Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Disciplinas Norteadoras: Didática da história e geografia; Organização e metodologia do ensino fundamental; Avaliação e currículo; Educação aplicada aos cuidados da criança; Expressões artísticas na educação infantil.
DESAFIO PROFISSIONAL
São Bernardo do Campo
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A comunidade escolar tem uma população formada por diversos grupos étnicos com seus costumes, seus rituais e suas crenças. O objetivo foi observar como a escola tem aceitado o desafio de trabalhar a diversidade cultural. O trabalho diversificado envolve atividades realizadas em grupos ou individualmente, previamente planejadas ou de livre escolha por aluno e/ou professor. Diversificar não significa formar grupos homogêneos com as mesmas dificuldades, mas a diversidade existente no grupo favorecerá a troca de experiência e o crescimento de cada um. As crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro. Para compreender seu desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que elas vivem a maneira que constroem significados. Enfrentar o desafio de trabalhar a diversidade cultural na sala de aula para a mobilização das potencialidades não é tarefa fácil. Há alguns desafios que favorecem o trabalho diversificado: primeiro, o currículo, a interdisciplinaridade. Segundo a mobilização das potencialidades. Terceiro aspectos detectados na pesquisa. O método de observação sistematizado empregado ajudou a perceber que escola terá que estar disposta a romper com o sistema convencional de ensino, para produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagem.
 PALAVRAS-CHAVE: Diversidade Cultural; Currículo; Interdisciplinar
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO 
Nos dias atuais, vivemos sob uma mudança constante em todos os sentidos da vida social e cultural, o que nos leva a perceber como temos a necessidade de inclusão no nosso conhecimento da diversidade e os problemas sociais, entendendo que sempre se pode trabalhar na igualdade o que é diferente. Reconhecer que a sociedade brasileira é multicultural significa compreender a diversidade ética e cultural dos diferentes grupos, em que determinante da classe social, raça, gênero e diversidade atuam de forma marcante. A diversidade vista do ponto cultural pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças, que foram construídas pelos sujeitos sociais ao longo das relações históricas. Portanto o “diferente” só passa a ser percebido dessa forma, porque nós seres humanos assim os identificamos. Sabe-se que a escola tem função educativa e a responsabilidade de transmitir conhecimentos sistematizados, porem acaba não desempenhando seu papel devido à enorme diversidade encontrada Então na tentativa de não discriminar acaba por trabalhar as diferenças e quando ocorre trabalhar-se a diversidade, sem problematizar. Varias tentativas de mudanças tem procurado apontar as questões das relações e das situações surgidas em sala de aula, mostrando como e quando ocorrem a discriminação no espaço escolar e a dificuldade dos profissionais da educação em lidar com essas situações, pois “a luta pelo direito as diferenças sempre esteve presente na história da humanidade e sempre esteve relacionada com a luta dos grupos e movimentos que colocaram e continuam colocando em cheque um determinado tipo de poder, a imposição de um determinado padrão de homem de política, de religião, de arte, de cultura”. (GOMES, 2003, p.73). 
Para refletir sobre a diversidade cultural, a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), trouxe para análise questões relativa à diversidade cultural e a pluralidade étnica encontrada no cotidiano escolar. Com isso, surgiram os PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais), elaborado pelo Ministério da Educação, que traz como um dos temas transversais à pluralidade cultural. 
ELABORAÇÃO DO PROJETO 
Diante das observações e analise realizadas na escola, elaboramos o “Projeto “As práticas na diversidade cultural” Afim desenvolver com turma a valorização e o respeito.
TEMA: As Práticas na Diversidade Cultural 
OBJETIVO GERAL
Conhecer as diferentes etnias, respeitar as diferenças regionais brasileiras, combatendo o preconceito, a discriminação, a exclusão social, incentivando a tolerância, o respeito à solidariedade para o convívio.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer a diversidade cultural existente em nosso país bem como os seus costumes.
 • Promover reflexões nos educando sobre a extensa diversidade cultural e racial existente no país.
 • Destacar a importância e a necessidade de respeitar todas as culturas quaisquer que sejam elas. 
• Situar alguns estados brasileiros na qual a diversidade cultural tem maior ênfase
. • Abordar as questões de se valorizar e compreender um pouco mais sobre a beleza e diversidade da cultura afro-brasileira.
 • Respeitar a diversidade cultural, étnica, religiosa.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a dificuldade de convivência da turma, e a falta de tolerância demonstrada pelos pais, o que interfere de forma negativa nas ações pedagógicas realizadas com a turma Observou a necessidade de um projeto que trabalhe com valores, tolerância as diferenças, regras de convivência, identidade e autoestima.
METODOLOGIA 
No primeiro momento será aberta a discussão sobre o tema com os alunos afim de que eles exponham suas idéias sobre a diversidade cultural em nosso país. Logo a após os comentários da turma relacionados ao assunto, será proposto que eles façam uma pesquisa na internet e livros relacionados ao assunto. Após essa pesquisa será sugerido que a turma se divida em quatro grupos. E montem um painel da diversidade. Cada grupo ficará responsável por um assunto: 
1º grupo: Um pouco da história sobre a chegada dos negros no Brasil;
 2º grupo: Influências africanas na música e dança brasileira;
 3º grupo: Influências africanas na religiosidade do povo brasileiro; 
4º grupo: Influências africanas na culinária.
Depois os alunos irão juntar todos os trabalhos e montar um grande painel com recortes, colagens e desenhos, para o qual eles irão dar um título e o colocarão em exposição no corredor da escola. Para encerrar faremos um círculo aonde os educados irão falar o que acharam da atividade e o que aprenderam sobre diversidade cultural brasileira.
RECURSOS
Internet, livros, revista e jornais, TNT, cartolina, E.V.A., sulfite A4, lápis, tinta guache e materiais variados para colagem.
AVALIAÇÃO 
Os alunos serão avaliados de acordo com seu interesse em participar e colaborar nas atividades propostas.
 • De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer das aulas e se eles tiveram alguma assimilação dos objetivos propostos com a construção desses conhecimentos. 
• Através da Observação no decorrer das atividades, com o intuito de verificar a criatividade e o desenvolvimento dos alunos.
	SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM (As Práticas na Diversidade Cultural)
Turma: 1 ano B (Ensino fundamental)
	Objetivos
	Artes: Influências africanas na música e dança brasileira. Desenvolver a criatividade e imaginação do aluno, mostrar para o aluno que artes está ligada a sensibilidade do individuo ao admirar e contemplar algo e expressar isso no meio artístico, aprender fazer a releitura de determinadas obras e consegui identificar o que o autor gostaria de expressar na obra, compreender que arte pode ser feita com vários matérias e na utilização de vários recursos e as diferenças de estilos de artes, diferenças inter raciais e diferença de costumes e gostos.
História e geografia: Construir o raciocínio histórico-geográfico desenvolvendo a consciência crítica, construir a noção de tempo histórico e das diversidades culturais ao longo do tempo, compreender através da construção de conceitos a sociedade em que vive,compreender o tempo histórico e o espaço geográfico como objetos de investigação.
	ConteúdoHistória. Influências africanas na religiosidade do povo brasileiro;
Geografia : chegada dos negros no Brasil, e influência territorial que isso teve.
Artes : Influências africanas na música, dança e culinária brasileira.
	Procedimento Metodológico
	Após a realização de pesquisa dos alunos, através de livros, e alguns sites de pesquisas específicos, foi realizado pelos os mesmos um grande painel com recortes, colagens e desenhos, para o qual eles irão dar um título e o colocarão em exposição no corredor da escola. Para encerrar faremos um círculo aonde os educados irão falar o que acharam da atividade e o que aprenderam sobre diversidade cultural brasileira.
	Avaliação
	Participação dos alunos, conversa e interação com alunos nos momentos de aplicação das aulas de cada matéria, visualizando o ponto de vista crítico e a construção que cada aluno conseguiu fazer através de cada tema abordado, através dos cartazes expostos nos corredores, valendo como ponto a participação e interação de cada um, atividades avaliativas após o término de cada tema abordado.
	Recursos
	Apostila de Artes, do sistema UNO de ensino, utilização também de tinta guache, aquarela, giz de cera com as tonalidades das cores de pele, imagens e quadros de obras de artes danças e músicas Africanas.
Apostilas de História, Geografia, do sistema UNO de ensino, projetor para imagens e textos específicos de cada matéria, para se identificar e analisar diferenças de tempos e culturas, mapa, um globo terrestre médio, onde as crianças poderiam fazer a leitura dos países e continentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 
Apostilas de História, Geografia e Artes do sistema UNO de ensino
Livro Direito á Diversidade 
HTTPS://novaescola.org.br
HTTPS://www.significados.com.br/diversidade-cultural/
HTTPS://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.
HTTPS://pesquisaescolar.site/diversidade-cultural/
COMO CITAR ESTE DESAFIO PROFISSIONAL:
Disciplinas Norteadoras: Didática da história e geografia; Organização e metodologia do ensino fundamental; Avaliação e currículo; Educação aplicada aos cuidados da criança; Expressões artísticas na educação infantil.

Continue navegando

Outros materiais