Buscar

Conceitos Básicos de Planejamento Turístico

Prévia do material em texto

Aula 01 – Conceitos básicos sobre planejamento turístico
O papel da globalização no turismo
Você deve concordar que, em geral, nos últimos anos, ficou mais fácil financeiramente e fisicamente ter acesso a diversas partes do globo terrestre em curto espaço de tempo. Na atualidade é possível fazer turismo nos mais variados cantos do planeta, acessando espaços antes inimagináveis, como regiões polares ou desérticas. Cogita-se inclusive a realização do turismo interplanetário a partir dos avanços tecnológicos. Um dos grandes responsáveis por essa nova configuração do turismo é o fenômeno conhecido como globalização. 
Em linhas gerais, este promove e é propiciado por avanços tecnológicos relacionados ao encurtamento das distâncias reais (pela construção e uso de modernos meios de transportes,q eu facilitam o acesso rápido às áreas mais remotas do planeta tornando a constituição da oferta turística possível de ser consumida pela demanda) e virtuais (através do uso da internet que auxilia na conexão entre vendedores e compradores muitas vezes tornando a percepção sobre os produtos e serviços ofertados mais tangíveis, isto é mais perceptíveis pelo cliente através do conjunto de informações e imagens disponíveis) que promovem as interconexões entre representantes do mercado turístico, em especial, entre a oferta turística (vendedores de produtos e serviços turísticos) e a demanda turística (compradores de produtos e serviços turísticos).
Turismo sustentável
Partindo deste cenário globalizado como alvo para o planejamento turístico que envolve forças de mercados variadas na determinação entre o equilíbrio entre oferta e demanda um tema fundamental a ser compreendido por você é o desenvolvimento do turismo sustentável.
Planejadores e organizadores da atividade turística que apresentam comprometimento ético com as várias dimensões da sustentabilidade estão em busca de modelos de planejamento embasados nos fundamentos do desenvolvimento sustentável.
Com a popularização sobre o tema, você já deve ter algum conhecimento sobre desenvolvimento sustentável, no entanto, se a intenção é o planejamento e organização do turismo sustentável, torna-se fundamental compreender ou mesmo relembrar sobre aspectos relacionados à base conceitual deste assunto.
Por exemplo, há um conceito de desenvolvimento sustentável muito divulgado e que é bastante útil ao planejamento e organização do turismo. A partir da leitura de documentos como o “Relatório de Brundtland” e o “Nosso futuro Comum”, podemos resumidamente compreender que o desenvolvimento sustentável é aquele no qual o uso dos recursos supra as necessidades atuais e não comprometa a satisfação das necessidades das gerações futuras. 
Portanto, você deve concordar que qualquer ação de planejamento do turismo tenha que ocorrer em função do desenvolvimento sustentável que estabeleça a alocação dos recursos em função das necessidades do presente e do futuro.
Antes de reconhecermos de forma aprofundada os conceitos norteadores do planejamento turístico, é essencial debatermos sobre a constituição do turismo. Você já reparou que turismo é um termo problemático? 
Já escutou interrogações um tanto quanto impróprias sobre o tema, por exemplo: “Você estuda turismo, para quê? Para viajar?”.
O que é turismo?
Segundo o pesquisador Tribe, o tremo turismo pode assumir diversos padrões e significados. Esse autor destaca três dimensões para o termo, que poderão nos auxiliar a diferenciar a compreensão sobre o fenômeno e a atividade relacionada ao turismo, são elas:
→ As viagens turísticas em si, que pode ser entendida como dimensão mercadológica com as atividades turísticas;
→ A pesquisa, que pode ser entendida como a dimensão científica que compreende o fenômeno turístico;
→ E o processo de educação e treinamento que são alvo da dimensão educacional do turismo.
O turismo na prática
Compreendendo a complexidade do turismo é importante lembrar que, de acordo com os apontamentos de Panosso Netto , a prática do turismo antecede a formulação de uma teoria sobre o fenômeno.  Podemos complementar este pensamento do autor, afirmando que o turismo não pode ser entendido apenas como uma atividade de mercado, principalmente quando se trata de seu planejamento e organização em função do desenvolvimento sustentável. 
Logo, é possível identificar que a atividade turística relaciona-se com os feitos mercadológicos, como reserva de bilhetes, elaboração de roteiros, construção de equipamentos hoteleiros, deslocamento dos turistas entre origem e destino turístico e vice versa etc. E, que a compreensão sobre o fenômeno é algo mais amplo que pontualmente os componentes que marcam a atividade mercadológica.
Estes se relacionam com o deslocamento entre origem e destino a ser visitado, o tempo de permanência, as motivações implicadas na realização da atividade pelos indivíduos (turistas) ou grupos de turistas. Sendo assim, aos conhecimentos científicos sobre o fenômeno turístico interessa saber entre outras questões, como ocorre e se existe padrão na mudança do comportamento do fluxo turístico em função da sazonalidade (baixa e alta temporada), de um determinado destino;
Ou outro exemplo: como é a percepção do turista sobre o destino ou o produto turístico consumido e se é possível estabelecer um modelo para retratar esta percepção que auxilie na compreensão de parte da ocorrência do fenômeno, etc. Essas informações também são muito úteis ao processo de planejamento da atividade turística, pois auxiliam na estruturação de estratégias para elaboração do plano de desenvolvimento turístico para um determinado local ou região.
Variáveis envolvidas no planejamento turístico
É importante ressaltarmos o que vários pesquisadores abordam sobre o caráter do fenômeno turístico para compreendermos as variáveis envolvidas no processo de planejamento turístico que vise o desenvolvimento sustentável:
- Sócio: Por envolver seres humanos em sociedade;
- Espacial: Por envolver deslocamento entre origem (residência) e destinos turísticos (locais a serem visitados fora do local habitual da residência);
- Cultural: Por promover o intercâmbio cultural entre visitantes e visitados;
- Econômico: Por promover movimentação financeira em função da atividade mercadológica associada.
Identificar o turismo enquanto um fenômeno complexo é fundamental para que o planejador defina com segurança as ações necessárias ao funcionamento do mercado turístico e a própria ocorrência do fenômeno numa determinada área geográfica (local, estadual, nacional, regional, internacional) física ou política. 
Sendo assim, o planejamento e organização do turismo devem ser abordados de forma completa, isto é, considerando-se todos os aspectos intervenientes na ocorrência do fenômeno e não somente com base no desenvolvimento das atividades mercadológicas.
Ao considerarmos que a ocorrência do fenômeno, e, portanto, a prática da atividade turística provoca impactos positivos e negativos em diversas dimensões, como: social, ambiental, cultural e econômica conseguimos identificar a importância das estratégias de planejamento para o desenvolvimento do turismo sustentável abordado no inicio desta aula. 
Essas estratégias devem prever e controlar os impactos positivos, para maximizá-los, e negativos para minimizá-los através de ações previamente definidas.
Em linhas gerais podemos concluir que o ato de planejar é uma ação do presente para controlar resultados no futuro.
No entanto, essa ação no presente que desencadeia um resultado futuro precisa ser monitorada e sempre que necessário é preciso fazer um (re) planejamento para que as próximas ações futuras dêem conta de cumprir os objetivos pré-estabelecidos.

Continue navegando