Buscar

Teoria Geral da Admisnitração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade de Administração Teoria Geral da Administração
RELATÓRIO FINAL – PROBLEMA nº 03 Data:    20  /  03   /  14  
	Equipe nº 01
Sala: H15-08
 Noturno
	Nome e último sobrenome
	Papel
	RA
	
	Joyce Almeida
	Coordenador
	14648067
	
	Rafael Wagner
	Porta-voz
	14651624
	
	Ramon Frias
	Redator
	14117030
	
	Gabriela Cremasco
	Membro
	14168777
	
	Thalita Silva
	Membro
	14653026
	
	Amanda Alegre
	Membro
	14118194
PROBLEMA, TÓPICOS DE PESQUISA E PLANOS DE ESTUDO
O problema identificado pelo grupo foi “Falta de interação entre os gerentes”.Definimos que os tópicos pesquisados seriam: modelos de administração, estratégias de participação e envolvimento no processo decisório.O grupo utilizou como material para pesquisa livros da biblioteca da universidade.Todos os integrantes do grupo participaram de comentários de artigos e contribuíram ativamente nas pesquisas.
CONCEITOS RELEVANTES
Em Maximiano (2009), existem alguns elementos que podem influenciar no comportamento das pessoas nos grupos, organizações e sociedades. Estes são: Autoridade, obediência, liderança, disciplina e autonomia. Há dois modelos de administração, que usam em formas diferentes estes ingredientes: modelo diretivo (diretivo-autoritário) e o modelo participativo (consultivo). Estes seguem tendências totalmente opostas. Por exemplo: modelo diretivo a estrutura administrativa é centralizada a autoridade formal e a burocracia são usados predominantemente em seus mecanismos, para obter a obediência. Ou seja, quanto mais forte a autoridade dos chefes e menor a autonomia das pessoas e mais diretivo é o modelo de administração.
Existem inúmeros problemas relacionados ao modelo diretivo, um deles especificamente é a insatisfação dos trabalhadores. A divisão do trabalho, do modo que é feita desde os pioneiros como Taylor e Ford, que enfatizaram a padronização de trabalho que gera como resultado o desinteresse, insatisfação, desmotivação, absenteísmo, doenças profissionais e alcoolismo, sem se esquecer de sabotagens e falta de qualidade. 
No modelo participativo o que se predomina é a liderança, disciplina e autonomia. Ou seja, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho. A disciplina não é imposta por meio de regulamentos, quanto maior a autonomia e quanto maior a possibilidade de tomarem as decisões que afetam seu próprio trabalho , mais participativo será seu modelo administrativo(MAXIMINIANO, 2009).
Estratégias utilizadas na administração participativa são baseadas em quatro categorias principais: aprimoramento da informação, participação no processo decisório, participação na decisão e participação nos resultados.
Aprimoramento de informações, são meios que buscam canais de comunicação de com o funcionário, seja eles programas de sugestões, pesquisas de clima organizacional, reuniões com gerentes ou colocando painéis nos locais de trabalho com informações a respeito do volume de produção, qualidade e satisfação(MAXIMINIANO,2009).
Envolver é fazer uma consulta, em grupo ou individualmente dentro da empresa para solução de problemas. As pessoas passam a dar opiniões aos gerentes para que possa tomar decisão. Existem três modalidades principais: decisões participativas, equipes autogeridas e co-gestão ou participação na direção da empresa (MAXIMINIANO,2009).
Decisões participativas (consultivas e compartilhadas): As decisões consultivas são consultas para pedir opiniões sobre a tomada de decisão. E as decisões compartilhadas são aquelas onde há compromisso de acordo na tomada de decisão, o grupo entra em um consenso para a decisão final.
Equipes autogeridas (autocráticas): Tem como mecanismo a delegação de autoridade e aprimoramento da comunicação e são caracterizadas basicamente por autonomia e responsabilidade nas decisões finais.
Participação na direção: A co-gestão implica a divisão de poder dentro da estrutura organizacional. É a representação institucional dos funcionários na administração da empresa(MAXIMIANO, 2009).
Participação da direção ou co-gestão, são colegas de trabalho eleitos para a representá-los, perante a diretoria ou algum órgão de consulta(MAXIMINIANO,2009).
Participação nos resultados que consiste em, abonos salariais, comissões sobre vendas ou produção, participação de lucros e premiações para sugestões que resultem em melhorias para empresa(MAXIMINIANO,2009).
POSSÍVEIS SOLUÇÕES
O grupo analisou o “Problema ocorrido na empresa” e concluímos que há falta de interação entre os chefes, Paulo gerente de ‘’Organização e Métodos – O&M’’ , João gerente de Recursos Humanos e Carlos gerente da produção. O comportamento autoritário imposto pelo método de racionalização de Paulo apesar de ganhos em produtividade, ele não teve uma visão sistêmica da organização levando resultados negativos para os outros departamentos da empresa, fazendo com que ela entre em desequilíbrio entre os setores. 
Como solução do problema é fundamental que se tenha a implantação da administração participativa com o foco em mudanças de comportamento, estrutura e visão sistêmica. O comportamento autoritário e impositivo deve ser substituído por cooperação mútua, liderança, negociações e responsabilidade. Deve-se principalmente, consultar e perguntar, obter o maior número de informações e traçar um planejamento extra-setorial. Esta estrutura estimula a integração que é essencial para a gestão. Portanto o melhor modelo a ser considerado é o de João, já que este é um modelo participativo. Além disto, é necessário o envolvimento de co-gestão ou um líder informal no processo decisório, de forma que pudesse trazê-lo para o lado da empresa, e assim fazendo enquadrar os funcionários nas normas de empresa. Também é essencial que a empresa pratique formas participação nos resultados, como abonos salariais, comissões por meta atingidas e premiações para sugestões de melhorias da empresa ou departamento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MAXIMINIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2009
�PAGE �

Outros materiais