Buscar

DIREITO TRIBUTÁRIO I SIMULADO E AVALIANDO

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
	Simulado: CCJ0030_SM_AV1_201407050419 V.1 
	Aluno(a): REJANE MENDES LIMA
	Matrícula: 201407050419
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Data: 27/08/2018 18:00:41 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201407832889)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analise as proposições abaixo, assinalando a alternativa CORRETA:
		
	 
	A CR/88 proíbe os entes federados de estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público ou por particulares em regime de concessão, permissão ou autorização.
	
	o STF julgou constitucional a taxa de iluminação pública, em face de sua patente especificidade e divisibilidade.
	
	as taxas são tributos não vinculados a uma contraprestação direta do Estado.
	
	O empréstimo compulsório pode ser livremente instituído por qualquer dos entes da Federação para atender a necessidades urgentes de reposição de receita nos cofres públicos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407896203)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O orçamento da União deve reunir, em única lei, os orçamentos referentes aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O ciclo orçamentário constitui processo contínuo pelo qual recursos e dispêndios em projetos e programas serão propostos, aprovados e finalmente executados. O orçamento clássico ou tradicional é aquele que:
		
	
	apresenta um planejamento estratégico com vigência de oito anos.
	
	expõe com destaque as metas, os objetivos e as intenções do Governo.
	
	apresenta um planejamento estratégico com vigência de quatro anos.
	 
	trata-se de uma simples exposição das receitas a arrecadar e das despesas de custeio, não tem cunho de planejamento.
	
	trata-se de um simples relacionamento das receitas a arrecadar e das despesas de custeio, tem cunho de planejamento.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408188893)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Dentro da limitação do ordenamento legal, ainda sim ressalvadas as exceções previstas, das alternativas abaixo assinale aquela que representa coerência de acordo com o Código Tributário Municipal.
		
	
	É vedada a divulgação, por qualquer meio e para qualquer fim, por parte do fisco articular e promover a integração e cooperação no âmbito Federal e Estadual com os municípios da região, no processo de planejamento e de gestão urbana e ambiental nas questões de interesse comum.
	
	É vedada a divulgação, por qualquer meio e para qualquer fim, por parte do fisco obter elementos que lhe permitam verificar a exatidão das declarações apresentadas pelos contribuintes e responsáveis e determinar com precisão a natureza e o montante dos créditos tributários.
	 
	É vedada a divulgação, por qualquer meio e para qualquer fim, por parte do fisco ou de seus funcionários, de qualquer informação obtida em razão do oficio, sobre a situação econômica ou financeira dos sujeitos passivos ou de terceiros e sobre a natureza e o estado.
	
	NRA
	
	É vedada a divulgação, por qualquer meio e para qualquer fim, por parte do fisco fazer inspeções, vistorias, levantamentos e avaliações nos locais e estabelecimentos onde se exerçam atividades passíveis de tributação ou nos bens que constituam matéria tributável.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407769721)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	É de iniciativa do Poder Executivo Federal apresentar os projetos de leis orçamentárias ao Congresso Nacional. Sobre o calendário de elaboração e execução das leis orçamentárias, analise os itens a seguir: I - O projeto do plano plurianual será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do último exercício financeiro do mandato do Chefe do Executivo, para vigência a partir do primeiro dia do exercício financeiro do mandato do novo Chefe do Executivo e término no último dia do exercício financeiro do seu mandato. II - O projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa, para vigência no exercício financeiro seguinte ao da sua aprovação. III - O projeto de lei orçamentária anual será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa, para vigência no exercício financeiro seguinte ao da sua aprovação. Está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	II
	
	I
	
	I e II
	 
	II e III
	
	III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408166329)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a dinâmica dos precatórios, marque a alternativa correta:
		
	
	N.D.A.
	
	os RPV somente serão pagos em 60 dias, caso seja apresentado até 1 julho do ano em curso
	
	caso algum estado da federação não tenha fixado o valor do RPV, será considerado, para os devidos fins, o valor de 30 (trinta) salários mínimos
	 
	o credor de um precatório poderá renunciar ao valor excedente, para que o pagamento seja feito por meio RPV, desde que o faça de forma expressa e antes da expedição do ofício requisitório.
	
	as requisições de pequeno valor (RPV) são aqueles definidos lei específica, por cada ente da federação que poderá fixar qualquer valor, de acordo com a sua capacidade econômica;
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201408177193)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Tributo é atividade:
		
	
	Discricionária
	
	Vinculada a decreto;
	
	Discricionária a Resoluções.
	 
	Vinculada a lei
	
	Vinculada a instrução normativa
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201407239232)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n.º 101/2000), examine as assertivas abaixo elencadas e marque a alternativa correta. Justifique a sua resposta, citando, inclusive, o direito positivo:
I - A Lei de Responsabilidade Fiscal, na qualidade de lei de normas gerais, revogou a Lei n.º 4.320/64;
II - A despesa total com pessoal é limitada a 50% da receita corrente líquida, no que se refere aos Estados e à União;
III - O Distrito Federal, por não ser ente da Federação, não é atingido pela Lei de Responsabilidade Fiscal;
IV - Dentre os objetivos perseguidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, destaca-se o equilíbrio orçamentário, só passível de ser obtido através do planejamento fiscal.
ASSINALE agora a letra adequada:
		
	 
	Tão-somente a afirmativa IV está correta.
	
	As afirmativas I, II, e III estão corretas.
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	Todas as assertivas estão erradas.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201407891549)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	17/03/2015 13h18 - Renan Calheiros promulga a PEC do Orçamento Impositivo Texto obriga governo a pagar verba a congressistas para redutos eleitorais. União ficará obrigada a destinar emendas em limite de 1,2% da receita. Antes da promulgação, a Lei Orçamentária (que prevê receitas e despesas do governo federal) autorizava despesas decorrentes das emendas, mas não impunha a liberação dos recursos. Por isso, o governo poderia cumprir ou não gastos que não são obrigatórios. Analisando o caso, verifique as seguintes afirmações: I - Orçamento impositivo é aquele em que, uma vez consignada uma despesa no orçamento, ela deve ser necessariamente executada. A despesa, por encontra-se prevista na lei orçamentária, deve ser realizada. II ¿ No orçamento autorizativo não existe obrigatoriedade de execução das despesas consignadas no orçamento público, já que o Poder Público tem a discricionariedade para avaliar a conveniência e a oportunidade do que deve ou não ser executado. III - Mesmo após a Emenda Constitucional nº 86 de 17 de março de 2015 seria temário dizer que o orçamento brasileiro agora é impositivo. Ou seja, entendemos ser errada qualquer afirmação quegeneralize o orçamento brasileiro como impositivo. Em relação às afirmações,
		
	
	Todas estão incorretas.
	
	Somente I e III estão corretas
	
	Somente I e II estão corretas.
	 
	Todas estão corretas
	
	Somente II e III estão corretas
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201407139039)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Lei de Responsabilidade Fiscal estabelece como requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação (art. 11). Em relação a essa previsão legal, é correto afirmar que:
		
	 
	o Município não pode receber transferências voluntárias se não prevê a arrecadação do imposto sobre transmissão inter vivos de bens imóveis.
	
	o Município, ente da Federação, não pode receber transferências voluntárias se não prevê a arrecadação do imposto sobre a propriedade territorial rural.
	
	o Município não pode receber transferências voluntárias se não institui taxas sobre a prestação de serviços de transporte ocorrida em seu território.
	
	o Município, ente da Federação, não pode receber transferências voluntárias da União se se omite na arrecadação de suas taxas.
	
	a renúncia de receita é vedada na Lei de Responsabilidade Fiscal.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201408132143)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A União promove a venda de ações que possui em empresa estatal e, em decorrência, pode-se afirmar que
		
	
	a venda de ações das empresas estatais da União resulta em receitas equivalentes ao produto da arrecadação de receitas correntes patrimoniais.
	
	o produto da venda constitui receita tributária.
	 
	se trata de receita de capital.
	
	o valor da venda das ações tem a mesma classificação das receitas auferidas pelo poder de polícia administrativa.
	
	a receita obtida é classificada como corrente.
	
	
		 DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
	Avaliando Aprend.: CCJ0030_SM_201407050419 V.1 
	Aluno(a): REJANE MENDES LIMA
	Matrícula: 201407050419
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	10/09/2018 21:30:01 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201407248318)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	CESPE - 2011 - TRF - 2ª REGIÃO - Considerando as especificidades dos orçamentos previstos na Lei Orçamentária Anual da União, consoante a Constituição Federal, assinale a opção correta.
		
	
	O orçamento federal de investimento das estatais abrange todas as empresas públicas e sociedades de economia mista públicas, incluindo-se as dos estados e dos municípios.
	 
	O orçamento fiscal compreende parte da administração direta e parte da administração indireta da União.
	
	O orçamento plurianual cria dotações orçamentárias para quatro anos.
	
	O orçamento previdenciário contém as dotações destinadas à saúde e à previdência
	
	O orçamento monetário destina-se às despesas e receitas do BACEN.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201407769701)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Receita Pública, classifica-se em Originária e Derivada. Analise as proposições abaixo. I - O valor do ICMS auferidos pelos Estados membros da Federação, em razão da exploração de minerais em seus territórios, tem natureza tributária, pois é pago em razão da atividade econômica explorada pelo contribuinte, quando comercializa esse produto. II - O valor dos royalties auferidos pelos Estados membros da Federação, em razão da exploração de minerais em seus territórios, tem natureza tributária, pois é pago em razão da fiscalização desempenhada pelo Estado. III - O valor dos royalties auferidos pelos Estados membros da Federação, em razão da exploração de minerais em seus territórios, tem natureza de receita derivada, pois não é tributo. IV - O valor dos royalties auferidos pelos Estados membros da Federação, em razão da exploração de minerais em seus territórios, tem natureza de receita originária, pois representa indenização pela atividade desempenhada no território do ente público. V - O valor dos ICMS auferidos pelos Estados membros da Federação, em razão da exploração de minerais em seus territórios, tem natureza de receita originária, pois representa alienação de minérios que pertencem ao Estado. Marque a Alternativa Correta:
		
	
	Todas as proposições estão corretas
	
	Há somente três proposições corretas
	 
	Há somente uma proposição correta
	
	Há somente duas proposições corretas
	
	Há somente quatro proposições corretas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408157361)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a opção correta.
		
	
	As taxas decorrentes do poder de polícia são tributos vinculados; já as taxas decorrentes de serviços são tributos não vinculados a uma atividade estatal.
	
	As taxas de serviços são tributos vinculados; já as taxas decorrentes do poder de polícia são tributos não vinculados a uma atividade estatal específica.
	 
	A contribuição de melhoria e as taxas são tributos vinculados, já que dependem de uma atuação específica do Estado.
	
	O imposto é, por excelência, um tributo vinculado a uma atividade estatal específica.
	
	Todos os impostos são não vinculados, com exceção do imposto sobre a renda da pessoa física, que é utilizado para reduzir as desigualdades regionais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407962674)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando o estabelecido pela Lei Nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal). A despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder:
		
	 
	na União, o percentual de 50% (cinquenta por cento) da receita corrente líquida.
	
	nos Estados, o percentual de 50% (cinquenta por cento) da receita corrente líquida.
	
	no Distrito Federal, o percentual de 50% (cinquenta por cento) da receita corrente líquida.
	
	nos Municípios, o percentual de 50% (cinquenta por cento) da receita corrente líquida.
	
	nos Municípios, o percentual de 70% (setenta por cento) da receita corrente líquida.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408132019)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com o Art. 165 § 5º da Constituição Federal, a lei orçamentária anual compreende o orçamento fiscal de todos os poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, o orçamento de investimento das empresas estatais e o orçamento da seguridade social. Esse dispositivo consagra o princípio da
		
	
	previsibilidade.
	 
	unidade.
	
	exclusividade.
	
	universalidade.
	
	não afetação.
	
	
		 DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
	Avaliando Aprend.: CCJ0030_SM_201407050419 V.1 
	Aluno(a): REJANE MENDES LIMA
	Matrícula: 201407050419
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	23/09/2018 15:59:44 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201408083603)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que não apresenta uma espécie tributária:
		
	 
	Taxa de ocupação de terrenos de marinha
	
	Contribuições de Melhoria decorrente de obras públicas
	
	Empréstimos compulsórios
	
	Imposto sobre operações financeiros
	
	Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408157352)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As taxas, no modelo constitucional brasileiro:
		
	
	terão caráter pessoal e serão graduadas segundo a capacidade econômica do contribuinte.
	
	terão alíquotas máximas estabelecidas por Resolução do Senado Federal. c) serão seletivas e não cumulativas.
	 
	não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
	
	serão seletivas e não cumulativas.
	
	serão informadas por critérios de generalidade, universalidade e progressividade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408237954)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A base de cálculo do IPVAé regida pelo princípio da ----------------, o que quer dizer que o simples passar do tempo, ano a ano, imputa uma diminuição do valor do bem, impõe a diminuição da base de cálculo, a qual regride naturalmente. Podemos afirma que o Princípio que preenche a lacuna é:
		
	 
	N.R.A
	 
	Regressividade Natural
	
	Capacidade Contributiva
	
	Legalidade
	
	Progressividade
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201407139049)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB-RJ-33º Exame de Ordem) Quando tem por fato gerador uma situação que independe de qualquer atividade estatal específica relativa ao contribuinte, diz-se que o tributo é não-vinculado. Nesse sentido, é tributo não-vinculado:
		
	
	a contribuição de melhoria.
	
	a contribuição de iluminação pública.
	
	a CIDE.
	 
	o imposto de renda.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408158210)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	¿ Aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios compete instituir contribuições de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, desde que para o custeio, em benefício dos respectivos sujeitos passivos, e no âmbito territorial do ente tributante? ¿ A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível (CIDE) foi instituída pela União com a finalidade de financiamento de projetos de proteção ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico? ¿ É vedado que as contribuições sociais para a seguridade social tenham base de cálculo própria de impostos? ¿ As contribuições sociais para a seguridade social sobre a folha de salários, a receita ou o faturamento de pessoas jurídicas poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica ou da utilização intensiva de mão-de-obra, mas sempre serão instituidas por lei?
		
	
	sim, sim, sim, sim
	
	não, sim, sim, não
	 
	não, não, não, sim
	
	não, sim, não, sim
	
	não, não, não, não

Continue navegando