Buscar

ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Prévia do material em texto

Urgência e Emergência
Didática Aplicada em Enfermagem
Introdução
Urgência e emergência são termos usados na área da saúde que possuem diferenças:
Emergência: há situação crítica com ocorrência de perigo, ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato.
Urgência: não há risco imediato à vida, saúde, propriedade ou ambiente, considerada uma ameaça em um futuro próximo, mas, pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada em um determinado período.
2
Exemplos: Emergência ≠ Urgência
Hemorragias;
Parada respiratória;
Parada cardíaca;
Intoxicações Exógenas;
Tentativa de Suicídio.
Luxações;
Torções;
Fraturas;
Crise Asmática;
Desmaios.
Escala de Glasgow 
É um método para detectar o nível de consciência de uma pessoa após acidentes. Ela é utilizada durante as 24 horas após o trauma e faz avaliação baseada em parâmetros como: abertura ocular, resposta motora, resposta verbal e reatividade pupilar. Este recurso ajuda no prognóstico do paciente e na previsão de eventuais sequelas e é muito usada em TCE.
4
Reatividade Pupilar : 
Este deve ser subtraída da conta geral, resultando em um panorama mais preciso da situação do paciente para evitar consequências drásticas.
Escala de Glasgow 
Reatividade Pupilar
Inexistente
2
 
Parcial
1
 
Completa
0
Protocolo de Manchester
 O Protocolo de Manchester é um sistema de triagem, que funciona através de 5 cores onde cada caso clínico recebe uma cor específica.
 É um método para priorizar atendimentos de Urgência e Emergência, tendo como foco casos graves.
 Os pacientes são identificados por pulseiras.
 A partir do momento em que estes casos urgentes recebem sua devida atenção, o risco de morte por falta de atendimento cai.
6
Protocolo de Manchester
SAMU
Atende desde primeiros socorros à riscos iminentes de morte, devido a disponibilidade e variabilidade de recursos nos automóveis. 
Nesse sentido, é preciso ter bases com ambulâncias e equipes de saúde bem distribuídas, respeitando características populacionais e ambientais, proporcionando um atendimento rápido e efetivo logo após o acionamento do serviço. Há dois tipos de suportes, o básico e o avançado.
8
Conclusão
O Enfermeiro desempenha importante papel neste cenário, sendo detentor dos conhecimentos técnicos e desenvolvendo habilidades na prestação de primeiros socorros, utilizando de métodos mais humanizados de forma ética, idealizando constante educação em saúde e evolução da atenção a saúde.
Nomes:
Antonio Fernando da Silva Affonso Junior
Graziele Souza Carvalho
Larissa Davantel 
Larisse Costa Holanda 
Maria Julia Carraro Marmol 
Rafaela Tatysa Martins Carvalho 
Samanta Kondo Grossi 
Tifany da Silva Torres

Continue navegando