Buscar

Avaliação Parcial Fundamentos das Ciências Sociais

Prévia do material em texto

Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 07/10/2018 12:12:44 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201703803796)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Numa determinada escola da capital carioca, durante intervalo de aula para recreação (recreio), duas crianças provenientes de distintas cidades de interior se encontram pela primeira vez: João, de uma cidade pacata do interior do ABC paulista; enquanto Pedro, de uma comunidade tradicional de pescadores da cidade de Angra dos Reis. Durante o recreio, João, com a sua "bola de gude", chama Pedro para jogar com os demais colegas. Ao jogar a "bola de gude" para Pedro, este prontamente efetua seu lance, demonstra compreender "as regras do jogo" e a capacidade de se comportar conforme as expectativas segundo essas regras, bem como de internalizar valores e papéis sociais. Considerando o fenômeno social acima descrito, é incorreto afirmar que:
		
	
	trata-se de um processo de socialização, de aprendizado dos modos de viver e brincar das crianças daquela localidade onde Pedro está imerso.
	
	trata-se de um processo tendente à integração social de Pedro com relação às crianças daquela escola da capital carioca, mediado pelo compartilhamento de caracteres culturais.
	
	caso Pedro tivesse se recusado a jogar ou se comportado de forma divergente ás regras, não tenderia a ser percebido como anormal, estranho ou incapaz de convívio, nem a experimentar, de qualquer forma, censura moral, isolamento ou exclusão por parte das demais.
	
	trata-se de um processo tendente ao aprendizado social.
	
	trata-se de um processo de comunicação que instrumentalizou o convívio de Pedro às crianças daquela escola da capital carioca, na medida em que a cultura, para ser útil, deve ser comunicada, seu significado deve ser compartilhado, deve circular pela sociedade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704123456)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, e do envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, nem do envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704165055)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Se as Ciências da Natureza aspiram instaurar as leis objetivas gerais, universais e necessárias dos fatos, as Ciência Sociais a investigação científica compreende: 
		
	
	O conhecimento positivo e empírico dos fatos sociais. 
	
	Os valores e significados dados socialmente dados aos fatos sociais. 
	
	A neutralidade e objetividade na análise dos fenômenos sociais . 
	
	Métodos ou técnicas rígidas para estudo da vida em sociedade. 
	
	Os valores e regras sociais através de leis invariáveis. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704147504)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Segundo Cristina Costa ¿durante séculos, o homem pensou sobre si mesmo e sobre o mundo, adquiriu conhecimentos, estabeleceu interpretações ajustadas à vida cotidiana. Entretanto, o tipo de problemas que o levava a isso mudou sensivelmente conforme as culturas e o passar dos séculos.¿
Segundo as aulas ministradas e as contribuições da autora citada, avalie as questões abaixo e assinale a única alternativa INCORRETA:
		
	
	As atividades desenvolvidas pelas diversas áreas do saber se destinam a vida do ser humano, por isso a sociologia é uma ramo do saber que ser de instrumento valioso.
 
	
	A Revolução Industrial pretendiam terminar com as barreiras que impediam o livre desenvolvimento da indústria e do comércio pelo mundo. 
 
	
	O surgimento do capitalismo e das novas tecnologias abriram um largo espaço de atuação para o estudo sociológico.
	
	O aparecimento da sociologia significou que as questões concernentes às relações entre os homens deveriam ser apenas matéria religiosa e do senso comum: não podendo interessar também aos cientistas.
 
	
	O surgimento do capitalismo foi responsável por uma nova ordem econômica e por uma transformação radical nas diversas relações sociais.
 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704114121)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor que, em Primitive Culture, formulou a seguinte definição: "Cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade." Tylor afirmou, portanto, que: I - a cultura é transmitida geneticamente às novas gerações; II - a cultura é adquirida através de aprendizagem; III - mesmo sendo geneticamente transmitida, a cultura pode ser adquirida pelo convívio social. 
		
	
	Todas as afirmações estão erradas
	
	Apenas a III afirmação está correta;
	
	apenas a I afirmação está correta;
	
	Apenas a II afirmação está correta;
	
	Todas afirmações estão corretas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703785990)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	"A natureza não age por saltos. O primata, como ironizou um antropólogo físico, não foi promovido da noite para o dia ao posto de homem. O conhecimento científico atual está convencido de que o salto da natureza para a cultura foi contínuo e incrivelmente acelerado."(LARAIA, 2000) Tomando a CULTURA como um conceito antropológico é correto afirmar que ela: 
		
	
	É uma dádiva divina para diferenciar o homem do animal.
	
	É uma característica dos povos ocidentais.
	
	É obtida a partir da escolarização do indivíduo.
	
	É passada de geração em geração como uma herança biológica.
	
	É parte constitutiva do sistema adaptativo humano.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201703783639)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
		
	
	Racional-legal, afetiva e carismática.
	
	Racional-legal, tradicional e carismática.
	
	Religiosa, tradicional e carismática. 
	
	Racional-legal, tradicional e burocrática.
	
	Racional-legal, tradicional e valorativa.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201704206817)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre o Contrato Social e o estado de natureza e sociedade em Hobbes e Rousseau, marque a alternativa correta:
		
	
	O estado de natureza em Rousseau equivale ao estado de sociedade em Hobbes.
	
	O Contrato Social visa manter os poderes dos mais fortes.
	
	Tanto no estado de natureza em Hobbes como no estado de sociedade em Rousseau o homem é visto como um ser violento que vive em permanente estado belicoso.
	
	Hobbes e Rousseau acreditavam que a propriedadeprivada era um direito divino.
	
	No estado de natureza em Hobbes o homem é visto como ¿o bom selvagem¿ que é puro e inocente.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201704291907)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII ¿ e que se estenderam no século XIX ¿ só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004. Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar: 
		
	
	O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho. 
	
	A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo. 
	
	A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais. 
	
	O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais. 
	
	A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais. 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201704165269)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Para Auguste Comte o Positivismo deveria compreender um conhecimento: 
		
	
	Subjetivo. 
	
	Contestável. 
	
	Científico.
	
	Relativo. 
	
	Filosófico. 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando