Buscar

O que é Disfagia

Prévia do material em texto

O que é Disfagia, causas, sintomas, tratamento, tem cura?
A disfagia é uma doença que provoca a dificuldade de engolir, ou seja, faz com que a pessoa tenha dificuldade em realizar a deglutição de alimentos ou líquidos. Esse é um problema completamente comum e que pode ser um sintoma de diversas doenças, além também de ser algo temporário para pessoas que necessitam realizar a operação da coluna cervical por via anterior.
A disfagia provoca no paciente a sensação de que a comida ou líquido estão presos na boca, garganta ou no esôfago. Cerca de 6 em cada 10 pessoas sofrem com o problema, a grande maioria de idosos. Além disso, grande parte dos pacientes que sofrem um AVC sofrem com a disfagia, e uma quantidade menor em pacientes com câncer de pescoço e de cabeça.
Tipos de disfagia
Disfagia orofaríngea
Tipo de disfagia conhecido pelas alterações durante a fase oral e faríngea da deglutição, que costuma ser provocada por doenças neurais, como por exemplo o AVC. Muitas vezes, na disfagia orofaríngea, a maior dificuldade está em engolir líquidos e não substâncias sólidas.
Disfagia Cardíaca
Existem doenças que acabam provocando a dilatação na aurícula esquerda, comprimindo o esôfago e consequentemente provocando dificuldades em engolir.
Disfagia esofágica
Essa é a forma mais comum de disfagia, pois é provocada por uma obstrução mecânica, ou seja, quando a passagem de alimentos ou líquidos pelo intestino é dificuldade ou bloqueada. Existem pacientes em que é fácil distinguir a causa mecânica de uma anormalidade ou na mobilidade do esôfago, tudo isso através de um histórico bastante cuidadoso.
Disfagia botulínica
No tratamento para torcicolo com uso da toxina botunílina, pode acabar ocorrendo o surgimento da disfagia por conta da penetração da toxina nos músculos da faringe, próximo aos locais de aplicação da toxina.
Principais causas da disfagia
Existem muitas causas para os problemas com a disfagia, sejam problemas neurológicos, problemas musculares, problemas esofagianos e anatômicos, por exemplo. Além desses, os problemas que também podem causar a disfagia são:
Causas de origem neurológica;
Doenças do músculo do esôfago;
Obstruções físicas da faringe ou do esôfago;
Outras causas comuns.
Sintomas provocados pela disfagia
Os sintomas mais comuns que surgem com os problemas na deglutição são a tosse e a regurgitação nasal, que são resultados de uma anormalidade provocados pela disfagia. Além disso, quando ocorre dor na hora de engolir, a disfagia passa a ser chamada de odinofagia. Pacientes também podem apresentar dores no tórax.
Tratamento para a disfagia
O tratamento para a disfagia tem como principal objetivo evitar que o paciente se engasgue ou acabe apresentando um grau de desnutrição. O mesmo pode ser feito de forma clínica ou cirúrgica e caso seja feito de forma clínica, se faz necessário o acompanhamento fonoaudiológico junto com o uso dos medicamentos recomendados.
Esse tratamento com o fonaldiólogo é realizado para garantir o bem estar do paciente, prevenindo possíveis complicações e claro, auxiliando para que ele passe a engolir melhor alimentos e bebidas consumidas no seu dia a dia.

Continue navegando