Buscar

mandado de segurança npj 2 const.

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARA
Ref.: MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO LIMINAR
Magnólia, brasileira, solteira, profissional da área de produção rural, portadora do RG n.º 0.000.000-0 e do CPF n.º 000.000.000-00, residente e domiciliada na Rua ___ , n.º 000, Bairro ___, Cidade Caicó, Estado CEARÁ, por intermédio de seu advogado e procurador (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional situado à Rua ____, nº 000, Bairro ____, Cidade Caicó, Estado CEARÁ, onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência impetrar
MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO LIMINAR, em conformidade com o artigo 5º, inciso LXIX da Constituição Federal e Lei 12.016/09, em face do MUNICÍPIO de FORTALEZA, CNPJ nº 00.000.000/0000, situado na rua _______, indicando como autoridade co-autora o Secretário de Saúde do Estado do Ceará, pelos fatos e fundamentos a seguir descritos:
DOS FATOS
A impetrante foi diagnosticada como portadora de LUPUS, uma doença auto-imune, conforme prontuário médico anexado a seguir:
“Magnólia que há alguns meses sofre com graves e recorrentes infecções em seu organismo. Em um certo momento seu estado clinico sofreu agravo sendo necessário internamento com urgência no hospital estadual da rede pública em Fortaleza. Após melhora clinica e com quadro estabilizado ela recebeu alta da ala medica. Mediantes exames Magnólia foi diagnosticada com Lúpus (é um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso sem um motivo aparente. A questão é que os anticorpos, quando em alta concentração, passam a atacar o próprio organismo, provocando inflamações e lesões em vários órgãos, rins, pulmões, pele e articulações são as áreas mais acometidas, porém a doença eventualmente atinge até cérebro e coração). Sendo essa uma doença que pode retornar sem precedentes, faz necessário o acompanhamento para ter ciência do grau de evolução que a doença esta atingindo“
Os medicamentos solicitados na presente ação são de alto custo, porém o referido medicamento é distribuído pelo SUS, mas ao procurar o posto de saúde municipal para solicitar a medicação foi informada que a distribuição estava suspensa há alguns meses por ordem da Prefeitura Municipal.
Não lhe restando outra alternativa, a impetrante protocolou um requerimento junto a Prefeitura solicitando o fornecimento do medicamento, em resposta, foi informada que a compra do medicamento estava suspensa por prazo indeterminado, o que por meio do presente instrumento solicita valer seus direitos.
DA LIMINAR INAUDITA ALTERA PARTE
Conforme a narrativa dos fatos é possível analisar que o ato da Prefeitura Municipal causou risco inerente à vida da impetrante, pois os medicamentos negados são de vitais importância para o tratamento que precisa ser iniciado COM URGÊNCIA.
Sendo assim, Vossa Excelência, estão presentes os requisitos para a concessão da medida liminar que aqui se pleiteia, visto o iminente risco de dano irreparável à saúde e à vida da impetrante, logo, a demora no uso dos medicamentos poderá causar o óbito da impetrante (periculum in mora) e há também a verossimilhança das alegações ou face do bom direito, pois estão demonstrados nos autos o Laudo médico que confirma a enfermidade, o pleito ao medicamento e a afirmação de negativa do impetrado (fumus boni iuris).
DO DIREITO
É inegável que o fornecimento de medicamentos , quando necessários à prevenção, recuperação ou promoção da saúde, deve ser assegurado pelo Poder Publico ao individuo.
A Constituição Federal é enfática concernente ao assunto:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]
LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;
Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
“Art. 23 - É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
[...]
II - cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência.
DO PEDIDO
Diante do apresentado, requer a Vossa Excelência:
1 - Que seja CONCEDIDA A MEDIDA LIMINAR solicitada, para COMPELIR O MUNICÍPIO E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE A FORNECER A NECESSÁRIA MEDICAÇÃO PARA O TRATAMENTO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE.
2 - Que, após a concessão da liminar seja notificado o poder público, na forma do artigo 7º, inciso I, da Lei 12.016/09.
3 - Citação do MP: art. 12 da Lei n° 12. 016/09.
4 - Que julgue  PROCEDENTE O PEDIDO para CONDENAR O MUNICÍPIO DE FORTALEZA E O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE A FORNECER A MEDIÇÃO NECESSÁRIA PARA O TRATAMENTO NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE OU ARCAR COM O CUSTO DO MEDICAMENTO NA REDE PARTICULAR DE SAÚDE DO MUNICÍPIO.
5 - Os benefícios da Assistência Judiciária, na forma da Lei 1.060/50, conforme declaração de rendimentos e encargos financeiros (doc. Anexo).
Dá-se à causa o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) para efeitos fiscais.
Termos em que,
Pede deferimento
LOCAL/DATA.
ADVOGADO
Oab

Continue navegando