Buscar

Homem, cultura e sociedade Prova final uniasselvi 2018 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (409826) -Homem, Cultura e Sociedade (ADG15)
 Prova: 6603631
QUESTÃO:
1. No período da filosofia chamado de pré-socrático, destacaram-se filósofos como Pitágoras de Samos, Anaximandro, Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eleia. Para estes pensadores, o trabalho fundamental da filosofia era encontrar ou definir o princípio ou elemento natural gerador de todos os seres. Isto representa denominar um princípio que dava origem a todos os seres. Os filósofos pré-socráticos tinham preocupações específicas em suas especulações filosóficas que diferem dos pensadores posteriores. Nesse contexto, quais eram as bases do pensamento pré-socrático?
RESPOSTA ESPERADA:
Os filósofos pré-socráticos centravam seu pensamento nas investigações acerca da physis, ou seja, do mundo físico, da natureza, sua origem e características. Trata-se da matéria, fundamento eterno de todas as coisas, e que dá unidade e permanência ao existente, para além do movimento e mudança constante que se observa. O foco estava na busca pela arché, isto é, o princípio de tudo, que estaria presente em todas as coisas, todo o tempo. A arché seria o princípio pelo qual tudo veio a ser.
QUESTÃO:
2. O Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, isto é, a maior parte dos brasileiros possui origens étnicas variadas, sendo nossos antepassados oriundos dos mais diferentes cantos do mundo. Um dos conceitos desenvolvidos para compreender esta situação étnica diferenciada é o conceito de democracia racial. No entanto, este conceito é um dos mais discutíveis no interior das ciências sociais brasileiras. Por que podemos afirmar que o Brasil não é uma democracia racial?
RESPOSTA ESPERADA:
O conceito de democracia racial foi desenvolvido pelo intelectual pernambucano Gilberto Freyre, autor de um dos clássicos das ciências sociais no Brasil, o livro Casa Grande e Senzala. Todavia, a tese de democracia racial é altamente discutível, porque o número de descendentes de negros e indígenas ocupando os principais cargos e funções sociais de elite, como oficiais generais das forças armadas, bispos do clero, ou na diretoria de grandes empresas é sempre pequeno. No entanto, entre os marginalizados sociais, como entre os habitantes de favelas, o número de afrodescendentes é grande. Por isso, a noção de democracia racial é falsa, mesmo a miscigenação sendo um dado da realidade brasileira.

Continue navegando