Buscar

ECA avaliando aprendizado estácio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando 1.
O Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe, em seu art. 4º, que é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Diante disto, podemos afirmar que este comando legal representa o princípio:
Da prioridade absoluta.
Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas seguintes e assinale a alternativa que aponta as CORRETAS: I. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se- lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. II. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. III. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais:
I, II e III.
O termo "direito da criança e do adolescente" contempla uma interpretação ampla, sendo assim, é correto afirmar que:
Aplica-se a todos os conteúdos que embasaram ou venham a embasar direitos de crianças e adolescentes.
Assinale a alternativa CORRETA: Com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/90), alterou-se substancialmente a situação da infância e juventude brasileiras, uma vez que esta lei implementou a doutrina:	
Da proteção integral, envolvendo Estado, família e sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
V Exame de Ordem unificado - Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que:
A adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
Considera-se criança, para os efeitos das normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, a pessoa até:	
Doze anos de idade incompletos.
Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA:	
Afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Analise as assertivas abaixo no que tange à absoluta prioridade: I - Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias, além da precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública. II - Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. III - Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. Assinale a assertiva correta:	
Todas as assertivas estão corretas
 
AVALIANDO 2.
Renata se internou na maternidade luz do horizonte, onde nasceu seu filho Mário. O responsável, na maternidade, deixou de fornecer a declaração relativa ao nascimento. Considerando as disposições do ECA, pode-se afirmar que a conduta do responsável caracteriza:
Crime
Considerando o disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente sobre o direito fundamental à vida e à saúde, assinale a alternativa CORRETA: I - O ECA visa proteger a vida e a saúde da criança desde antes do seu nascimento assegurando à gestante o atendimento pré-natal. II - A Lei concedeu à gestante, a assistência psicológica nos períodos pré e pós-natal, como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. III - Inexiste a previsão legal de assistência psicológica para gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção.	
Estão corretas as alternativas I e II.
O dever imposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde, abrange as seguintes garantias: I - Condições adequadas ao aleitamento materno, exceto para os filhos de mães submetidas a medida privativa de liberdade; II - Promoção de campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos; III - Atendimento especializado a portadores de deficiência. IV - Fornecimento gratuito de medicamentos àqueles que necessitem. Está CORRETO o que se afirma na(s) assertiva(s):	
II, III e IV.
O legislador estatutário delegou a função de colocar a salvo a criança e o adolescente de tratamento desumano, violento, aterrorizante ou vexatório:
À sociedade em geral.
O Juiz de Direito, de Cajuru, determinou toque de recolher, a partir das 22:00 , aos adolescentes de 14 a 17 anos. "O STJ, em dezembro de 2011: entendeu pela ilegalidade da Portaria do Município de Cajuru, que a despeito dos motivos legítimos, tem caráter abstrato e genérico, extrapolando os limites da atividade judiciária regulamentar com base no art. 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente". Assim, indique qual direito está sendo protegido pelo rel. Min. Herman Benjamim, da 2ª Turma do STJ.
Liberdade;
Quanto ao Direito à saúde, é correto afirmar que os estabelecimentos de atenção à saúde da gestante tem o dever de:
Identificar o recém-nascido por meio de impressão plantar
Assinale a alternativa CORRETA: Carla, de 30 anos de idade, está grávida, e está no terceiro mês de gestação. De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança que Carla tem no ventre deve ter os seus direitos fundamentais resguardados, mediante a efetivação de políticas sociais públicas:
Desde a concepção, para que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
De acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, acerca do direito à vida e à saúde, assinale a alternativa: 
Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência integral de um dos pais.
AVALIANDO 3.
Indique a alternativa CORRETA: Um médico encontra uma criança abandonada, de 3 anos aproximadamente, na noite de 6ª feira quando chegava para cumprir seu plantão em Hospital Público. Promoveu o primeiro atendimento à criança, e como estava em boas condições de saúde, apresentou-a ao Delegadode Polícia local, às 22h45min do mesmo dia, e esse a encaminhou ao abrigo mais próximo. Pergunta-se: o dirigente de programa de abrigo poderá excusar-se de receber a criança?
Não, pois trata-se de caso excepcional e de urgência de criança abandonada
Assinale a alternativa CORRETA em relação à guarda prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente:	
As obrigações decorrentes da guarda são: assistência material, moral e educacional;
Em relação à adoção prevista no ECA, podemos afirmar que:
Um homossexual pode adotar uma criança, desde que preenchidos os requisitos legais exigidos pelo instituto;
Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa CORRETA. Na ação de guarda:	
A guarda torna o menor sob a guarda dependente do guardião para todos os efeitos de direito
Mario Gonçalves é solteiro e adotou Fábio há 3 anos, e ele, seu único parente vivo e também filho que muito ama e estima, atualmente está com apenas 10 anos de idade. Mario teve um desmaio no trabalho e lhe encaminharam ao hospital e após vários exames foi constatado que sua situação de saúde não lhe garante muito tempo de vida, pois sua leucemia está em estágio bem avançado. Mario quer deixar seu único filho amparado, pois se ele falecer como ficará a criança que não possui outros familiares vivos. Dessa forma fala com Alberto, seu melhor amigo e padrinho de Fábio, para amparar a criança, pois a mesma não terá condições de cuidar dos vários imóveis, das ações, das contas bancárias que Mario possui em seu nome. Diante desse fato, Mario e Alberto contatam um advogado de confiança, para indicar o melhor Instituto Jurídico para atender as necessidades da criança, inclusive para postular a pensão previdenciária. Diante dos estudos realizados sobre convivência familiar e procedimentos de colocação em família substituta no ECA, identifique o Instituto Jurídico pertinente ao caso apresentado:
Tutela Testamentária;
Consoante o Estatuto da Criança e do Adolescente, os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público:
Qualquer que seja a origem da filiação
Como família natural entende-se:	
A comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes
Com relação às disposições do ECA acerca da colocação da criança e do adolescente em família substituta, assinale a opção correta:
A colocação da criança em família substituta, na modalidade de adoção, constitui medida excepcional, preferindo-se que ela seja criada e educada no seio saudável de sua família natural.
AVALIANDO 4.
A diretora de uma escola pública no Rio de Janeiro, está preocupada com a situação da aluna Joana do primeiro ano do ensino fundamental, pois mesmo após muitas conversas com seus responsáveis e envios de inúmeros avisos para a família, a menina frequentou a escola apenas por curtos períodos de tempo ao longo de todo o ano letivo, no último mês não compareceu mais à escola e a família não atende mais as tentativas de contato feitas pela diretora. Diante da situação descrita e com base no disposto pelo ECA sobre este assunto, assinale a alternativa que corresponde a atitude correta e que deve ser tomada pela diretora.	
Comunicar ao Conselho tutelar sobre as faltas injustificadas e a possível evasão escolar tendo em vista já terem sido esgotados os recursos escolares.
	
O ECA prevê que as emissoras de rádio e televisão somente poderão exibir, no horário recomendado para o público infanto juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. Segundo este Estatuto, esta restrição é classificada como uma:
Prevenção especial.
As várias faltas injustificadas de alunos da Escola ou a evasão desta, após esgotado os recursos cabíveis aos dirigentes do ensino fundamental, devem ser comunicadas ao:	
Conselho Tutelar;
No que se refere ao Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho, assinale a única alternativa CORRETA:
É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, inclusive na condição de aprendiz.
	
Marque a alternativa CORRETA: Não poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição de espetáculos e diversões públicas:	
Crianças menores de 10 anos, desacompanhadas dos pais ou responsável.
Sobre os direitos fundamentais a profissionalização e ao trabalho previstos pelo ECA, assinale a alternativa CORRETA:
É expressamente vedado ao adolescente o trabalho:
I - noturno (realizado entre as vinte e duas horas de um dia e às cinco horas do dia seguinte).
II- perigoso, insalubre ou penoso.
III - ou realizado em horários e locais que inviabilizem a freqüência à escola.
São corretas as afirmativas I, II e III.
Sobre os direitos fundamentais a profissionalização e ao trabalho previstos pelo ECA, assinale a alternativa CORRETA: I - Ao menor de 18 anos é vedado o trabalho noturno, insalubre e perigoso. II - Ao menor de 16 anos é vedado qualquer trabalho, salvo a partir dos 14 anos na condição de aprendiz. III - Questões referentes ao contrato de trabalho do adolescente são reguladas pela CLT. 
São corretas as afirmativas I, II e III.
	
Sobre as prevenções especiais previstas pelo Estatuto da criança e do adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
As emissoras de rádio e TV somente exibirão ao público infanto-juvenil programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.
AVALIANDO 5.
Sobre o tema Entidades de atendimento e com base no que estabelece o ECA sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA: 
Dirigentes de entidades de atendimento podem ser destituídos, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpram as disposições legais.
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o procedimento para apuração de irregularidades em entidades de atendimento. Consoante tais disposições, assinale a assertiva correta:
Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.
No que tange às entidades de atendimento, com previsão no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a assertiva correta:
Podem ser governamentais ou não governamentais
Analise as alternativas a seguir sobre o tema Entidades de atendimento previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e assinale a alternativa CORRETA:	
As entidades de atendimento governamentais e não-governamentais serão fiscalizadas pelo Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Conselhos Tutelares.
Assinale a alternativa CORRETA. A chamada Política de Atendimento segundo o ECA é constituída por um conjunto de:	
Leis, instituições, políticas e programas criados pelo poder público para promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes.
Entende-se por _________________________ o conjunto de leis, instituições, políticas e programas criados pelo poder público que visa promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes. Assinale a assertiva que completa adequadamente a lacuna:
Política de atendimento
Sobre a Política de Atendimento prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA.
A integração operacional de órgãos do Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Conselho Tutelar e encarregados da execução das políticas sociais básicas e de assistência social visa agilizar o atendimento de crianças e de adolescentes inseridos em programas de acolhimento familiar ou institucional.
As entidades de atendimento, sejam governamentais ou não governamentais, serão fiscalizadas por quais órgãos?
Conselho Tutelar, Judiciário e Ministério Público;

Continue navegando