
4. Defina logística reversa de pós-consumo.
5. Por que implantar a logística reversa Brasil ? Cite os benefícios.
6. Como as empresas podem transformar a logística reversa em uma vantagem competitiva?

Continue navegando

Outros materiais