Buscar

2 trabalho har (Salvo Automaticamente)

Prévia do material em texto

2 trabalho
1-Infecção se refere à invasão, desenvolvimento e multiplicação de um microorganismo no organismo de um animal ou planta, causando doenças. A invasão desencadeia no hospedeiro uma série de reações do sistema imunológico, a fim de defender o local afetado resultando, geralmente, em inflamações.
Inflamações têm como principais características: o aumento da temperatura no local ou geral, inchaço, dor e, em alguns casos, perda da função – reversível naturalmente ou não. O contato com produtos cáusticos, venenos, baixas ou altas temperaturas; traumatismos, dentre outros tipos de exposição de nosso organismo, resultando em defesas imunitárias, também as caracterizam. 
“Infestação” é outro termo que causa dúvidas. Segundo o mini dicionário Aurélio, ela consiste no estabelecimento, proliferação e ação de parasitos na pele ou em seus apêndices. Entretanto, alguns autores consideram este termo como sendo a penetração ou presença de parasitas não-microbianos no hospedeiro.
2- Microbiota bucal indígena refere-se as diversas colônias de microorganismos que colonizam a cavidade oral desde o nascimento, no momento do parto normal, onde via nasal e oral entram em contato com microoganismos presentes na vagina (Lactobacillus sp, Streptococcus sp). Ou seja, a microbiota inata
2-B anaerobios estritos sao seres que nao sobrevivem com o oxigenio... exemplo: a bacteria do tétano...! clostridium tetani 
anaerobios facultativos.. sao aqueles que sobrevivem com oxigênio ou não... exemplo: a bacteria sacaromyces cerevisae 
 
2C- a capacidade do agente invasor em causar doença com suas manifestações clínicas entre os hospedeiros suscetíveis.
2D-Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.
2E-Os fatores de virulência são estruturas, produtos ou estratégias que as bactérias utilizam para “driblar” o sistema de defesa do hospedeiro e causar uma infecção. Alguns estão relacionados com a colonização do microorganismo e outros com as lesões do organismo, como por exemplo as toxinas
3- Assepsia
É o conjunto de medidas que utilizamos para impedir a penetração de 
microorganismos num ambiente que não os tem, logo um ambiente asséptico é
aquele que está livre de infecção.
Antissepsia
São medidas tomadas par evitar o crescimento de microorganismos e seu desenvolvimente com o uso de desinfetantes, que podem ou não acabar com esses microorganismos.
Desinfecção é um substantivo feminino que significa a ação ou processo de desinfectar algo ou alguém. A desinfecção pode ser de alto, médio ou baixo nível, dependendo do objetivo e contexto em questão.
No âmbito da medicina, a desinfecção tem como objetivo eliminar o risco de contágio por parte agentes patogênicos
A palavra contaminação deriva do latim contaminatĭo e diz respeito à acção e ao efeito de contaminar. Este verbo, por sua vez, é usado para fazer referência à alteração nociva da pureza ou das condições normais de uma coisa ou de um meio por agentes químicos ou físicos.
4-A Portador assintomático em doenças infecciosas é aquele que possui o agente etiológico (o causador da doença), contudo não apresenta qualquer sintoma que indique a presença dele. é uma pessoa que tem determinada doença mas não apresenta sintomas.
b- imunidade A imunidade é a força de resistência do corpo para lutar contra agentes patogénicos. O corpo atinge esta capacidade, devido à acção do sistema imunológico é uma rede complexa de células, proteínas, tecidos, órgãos, etc.
A imunidade inata é a resposta imediata do sistema imunológico quando detecta o ataque de organismos infecciosos. A imunidade inata está presente no organismo humano, desde o momento do nascimento em si e a acção do sistema inato não é específico para o microorganismo que causa a doença. No caso de imunidade adaptativa ou adquirida, a acção é especificamente contra agentes patogénicos específicos
c-propriedade de um corpo que reage contra a ação de outro corpo.
d-Período durante o qual o agente infeccioso pode ser transferido, direta ou indiretamente, de um organismo infectado para outro. O contágio pode ocorrer entre seres humanos, de um animal para ser humano e vice-versa
e- ramo da medicina que estuda os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários a sua prevenção.
f- Uma epidemia é a concentração de determinados casos de uma doença em um mesmo local e época, claramente em excesso em relação ao que seria teoricamente esperado.
g-É qualquer doença doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”.
h-A pandemia é uma epidemia que atinge grandes proporções, podendo se espalhar por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras
i-Em epidemiologia, morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento
j-Período de incubação é o tempo decorrido entre a exposição de um animal a um organismo patogénico e a manifestação dos primeiros sintomas da doença. Neste período não há doença e o hospedeiro não manifesta sintomas, pois todo o processo está acontecendo no âmbito celular.
k-Intervalo de tempo durante o qual uma pessoa ou animal infectados eliminam um agente biológico para o meio ambiente ou para o organismo de um vetor hematófago, sendo possível, portanto, a sua transmissão a outro hospedeiro.
l-Profilaxia é um termo muito utilizado na medicina e na odontologia, que são medidas para prevenir ou atenuar doenças. O termo profilaxia é de origem grega e significa precaução, sendo também utilizado para designar estudo de outras áreas do conhecimento.
m-CONTÁGIO: mecanismo de transferência rápida do material infectante fresco, desde a fonte de infecção ao novo hospedeiro, caracterizando sempre a presença dos dois no mesmo ambiente. 
A)CONTÁGIO DIRETO OU IMEDIATO
B)CONTÁGIO INDIRETO OU MEDIATO 
A)CONTÁGIO DIRETO 
Quando ocorre efetivamente um contato entre as superfícies. De um lado a fonte de infecção, e de outro o ponto do hospedeiro suscetível por onde o agente irá penetrar no seu organismo. Não há relacionamento do agente com o meio exterior. 
Ex: Contatos sexuais, mordeduras, arranhadura, beijo, amamentação e contatos profissionais. 
Incluem-se ainda nessa categoria a transmissão vertical, da mãe para o filho, na vida intra-uterina e no parto. 
EX: feto, rubéola, a peste suína, a língua azul dos ovinos; ovo embrionado, no ovário vírus transferido pela gema, leucose aviária, New Castle. 
Auto-infecção endógena –um indivíduo da espécie humana com Taenia solium, transmite a si próprio a cisticercose ao sofrer um processo de retro-peristaltismo possibilitando o refluxo do conteúdo gastro-intestinal ao estômago. 
B)CONTÁGIO INDIRETO 
Neste caso há a interposição de algum veículo de transmissão que dispensa o contato direto entre a Fonte de Infecção e o suscetível. 
N – foto
5- a-Esterilização é a destruição de todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos) por um processo que utiliza agentes químicos ou físicos (
b-Antissepsia é um conjunto de técnicas de esterilização que visam evitar a proliferação de microrganismos patogênicos, responsáveis por provocar doenças infecciosas, por exemplo
6 Desinfecção´
É o processo em que se inativa os germes e microorganismos, aqui eles perdem sua função
Esterilização
Através de aparelhos específicos, como o autoclave nos Consultórios Odontológicos, conseguimos eliminar 100% os microorganismos
Degermação
Diminuição de microorganismos na pele com a lavagem de água e sabão. É a remoção de detritos e impurezas depositados, apesar do efeito do sabonete que usanos sobrea pele ser positivo, eles não conseguem remover 100% as bactérias, por isso é preciso uma limpeza mais caprichada.
7-ASSEPSIA - É o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo. ANTISSEPSIA - Consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície.
8-As autoclaves  utilizadas para esterilização por calor úmido constituem-se basicamente de uma câmara em aço inox, com uma ou duas portas, possuem válvula de segurança, manômetros de pressão e um indicador de temperatura.
9-A pasteurização é um processo que consiste em submeter um produto alimentício (leite, por exemplo) à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura.
Com essa rápida variação de temperatura é possível matar os germes e bactérias existentes nos alimentos. Este processo ocorre num aparelho conhecido pelo nome de pasteurizador
10-
2 parte 
1-Células procarióticas são mais simples que as eucarióticas. Nestas, o DNA não está envolto por uma membrana, não há núcleo definido pela carioteca (membrana nuclear) e podemos encontrar ribossomos dispersos no citoplasma, organelas estas responsáveis pela síntese proteica. Moléculas circulantes de DNA, os plasmídios, também podem ser encontradas. Externamente à membrana plasmática destas células, há a parede celular. Indivíduos procarióticos são unicelulares, sendo estes: as bactérias, cianofíceas, micoplasmas, rickéttsias e clamídias. Alguns destes indivíduos, como as cianofíceas, apresentam pigmentos responsáveis pela fotossíntese
2-
Meios de cultura são composições de substâncias que fornecem nutrientes necessários para o desenvolvimento de microrganismos
Meios de Enriquecimento - quando proporcionam nutrientes adequados ao crescimento de microrganismos presentes usualmente em baixos números ou de crescimento lento, bem como microrganismos exigentes e fastidiosos. Esses meios têm a propriedade de estimular o crescimento de determinados microrganismos, mas existem alguns que também podem inibir o crescimento de outros. Ex. caldo tetrationato e selenito-cistina para cultivo de salmonelas (líquidos), caldo tioglicolato para Clostridium perfringens
Diferenciais - quando contém substâncias que permitem estabelecer diferenças entre microrganismos muito parecidos, tais como meio de Teague ou Eosina Azul de Metileno (diferencial para coliformes), Ágar MacConkey para a diferenciação de enterobactérias, Ágar sangue, ágar Baird-Parker para isolamento e diferenciação de cocos Gram positivos (sólidos).
Estocagem ou manutenção - utilizados para conservação de microrganismos no laboratório, i.e. garantem a viabilidade de microrganismos (Ágar Sabouraud, Meios com leite, Ágar suco de tomate, Ágar sangue, Ágar Simples, meio semi-sólido, etc.)
3-Basicamente, um meio de cultura deve possuir em sua composição sais inorgânicos (tais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, entre outros), aminoácidos essenciais e não essenciais, vitaminas, antibióticos, uma fonte de energia, como a glicose e um indicador de pH como o fenol red, por exemplo.
4-Meio de Enriquecimento: são preparações normalmente líquidas que promovem o aumento do número de bactérias. Alguns exemplos são: Caldo Brain Heart Infusion e o Caldo Tetrationato.
Meio de Transporte: não possuem nutrientes, apenas um agente redutor. Previne desidratação e oxidação enzimática dos patógenos presentes. Tem essa finalidade o Caldo Tioglicolato.
Meio Seletivo: são exemplos o Ágar Manitol Salgado e Agar SS, utilizados para selecionar as espécies que serão isoladas e impedir o crescimento de germes.
Meio Diferencial: promove uma mudança na coloração das colônias de bactérias, possibilitando a distinção de vários gêneros e espécies de microrganismos. Exemplos: Ágar Eosin Methilene Blue e Ágar Hektoen.
 Meio Indicador: possibilita a análise das propriedades bioquímicas dos microrganismos, facilitando sua identificação. Utiliza-se o Ágar Triple Sugar Iron (TSI) e Ágar Citrato de Simmons para essa função.
5- Todos os outros organismos, sejam autótrofos (algas e plantas) ou heterótrofos (algumas bactérias, fungos e protozoários e animais), se utilizam da respiração aeróbica, um processo de obtenção de energia muito mais eficiente do que a fermentação
6- O processo para a quebra dessa substância inicia-se com a adição de dois fosfatos em uma molécula de glicose, tornando-a muito estável e fácil de ser quebrada. Esse processo é chamado de ativação e ocorre com gasto de ATP.
7-
A fermentação é um processo anaeróbico que requer fosforilação inicial da glicose antes da degradação a ácidos mistos relativamente fortes, enquanto que a oxidação é um processo estritamente aeróbico, que envolve oxidação direta de uma molécula de glicose não fosforilada inicialmente. Os ácidos formados no processo aeróbico são mais fracos e difíceis de detectar que os do processo anaeróbico.
8-
é um complexo proteico transmembranar que pode ser encontrado em bactérias e nas mitocôndrias.
3 parte
1-Em alguns vírus, o material genético é o DNA e, em outros, o RNA. Os vírus diferem no seu conteúdo de DNA ou RNA. Os vírus de plantas contêm RNA, exclusivamente; os vírus de animais, DNA ou RNA e os vírus de bactérias (bacteriófagos) DNA, comumente.
E, por fim, os vírus mais complexos contêm, além das nucleoproteínas, outros compostos como lipídeos, carboidratos, vitaminas e vestígios de metais. Veja na ilustração abaixo:
2 –A O vírus  são constituídos por ácido nucléico que pode ser o DNA ou o RNA*, envolvido por um invólucro protéico denominado capsídeo. Possuem cerca de 0,1µm de diâmetro, com dimensões apenas observáveis ao microscópio eletrônico.
 
b-E QUÍMICA. Vírus consistem em um ácido nuclêico (quer DNA ou RNA) associado com proteínas codificadas pelo ácido nuclêico. ... Se a membrana estiver presente, deve conter uma ou mais proteínas virais que agem como ligantes para receptores na célula hospedeira.
c-Molécula de DNA — Molécula de RNA — Capsômeros do capsídeo — Envelope viral — Peplômeros (espículas) — Fibras
3-Classificação de Baltimore 
O Sistema de Classificação de Baltimore, criado por David Baltimore, é um modo de classificação que ordena os vírus em sete grupos, com base na característica do genoma viral e na forma como este é transcrito a mRNA. Neste sistema, os vírus são agrupados como apresentado a seguir:5
    Grupo I: Vírus DNA dupla fita (dsDNA)
    Grupo II: Vírus DNA fita simples (ssDNA)
    Grupo III: Vírus RNA dupla fita (dsRNA)
    Grupo IV: Vírus RNA fita simples senso positivo ((+)ssRNA)
    Grupo V: Vírus RNA fita simples senso negativo ((-)ssRNA)
    Grupo VI: Vírus RNA com transcrição reversa (ssRNA-RT)
    Grupo VII: Vírus DNA com transcrição reversa (dsDNA-RT)
4-Os bacteriófagos podem ser vírus de DNA ou de RNA que infectam somente organismos procariotos
ciclo lítico, o vírus invade a bactéria, onde as funções normais desta são interrompidas na presença de ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA).
ciclo lisogênico, o vírus invade a bactéria ou a célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada.
5- Norovirus (anteriormente chamado Norwalk-like vírus (NVLS) ou redondo pequeno vírus estruturado (SRSVs)) que causam gastroenterite; Doença causada por norovírus é geralmente repentino no início e caracterizada por vômitos, diarréia e dor abdominal.
O vírus da hepatite A, que causa a hepatite; Hepatite viral tem um longo período de incubação de 3-6 semanas, com sintomas desenvolver gradualmente. Os sintomas incluem perda de apetite, febre, mal estar e vômitos, seguidos de icterícia
6-o Bloqueio da ligação do vírus, Inibição da síntese de DNA/RNA, Inibição da síntese proteica, Inibição de juntamento, Inibição da liberação de vírus, Inibição de vírus não encapsulado e o Estímulo Imunológico. FALTA PARTE
PARTE 4
1-As células fúngicas têm sua parede celular composta por quitina, que é o material que forma o exoesqueletode insetos. A hifa tem paredes transversais internas (septos) que separam as células únicas
2-Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota.
3-

Continue navegando