Buscar

TRABALHO DE REAÇOES QUIMICA

Prévia do material em texto

Transferir uma solução de Pb(NO3)2 para um tubo de ensaio até 3cm. Adicionar KI aos poucos. Observar.
Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq) = PbI2(s) + 2KNO3(aq)
Uma solução aquosa e incolor de iodeto de potássio (KI) reage com uma solução aquosa, incolor de nitrato de chumbo (Pb(NO3)2), formando um precipitado amarelo, solido e insolúvel, o iodeto de chumbo (PbI2) e uma solução aquosa e incolor de nitrato de potássio (K(NO3)). Esta é uma reação classificada como de precipitação sendo também uma reação de dupla troca. (os cátions K e Pb invertem suas posições na ligação com os aníons I e NO3)
Medir o PH de uma solução de HCl em um béquer. Medir o pH do hidróxido de magnésio em outro béquer. Colocar o Mg(OH) em outro tubo de ensaio 2 gotas de fenolftaleína e adicionar aos poucos HCl. Medir o pH.
pH Mg(OH): 9,75
pH HCl: 1,40
pH da mistura: 7,70
2 HCl + MG(OH)2 = MGCl2 + 2 H2O
Agregando-se o magnésio sólido à solução de ácido clorídrico percebeu-se a liberação de gás hidrogênio pela formação de bolhas na solução. Notou -se também um aumento da temperatura quando se tocou o tubo de ensaio enquanto a reação ocorria, o que se levou a concluir que se tratava de uma reação exotérmica.
Transferir HCl para um tubo de ensaio 3cm. Adicionar NaHCO3. Anotar os resultados.
NaHCO3(aq) + HCl(aq) = NaCl(aq) + H2O(l) + CO2(g)
Quando foram misturadas as soluções de bicarbonato de sódio e ácido clorídrico, notou-se uma liberação de gás instantânea, com aspecto efervescente. O que de fato aconteceu foi a decomposição do ácido carbônico (H 2CO3) em água e gás carbônico. Isso ocorre porque esse composto é altamente instável e volátil.
Adicionar em um tubo de ensaio AgNO3 (3cm). Adicionar fio de cobre. Anotar os resultados.

Continue navegando