Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA DIREITO ELETRONICO

Prévia do material em texto

QUESTÕES
“A globalização possibilitou o acesso democrático da população aos vários tipos de recursos eletrônicos, de modo que o e-commerce já representa uma significativa parte da economia mundial. O fato é que esse acesso gera conflito entre os países em função da soberania legislativa no que diz respeito à proteção do consumidor.
Em vista disso, e já tomando algumas providências, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), reconheceram a necessidade de implementação de uma política geral com vistas à solução dessa problemática.
Além das maravilhas fornecidas pelo e-commerce internacional, há de se considerar alguns empecilhos, como o confronto entre as normas de proteção e as regras tradicionais do comércio internacional, ocasionando assim a insegurança do consumidor. ”          
Tendo em vista a globalização e a expansão do comércio eletrônico, faça uma breve explanação sobre a aplicação do Protocolo de Santa Maria e a Lei de Introdução as Normas do Direito Brasileiro nas relações de consumo internacionais.    
R- A globalização causou o fenômeno do encurtamento da distância, não geográfica, mas de tempo de deslocamento de bens e pessoas. Com isso, o e-commerce entrou em ascensão e, obviamente, as relações jurídicas foram se espalhando para além das fronteiras. Por consequência, as lides advindas dessas relações nasceram e impôs-se dúvida sobre uma série de temas, notadamente a jurisdição e a legislação aplicável. Buscando dar solução a isso, o Protocolo de Santa Maria estabeleceu regras de jurisdição (artigo 5º) e lei processual aplicável (artigo 10º), ratificando informações contidas na LINDB (artigo 9º e artigo 12).
Na minha opinião, estes regulamentos só atrapalham os negócios, porque eles forçam certas empresas a pagarem impostos altos e desta forma, o produto chega extremamente caro para nós. É uma tentativa de fazer com que os produtos nacionais sejam mais apreciados, porém levando em consideração a qualidade, o internacional geralmente é muito melhor.
O Protocolo de Santa Maria busca unificar alguns conceitos dentro do MERCOSUL, que não está errado, buscando explicar conceitos importantíssimos e propondo regras que ajudam a nossa segurança, comodidade, etc.

Continue navegando