Buscar

Empreendedorismo e Plano de Negócios

Prévia do material em texto

Empreendedorismo e Plano de Negócios
Atividade Tele Aula I
01. Sobre as principais diferenças entre ideias e oportunidades é correto afirmar que:
C) Uma excelente ideia não é prenuncio para um excelente negócio.
02. É preciso avaliar se uma ideia tem suporte para ser um bom negócio, para essa avaliação, é necessário perguntar (Aponte a alternativa incorreta):
E) Quais são os lucros das empresas que já atuam nesse mercado?
03. Ao analisar o empreendedorismo, depara-se com alguns mitos persistentes, entre eles, pode-se citar:
A) Dinheiro é o fator mais importante para montar uma empresa
04. Sobre empreendedorismo corporativo, pode-se afirmar que:
B) É aquele praticado dentro das organizações
Questionário Unidade I
	01. Após estudos e pesquisas, foram reveladas características dos empreendedores, mais tarde apresentadas por Dornelas (2007). Entre essas características se encontram:
		
	E) Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	Resposta correta: E. O estudo inicial apresentado na pesquisa revelou características dos empreendedores mais tarde apresentadas por Dornelas (2007), como segue: são visionários; sabem tomar decisões; são indivíduos que fazem a diferença; sabem explorar ao máximo as oportunidades; são determinados e dinâmicos; são dedicados; são otimistas e apaixonados pelo que fazem; são independentes e constroem seu próprio destino; são líderes e formadores de equipes; são bem relacionados (networking); são organizados; planejam, planejam, planejam; possuem conhecimento; assumem riscos calculados.
	
	
	
	02. Empreendedores possuem características especiais, que fazem com que elas sejam persistentes, otimistas e animados com suas ideias. Na visão de Dornelas (2008) sobre o empreendedor, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		
	C) aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.
	
	
	
	Resposta correta: C. Em qualquer definição de empreendedorismo, encontramse pelo menos os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: iniciativa para criar/inovar e paixão pelo que faz; uso dos recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive e aceitação em assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.
	
	
	
	
	
	
	03. Existe a concepção do empreendedor nato, aquele que nasce com as características necessárias para empreender com sucesso. No entanto, como se trata de um ser social, influenciado pelo meio que em que vive, a formação empreendedora pode acontecer. O que pode contribuir significativamente para que se aprenda a empreender?
	
	
	
	
		
	C) Ter um comportamento proativo, no qual se deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria”.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta correta: C. Ter um comportamento proativo, no qual se deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria”. Para Dolabella (1999, p. 12), para se aprender a empreender, faz-se necessário um comportamento proativo do indivíduo, o qual deve desejar “aprender a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção”.
	
	
	
	
	
	
	04. Existem diferenças entre empreendedorismo de startup (empresas iniciantes) e o empreendedor corporativo. Entre características citadas como sendo do empreendedorismo de startup se encontram:
	
	
	
	
		
	D) ter horizonte de curto prazo.
	
	Reposta correta: D. As características dos empreendedores de startup são: criação de riqueza; busca investimento junto a angels etc., criação de estratégias e culturas organizacionais sem regras, horizonte de curto prazo e passos rápidos (caos controlado).
	
	
	
	
	
	
	05. Existem diferenças entre empreendedorismo de startup (empresas iniciantes) e o empreendedor corporativo. Entre características citadas como sendo do empreendedorismo corporativo, se encontram:
	
	
	
	
		
	E)  regras claras.
	
	
	
	E. As características dos empreendedores corporativos são: construir/melhorar a imagem da marca, buscar recursos internos ou relocar os existentes, deve trabalhar dentro de uma cultura existente e a oportunidade deve estar coerente com a estratégia da organização, ter regras claras, horizonte de médio/longo prazo e burocracia.
	
	
	
	
	
	
	06. Existem vários mitos sobre empreendedorismo, segundo Dornelas (2005). Entre estes, estão:
	
	
	
	
		
	E) São “lobos solitários”, realizam e empreendem sozinhos.
	
	
	
	
	
	Resposta correta: E. São “lobos solitários”, realizam e empreendem sozinhos.
Dornelas cita três mitos no texto estudado: 
Mito 1: empreendedores são natos, nascem para o sucesso.
Realidade: enquanto a maioria dos empreendedores nasce com certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam relevantes habilidades, experiências e contatos com o passar dos anos.A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo.
Mito 2: empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos.
Realidade: tomam riscos calculados. Evitam riscos desnecessários. Compartilham o risco com outros. Dividem o risco em partes menores.
Mito 3: empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em equipe.
Realidade: são ótimos líderes. Criam times. Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros.
	
	
	
	
	
	
	07. O conceito de empreendedorismo é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente o que seja. Essa subjetividade pode se dar devido às diferentes concepções ainda não consolidadas sobre o assunto ou por se tratar de uma novidade, principalmente no Brasil, onde o tema se popularizou a partir da década de 90. Sobre o empreendedorismo, pode-se dizer que:
	
	
	
	
		
	C) numa forma resumida, é uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações.
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta correta: C. Numa forma resumida, é uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Só no início do século XX a palavra empreendedorismo começou a ser utilizada como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações.
	
	
	
	
	
	
	08) Pode-se apresentar o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade, dedicação, persistência e ousadia. Sobre o empreendedorismo, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		
	A) os riscos naturalmente presentes no empreender deverão ser previstos e calculados.
	
	
	
	
	
	Resposta correta: A. Os riscos naturalmente presentes no empreender deverão ser previstos e calculados. O empreendedor preocupa-se com o futuro, planeja e identifica os riscos, de forma a calcular as probabilidades de sucesso. Assume riscos calculados.
	
	
	
	
	
	
	09. Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década de 1990, com a abertura da economia, que propiciou a criação de entidades como o Sebrae e a Softex. Antes desse momento, o termo empreendedor era praticamente desconhecido e a criação de pequenas empresas era limitada em função dos ambientes político e econômico nada propícios do país. A sigla Sebrae corresponde a:
	
	
	
	
		
	D) Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta correta: D.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década 1990, com a abertura da economia, que propiciou a criação de entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software). Antes desse momento, o termo empreendedor era praticamente desconhecido e a criação de pequenas empresas eralimitada em função do ambiente político e econômico nada propício do país.
	
	
	
	
	
	
	10. Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo ganhou força no Brasil somente a partir da década 1990, com a abertura da economia, que propiciou a criação de entidades como o Sebrae e a Softex. Antes desse momento, o termo empreendedor era praticamente desconhecido e a criação de pequenas empresas era limitada, em função dos ambientes político e econômico nada propícios do país. A sigla Softex significa:
	
	
	
	
		
	A)  Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.
	
	
	
	
	
	Resposta correta: A. Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Criou projetos importantes para o desenvolvimento de Tecnologia da Informação e Formação Empreendedora. Por exemplo, em 1996, o programa Softex implantou dois projetos, o Gênesis, de incubação universitária, e o Softstart, na área de ensino de empreendedorismo. A partir de 1998, a metodologia implantada alcançou o país inteiro, num esforço do Sebrae Nacional.
	
	
	
Atividade Tele Aula II	
01. Segundo o Art. 148 da Constituição Federal poderão ser instituídas pela União mediante Lei Complementar, em caso de emergência ou para determinados fins – Por exemplo, com a finalidade de cobrir despesas extraordinárias decorrentes de calamidade publica, de guerra externa ou ainda, no caso de investimento publico urgente de relevante interesse nacional. Estamos nos referindo a:
C) Empréstimo Compulsório
02. As empresas pagam contribuições as instituição do sistema S com base em várias alíquotas, dependendo do destinatário. As contribuições compulsórias dos empregadores incidem sobre a folha de pagamento e são destinadas as entidades privadas de serviço social e de formação profissional ligada aos sindicatos. Aponte uma alternativa que não apresente uma entidade do sistema S:
E) Sesbracom.
03. A empresa que utiliza insumos ou produtos elaborado por outros fabricantes para a montagem de seus produtos denomina-se: 
C) Empresa industrial
04. O recolhimento unificado, proposto pelo regime simples de distribuição inclui:
 E) Todas as alternativas estão corretas.
Questionário Unidade II
	01. A legislação tributaria brasileira é complexa e de uma variedade inédita de tributos, com impostos, contribuições e taxas. A carga tributária resulta da aplicação de toda essa legislação nacional. Sobre a carga tributária, pode-se afirmar que:
		
	B)  É a relação entre o valor de tributos arrecadado no país e o seu PIB.
	
	
	Resposta correta: B. Entende-se por carga tributária a relação percentual obtida pela divisão do total geral da arrecadação de tributos do país em todas as suas esferas (federal, estadual e municipal), em um ano, pelo valor do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a riqueza gerada durante o mesmo período de mensuração do valor dos tributos arrecadados. Sua fórmula de cálculo é:
Carga tributária = Arrecadação tributária
                                         PIB
	
	
	
	02.Excetuadas do conceito de tributo estão todas as obrigações que resultem de aplicação de pena ou sanção, tais como a multa de trânsito, os tributos sempre são obrigações que resultam de um fato regular ocorrido. Sobre tributos, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		
	D) são todas as receitas governamentais advindas de impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios.
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta correta: D.
Tributos são todos os impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios que constituem a receita da União, dos Estados e dos Municípios. Exemplos de tributos: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), a Taxa de Iluminação ou a Taxa do Lixo cobrada por uma prefeitura e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
	
	
	
	
	
	
	03. Excetuadas do conceito de tributo estão todas as obrigações que resultem de aplicação de pena ou sanção, tais como a multa de trânsito, os tributos sempre são obrigações que resultam de um fato regular ocorrido. Sobre impostos, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		
	A) são recursos obtidos pelo recolhimento, que não têm destinação especifica
	
	
	
	Resposta correta: A.
Impostos são um tipo de tributo cujos recursos obtidos pelo recolhimento não têm destinação específica. Geralmente são empregados no financiamento de serviços públicos, como educação, saúde e segurança. Os impostos podem incidir sobre:
o patrimônio – como o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
a renda – a exemplo do Imposto de Renda (IR);
o consumo – como o Imposto sobre Produtos Industrializados.
	
	
	
	
	
	
	04. Excetuadas do conceito de tributo estão todas as obrigações que resultem de aplicação de pena ou sanção, tais como a multa de trânsito, os tributos sempre são obrigações que resultam de um fato regular ocorrido. Sobre as taxas, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		
	B) são valores cobrados do contribuinte por um serviço prestado pelo poder público.
	
	
	
	Resposta correta: B.
Taxas são valores cobrados do contribuinte por um serviço prestado pelo poder público – por exemplo, a Taxa do Lixo Urbano ou a Taxa para a Confecção do Passaporte.
	
	
	
	
	
	
	05. Excetuadas do conceito de tributo estão todas as obrigações que resultem de aplicação de pena ou sanção, tais como a multa de trânsito, os tributos sempre são obrigações que resultam de um fato regular ocorrido. Sobre as contribuições de melhorias, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		
	C)  são valores cobrados em uma situação geradora de benefício para o contribuinte.
	
	Resposta correta: C.
Contribuições podem ser classificadas em dois tipos – de melhoria ou especiais. O primeiro tipo abrange as contribuições cobradas em uma situação geradora de benefício para o contribuinte – por exemplo, uma obra pública que valorizou seu imóvel.
	
	
	
	
	
	
	06. Excetuadas do conceito de tributo estão todas as obrigações que resultem de aplicação de pena ou sanção, tais como a multa de trânsito, os tributos sempre são obrigações que resultam de um fato regular ocorrido. Sobre os empréstimos compulsórios, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		
	E) são recolhimentos instituídos pela União, mediante Lei Complementar, em casos de emergência ou para determinados fins de relevância nacional.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta correta: E.
Comentário: segundo o artigo 148 da Constituição Federal, tais empréstimos poderão ser instituídos pela União, mediante Lei Complementar, em casos de emergência ou para determinados fins – por exemplo, com a finalidade de cobrir despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência ou, ainda, no caso de investimento público urgente e de relevante interesse nacional.
	
	
	
	
	
	
	07. Impostos estaduais são aqueles que somente os governos dos Estados e do Distrito Federal têm competência para instituir, conforme o artigo 155 da Constituição de 1988. Dentre os impostos estaduais, pode-se citar:
	
	
	
	
		
	C)  Imposto sobre Transmissões Causa Mortis e Doações de Qualquer Bem ou Direito (ITCMD).
	
	
	
	Resposta correta: C.
São aqueles que somente os governos dos Estados e do Distrito Federal têm competência para instituir, conforme o art. 155 da Constituição de 1988, tais como Imposto sobre Operações Relativas, Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); Imposto sobre Transmissões Causa Mortis e Doações de Qualquer Bem ou Direito (ITCMD). Os demais impostos citados nas afirmativas são de âmbito federal.
	
	
	
	
	
	
	08. Impostos federais são aqueles que somente a União tem competência para instituir,conforme os dispositivos legais vigentes. Dentre os impostos federais, pode-se citar:
	
	
	
	
		
	B)  Imposto Territorial Rural (ITR).
	
	
	
	
	
	Resposta correta: B.
Comentário: dentre os impostos federais de competência da União, podem-se citar Imposto sobre a Importação de Produtos Estrangeiros (II); Imposto sobre a Exportação de Produtos Nacionais ou Nacionalizados (IE); Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF); Imposto Territorial Rural (ITR); e Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF). Os demais impostos são de âmbito estadual.
	
	
	
	
	
	
	09. O Simples Nacional é um regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições, devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte. Dentre os requisitos considerados pela Secretaria da Fazenda para a adesão ao Simples, pode-se citar:
	
	
	
	
		
	A) optar formalmente pelo regime Simples Nacional.
	
	
	
	Resposta correta: A.
Comentário: de acordo com a Secretaria da Fazenda, os requisitos para aderir ao Simples Nacional são os seguintes: possuir empreendimento definido como microempresa ou empresa de pequeno porte; cumprir os requisitos previstos em lei; e optar formalmente pelo Simples Nacional.
	
	
	
	
	
	
	10.O Sistema S define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica que, além de terem seu nome iniciado com a letra S, tem raízes comuns e características organizacionais similares. Entre elas se encontra:
	
	
	
	
		
	E. Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	Resposta correta: E. - As instituições que compõem o Sistema S são Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); Serviço Social do Transporte (Sest); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Social do Comércio (Sesc).
	
	
	
Atividade Tele Aula III
01. As quatro fases do processo empreendedor proposto por Dornelas (2008) consistem em (Aponte a alternativa que não faz parte destas fases):
D) Projetar os lucros
02. Na estrutura do plano de negócios devem-se considerar aspectos técnicos, mercadológicos e econômicos sobre o negócio. Entre os tópicos que o compõem, encontra-se:
E) Todas as alternativas estão corretas
03. Ao elaborar o plano financeiro dentro de um PN, consideram-se:
I. Fluxo de caixa e balanço;
II. Ponto de vendas;
III. Necessidades de investimentos;
IV. Produtividade Prevista;
V. Ponto de equilíbrio sobre investimentos.
C) Somente I e III estão corretas
04. O plano financeiro (PF) é um importante capitulo do plano de negócios. Sobre PF, pode-se afirmar que:
B) Permite e decidir se deve ou não continuar o negócio
Questionário Unidade III
	01. A declaração de visão não estabelece ou expressa fins quantitativos, mas provê motivação, uma direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a empresa. Além de apontar um caminho para o futuro, faz com que você queira chegar lá. Entre os passos para definir a visão da empresa, podemos citar:
		
	E) todas as alternativas estão corretas.
	
	Resposta correta: E.
Podem-se seguir os passos a seguir com o intuito de criar a declaração de visão de uma empresa: selecione um pequeno grupo de funcionários dedicados de vários níveis de sua empresa; peça ao grupo que identifique os valores da empresa, ou seja, o conjunto de crenças e princípios que orienta as atividades e operações da empresa, independentemente de seu porte; abra um espaço para que as pessoas manifestem livremente suas ideias; quando a equipe estiver satisfeita com seu trabalho, acrescente detalhes finais e envie à alta gerência.
	
	
	
	02. Ao analisar o Plano Financeiro, seus aspectos principais e a metodologia de elaboração, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		
	D) o payback consiste no tempo necessário para o retorno do capital investido, em um negócio planejado a ser criado.
	
	
	
	
	
	Resposta correta: D.
O payback indica o tempo necessário para que a empresa produza resultados que permitam aos investidores recuperar todo seu investimento, e o ROI – Return On Investment (taxa de retorno do investimento) é a taxa de remuneração sobre o valor investido. Ambos os indicadores são argumentos para convencer os investidores. Nas demais afirmativas temos elementos que devem ser considerados nos demais tópicos do plano de negócios, e não no plano financeiro.
	
	
	
	
	
	
	03. Compreender os fatores críticos de sucesso é importante, pois sem eles o empresário pode desviar-se dos rumos traçados para o negócio. Esses fatores-chave são definidos após as análises globais da empresa para a elaboração das estratégias, tais como:
	
	
	
	
		
	E) todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	
	
	
	
	Resposta correta: E.
Os fatores críticos de sucesso são os pressupostos cruciais, essenciais para que se atinjam os objetivos traçados e se alcance o sucesso do empreendimento. Compreender os fatores críticos de sucesso é importante, pois sem eles o empresário pode desviar-se do rumo. Esses fatores-chave são definidos após as análises globais da empresa para a elaboração das estratégias, quando são analisados o macroambiente, a atratividade do mercado, as forças estruturais internas (como o capital humano, processos, tecnologias etc.), enfim, os cenários construídos.
	
	
	
	
	
	04.
	Fazer um plano de negócios apenas não é certeza de sucesso. Segundo Timmons (1994), entre os segredos de sucesso, se encontra:
	
	
	
	
		
	e. todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
	Resposta correta: E. Fazer um plano de negócios apenas não é certeza de sucesso. Segundo Timmons (1994, apud DOLABELA, 2008, p. 87), “os sete segredos do sucesso” são: não há segredo (somente o trabalho duro dará resultados); tão logo surge um segredo, todos o conhecem imediatamente; nada é mais importante que um fluxo de caixa positivo; se você ensina uma pessoa a trabalhar para outras, você a alimenta por um ano; mas, se você a estimula a ser empreendedora, você a alimenta e a muitas outras durante toda a vida; não deixe o caixa ficar negativo; o empreendedorismo, antes de ser técnico ou financeiro, é fundamentalmente um processo humano; e a felicidade é um fluxo de caixa positivo.
	
	
	
	
	
	
	05. O Planejamento Financeiro é fundamental na elaboração de um Plano de Negócios. Ao finalizar este processo são gerados indicadores por meio de cálculos considerados Cálculos de Pontos Fundamentais. Entre esses cálculos encontram-se:
	
	
	
	
		
	c. taxa de retorno do investimento.
	
	Resposta correta: C. O cálculo de pontos fundamentais considera os resultados relativos à análise de breakeven, ou seja, o ponto em que as despesas e receitas se igualam de modo estável; o payback, que é o prazo de retorno do investimento e indica alguns riscos para os investidores; a taxa de retorno do investimento (ROI); o cronograma de recuperação do investimento; e os indicadores econômico-financeiros, que são relações obtidas a partir de demonstrações financeiras, com o objetivo de definir parâmetros que ilustrem o desempenho de uma empresa e as tendências desse desempenho e que também sirvam de comparação com o desempenho de empresas concorrentes.
	
	
	
	
	
	
	06. Quando do desenvolvimento mercadológico, dentro plano de negócios destaca-se a importância da pesquisa de campo para que abranger todas as dimensões mercadológicas, imprescindíveispara o lançamento e sucesso do negócio em estudo. Além da pesquisa, é preciso utilizar os conhecimentos teóricos inerentes à gestão mercadológica, o que permitirá uma maior precisão na análise dos dados e informações disponíveis. Atenção especial deve ser dada às fases a serem desenvolvidas, que correspondem a:
	
	
	
	
		
	A. análise de mercado e das estratégias.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta correta: A.
A análise de mercado e concorrência é fundamental e crítica para o sucesso de seu projeto. Você deverá apresentar o mercado que pretende atingir, analisar o seu tamanho, avaliar as características do segmento em que pretende atuar, analisar quem são os concorrentes, o perfil dos compradores, apontar quem são os fornecedores etc. Já a Analise estratégica é um bom planejamento das estratégias, com o detalhamento claro do que será feito, garante o bom desempenho e, em consequência, maiores chances de retorno para a empresa e satisfação dos clientes e investidores. Nessa análise você deverá contemplar os “4 Ps”: produto, preço, ponto ou distribuição e promoção ou comunicação.
	
	
	
	
	
	
	07. São necessárias muitas competências para desenvolver um negócio. Podemos perceber que é preciso aprender bastante antes de se aventurar num novo empreendimento. A fase do processo empreendedor denominada “identificar e avaliar a oportunidade” compreende:
	
	
	
	
		
	B. avaliação de riscos e retornos das possibilidades de negócio.
	
	
	
	
	
	Resposta correta: B.
A fase do processo empreendedor denominada “identificar e avaliar a oportunidade” compreende a criação e abrangência da oportunidade; valores percebidos e reais da oportunidade; riscos e retornos da oportunidade; oportunidade versus habilidades e metas pessoais/corporativas; situação dos competidores.
	
	
	
	
	
	
	08. São necessárias muitas competências para desenvolver um negócio. Podemos perceber que é preciso aprender bastante antes de se aventurar num novo empreendimento. A fase do processo empreendedor denominada “desenvolver o plano de negócios” compreende:
	
	
	
	
		
	A) análise estratégica e do plano financeiro.
	
	Resposta correta: A.
A fase do processo empreendedor denominada “desenvolver o plano de negócios” compreende elaborar o sumário executivo; o conceito do negócio; a equipe de gestão; mercado e competidores; marketing e vendas; estrutura e operação; análise estratégica; plano financeiro; e os anexos.
	
	
	
	
	
	
	09. São necessárias muitas competências para desenvolver um negócio. Podemos perceber que é preciso aprender bastante antes de se aventurar num novo empreendimento. A fase do processo empreendedor denominada “determinar e captar os recursos necessários” compreende:
	
	
	
	
		
	D) consideração dos recursos da área.
	
	
	
	
	
	Resposta correta: D.
A fase do processo empreendedor denominada “determinar e captar os recursos necessários” compreende a consideração dos recursos da área; recursos extras; recursos específicos para projetos de inovação; e os recursos externos.
	
	
	
	
	
	
	10. São necessárias muitas competências para desenvolver um negócio. Podemos perceber que é preciso aprender bastante antes de se aventurar num novo empreendimento. A fase do processo empreendedor denominada “gerenciar o negócio” compreende:
	
	
	
	
		
	C) implementar um sistema de controle.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Resposta correta: C.
A fase do processo empreendedor denominada “gerenciar o negócio” compreende estilo de gestão; fatores críticos de sucesso; identificar problemas atuais e potenciais; implementar um sistema de controle; entrar em novos mercados; avaliação de resultados; e a “ colheita”.

Continue navegando