A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apol sociolinguistica

Pré-visualização | Página 1 de 2

“Além de prover a pesquisa linguística de um eficaz instrumento de análise, sobretudo para casos tidos como estritamente justificados pela sintaxe, a gramaticalização traz à tona discussões epistêmicas valiosas, especificamente sobre os limites entre sincronia e diacronia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Gramaticalização: Revisão conceitual e análise de exemplos disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/downloadSuppFile/5633/307>. Acesso em 30 nov. 16.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, analise as proposições a seguir e selecione a alternativa que apresenta a definição correta para gramaticalização:
Nota: 20.0
	
	A
	A gramaticalização refere-se à prioridade dada aos estudos e ensinamentos com base na gramática tradicional.
	
	B
	A gramaticalização refere-se à transformação ocorrida em um item lexical, transformando-o em um item gramatical.
Você acertou!
A gramaticalização refere-se à transformação ocorrida em um item lexical, transformando-o em um item gramatical. Na gramaticalização, ocorre a perda de funções linguísticas de uma palavra. De maneira simplória, pode-se dizer que o processo de gramaticalização é um processo de mudança de classe. Tal processo é comum em todas as línguas, embora aconteça com elementos diferentes e em tempos também distintos (livro-base, p. 163).
	
	C
	A gramaticalização refere-se à prioridade conferida aos estudos e ensinamentos com base na gramática histórica.
	
	D
	A gramaticalização refere-se à prioridade outorgada aos estudos e ensinamentos com base na gramática moderna.
	
	E
	A gramaticalização refere-se à prioridade atribuída aos estudos da gramática internalizada de Chomsky.
Questão 2/5 - Sociolinguística
Leia a seguinte afirmação:
“Os dialetos se distribuem geograficamente, assinalando as diferenças espaciais que podem ser detectadas, constituindo, assim, a diatopia da língua. O dialeto gaúcho, o dialeto sergipano, o dialeto amazonense são, entre outras, maneiras de identificar os traços que marcam o uso da língua portuguesa em cada uma dessas áreas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLLICA, M. C; FERRAREZI-JUNIOR, C. Sociolinguística, Sociolinguísticas: Uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016. p. 17.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o que é correto afirmar sobre os dialetos? Leia as proposições a seguir.
I. Todos os dialetos têm um conjunto de regras que os regulamenta.
II. Os dialetos constituem grande problema aos estudos linguísticos, pois são destituídos de regras.
III. Há dialetos que, por serem melhor estruturados, são considerados superiores, melhores que os demais.
IV. Todos os falantes de uma variedade conhecem intuitivamente as regras daquele dialeto na totalidade.
Agora, selecione a alternativa que apresenta as proposições corretas:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
“Todos os dialetos, sem exceção, têm um conjunto de regras, uma norma que os regulamenta. É essa norma que garante sua unidade, balizando a variação e a evolução linguísticas. Todos os falantes de uma variedade conhecem as regras daquele dialeto na totalidade, intuitivamente, numa espécie de gramática implícita. Na comparação entre dialetos, podemos afirmar que não há nenhum melhor ou mais correto que o outro; não há embasamento científico que valide a superioridade de uma variante em relação à outra” (livro-base, p. 21).
	
	C
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições III e IV estão corretas.
	
	E
	Somente as proposições II e IV estão corretas.
Questão 3/5 - Sociolinguística
Leia o seguinte extrato de texto:
“A variação social agrupa alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, o grau de educação, a idade e o gênero do indivíduo. O uso de certas variantes pode indicar qual o nível socioeconômico de uma pessoa, e há a possibilidade de que alguém, oriundo de um grupo menos favorecido, venha a atingir o padrão de maior prestígio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, D. et al. A variação linguística no filme Cidade de Deus. <http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/782/51>. Acesso em 06 fev. 2017.
De acordo com o livro os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre variantes/variações de uma língua, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A variação só ocorre com as línguas neolatinas por causa da existência do latim vulgar.
	
	B
	A variante corresponde a diversas realizações para uma mesma ideia.
Você acertou!
A variante corresponde a diversas realizações para uma mesma ideia, ou seja, são todas as possibilidades para se falar a mesma coisa sem que haja uma alteração de sentido (livro-base, p. 77).
	
	C
	Para conhecer as variantes de um dado sistema linguístico, basta fazer uma análise da escrita da língua de tal sistema em sua totalidade.
	
	D
	O uso do futuro do português do Brasil não apresenta variantes.
	
	E
	Variações não ocorrem quando os falantes são letrados.
Questão 4/5 - Sociolinguística
Leia a seguinte citação:
Conforme Weinreich, Labov e Herzog, “a coexistência de variantes, de um ponto de vista sincrônico, pode indicar uma variação estável, uma mudança de longa duração, ou ainda um processo de mudança linguística em progresso, isto é, aquela que pode ser observada no curso de uma ou duas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Variabilidade linguística e gramática funcional: Inter-relação possível ou necessária? <http://www.unigran.br/interletras/ed_anteriores/n2/inter_estudos/variabilidade.html>. Acesso em 07 nov. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as mudanças linguísticas, é correto afirmar que os estudos sincrônicos da língua se referem aos:
Nota: 20.0
	
	A
	Estudos em tempo aparente.
Você acertou!
Os estudos sincrônicos referem-se aos estudos em tempo aparente. A partir de tais estudos é possível identificar uma mudança que está ocorrendo ou que poderá acontecer na língua (livro-base, p. 157).
	
	B
	Estudos não relacionados com o tempo.
	
	C
	Estudos em tempo real de curta ou longa duração.
	
	D
	Estudos que priorizam as análises qualitativas das regras das gramáticas normativas.
	
	E
	Estudos da linguística histórica que priorizam a prescrição da língua escrita.
 
Questão 5/5 - Sociolinguística
Atente para a seguinte citação:
“A teoria da variação enfatiza a variabilidade e concebe a língua como instrumento de comunicação usado por falantes da comunidade, em um sistema de associações comumente aceito entre formas arbitrárias e seus significados. Objetiva explicar o processo de mudança linguística em função de diversos fatores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORA, D. Sociolinguística. <http://www.cchla.ufpb.br/clv/images/docs/modulos/p8/p8_2.pdf>. p. 99. Acesso em 05 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a variação e mudança linguística, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Toda variação de uma forma da língua chega necessariamente a uma mudança linguística, isso explica o motivo pelo qual toda mudança linguística é desencadeada de um processo de variação.
	
	B
	Para explicar os processos de variação e mudança linguística, basta considerar os fatores internos à língua (sua estrutura).
	
	C
	Há sinais de mudança linguística quando em uma comunidade coexistem uma forma conservadora e uma forma inovadora da língua, ocorrendo o desaparecimento da conservadora e o fortalecimento da inovadora.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.