Buscar

Roteiro de Estudo - Leis de Trânsito, Armas e Drogas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões Roteiro de Estudo: Trânsito, Armas e Drogas
Profª Ilma Calixto
Os crimes definidos no Código de Trânsito são todos de perigo? Explique.
	Não. Excetuando-se os delitos previstos nos arts. 302 (homicídio culposo) e 303 (lesão culposa), que são crimes de dano, todos os outros previstos na lei são crimes de perigo. Portanto, a lei prevê crimes de perigo e de dano.
Os crimes de perigo do Código de Trânsito são de perigo concreto ou abstrato? Explique.
Caso o condutor do veículo seja inabilitado para dirigir e tenha causado um acidente no qual morre uma pessoa, tal condutor responderá pelos crimes de direção sem habilitação e homicídio culposos (arts. 309 e 302 da Lei de Trânsito), em concurso, ou apenas por homicídio culposo pelo art. 302 da Lei? Explique.
Ele responderá por homicídio culposo, do art. 302, com a causa de aumento de pena prevista no inciso I do mesmo artigo.
Como alguém pode responder apenas pelo crime do art. 304 da lei de trânsito? Explique.
É necessário ser outro condutor que, não sendo causador do acidente, não prestou nenhuma ajuda as vítimas, descumprindo o dever genérico de solidariedade que é imposto a todos.
Caso o condutor do veículo, por imprudência, cause um acidente e lesione o motorista contra o qual colidiu e depois fuja, sem prestar socorro a vitima, como responderá por esse fato? Explique.
Ele responderá pelo art. 303 (lesão culposa), com a causa de aumento de pena prevista no art. 302, inciso III, em concurso com o art. 305 (fuga do local do acidente).
O sujeito que completamente alcoolizado conduz seu veículo e vem a causar um acidente no qual mata o motorista que acidentou, responderá por qual crime? Explique.
O sujeito que participa de um racha e vem a matar uma pessoa que presenciava a competição, em razão de ter perdido o controle de seu veículo, responde por qual delito? Explique.
Trata-se de dolo eventual, pois mesmo que o agente não tenha desejado o resultado ele estava consciente do risco e o assumiu, respondendo assim pelo crime de homicídio doloso previsto no Código Penal, uma vez que a lei de trânsito prevê apenas o homicídio culposo.
Pedro permite que seu amigo João, não habilitado a dirigir, conduza o seu veículo até uma festa para qual ambos foram convidados. Durante o percurso João causa um acidente no qual provoca a morte de uma pessoa. Neste caso qual a responsabilidade de cada um? Explique?
O João responderá pelo crime do art. 302, com o aumento de pena previsto no inciso I, e Pedro pelo art. 310.
Caso o pai entregue ao filho menor, não habilitado a dirigir, as chaves do veículo de sua propriedade, e o filho venha a causar um acidente com o carro do pai, matando alguém, quem será responsabilizado por esta morte e a que título? Explique.
De acordo com a posição do TJSP, o pai responderá por homicídio culposo a título de culpa própria.
Caso alguém conduza o próprio veículo completamente embriagado, fazendo o percurso de uma festa até sua casa, de madrugada, por ruas completamente desertas, e chegar sem causar acidente algum, terá praticado crime? Explique.
De acordo com a posição doutrinária do perigo concreto, não houve crime, pois diante do caso concreto o comportamento não colocou em risco o bem jurídico tutelado. Para a posição do perigo abstrato, basta a prática do comportamento para estar caracterizado o crime.
Como o texto da lei diz que a mera condução de um veículo com a capacidade psicomotora alterada configura crime, não exigindo a existência de um risco efetivamente comprovado, adota-se a teoria do perigo abstrato e, portanto, o motorista cometeu um crime.
Diferencie porte ilegal de arma de posse ilegal de arma.
Posse ilegal seria quando a pessoa tem a propriedade indevida de uma arma, ou seja, sem o devido registro, localizada em sua residência ou estabelecimento de trabalho (desde que seja próprio). Crime previsto no art. 12 da lei.
Porte ilegal é quando a pessoa transita com a arma de um lugar para outro, seja portando, adquirindo, fornecendo, recebendo, transportando, cedendo (mesmo que gratuitamente), emprestando, remetendo, empregando no sentido de usar ou estando a arma disponível para uso imediato, cabendo nessas condutas a arma de fogo em si, acessórios ou munição, sem o devido registro e a concessão do porte.
Caso uma pessoa seja flagrada pela polícia trazendo uma arma desmuniciada, para a qual não tem porte, trancada no porta-luvas de seu carro, estará praticando crime? Explique.
A doutrina entende que estando inacessível a arma para uso imediato não se configura o crime de porte ilegal, por não constituir risco efetivo aos bens jurídicos tutelados.
Trazer arma de brinquedo consigo sem autorização constitui criem? Explique.
Não constitui crime, pois o brinquedo não é uma arma, não sendo necessário porte nem registro para a mesma, sendo um fato atípico.
Intimidar alguém com arma de fogo de brinquedo para que a vítima não reaja enquanto lhe subtrai os valores, constitui crime de roubo com pena aumentada pelo uso de arma de fogo, ou apenas roubo? Ou será concurso por roubo e porte ilegal de arma? Explique.
Será crime de roubo, pois a vítima sofreu uma violência moral por acreditar que a arma era real, mas não prevalece a causa de aumento de pena por uso de arma de fogo por seu o objeto de brinquedo e não implicou em maiores riscos para a vítima.
O policial que, tendo filho pequeno em casa, não guarda a arma em local fora do alcance da criança, sendo que esta a pega para brincar, terá praticado crime? Explique. E se a criança acabar disparando a arma e vier a matar alguém, qual será a responsabilidade do pai policial? Explique.
Se a criança tiver acesso a arma por conta de descuido do pai, este terá cometido o delito de “omissão de cautela” (art. 13). Caso o menor mate alguém, esse mesmo pai responderá apenas por homicídio culposo, sendo o crime de omissão de cautela absorvido pelo mais grave.
Aquele que importa armas de uso restrito, com auxílio de um agente da polícia federal, para vendê-las de forma clandestina nos fundos de sua casa está praticando qual crime? E o agente da polícia federal? Explique.
Tanto a pessoa que importa como o agende da polícia, nesse caso, responderão por tráfico internacional de armas de fogo, art. 18 da lei, com aumento de metade da pena, previsto no art. 19, por ser arma de uso restrito.
O porte de pequena quantidade de droga para uso pessoal constitui crime pela nova lei de drogas? Explique.
Constitui crime, havendo apenas uma despenalização do comportamento., que se encaixa no art. 28 da lei.
Quais os tipos penais da Lei 11.343/2006 constituem tráfico?
Os previstos no art. 33 caput e parágrafo 1º incisos I, II e III e art. 34 da lei.
Financiar o tráfico aplicando recursos econômicos em tal organização criminosa constitui tráfico? Explique. Constitui novatio legis incriminadora?
Não é crimes de tráfico, e constitui novatio legis incriminadora porque passou a incriminar um comportamento que a lei de drogas revogada não incriminava.
Duas pessoas que planejem juntas uma ação de tráfico e depois executem tal plano, responderão pelos crimes do art. 33 e 35 da lei ou apenas 33? Explique
Responderão apenas pelo crime do art. 33, pois o crime de dano (tráfico) absorverá o de perigo (associação para o tráfico – art. 35).
O médico pode praticar tráfico ao prescrever medicamento que acabe causando dependência física e psíquica ao paciente? Explique. Quando o médico praticará o crime do art. 38 da lei? Explique.
Sim, desde que praticado o delito dolosamente e visando o lucro. Quando praticar a mesma conduta só que culposamente.

Outros materiais