Buscar

trabalho de projetos mecanicos

Prévia do material em texto

TRABALHO DE PROJETOS MECANICOS
ANDERSON VIEIRA DOS SANTOS SOUZA C4140G-6
1. RESPOSTA 
- Podem transmitir grande quantidade de energia.
- Uma das formas mais utilizadas em sistemas de transmissão de potência.
- Possuem custos relativamente baixos.
- Tendem a proteger a unidade motora.
- Possuem rendimento entre 0,96 a 0,98, pois podem apresentar escorregamentos.
Existem vários modelos de correias, os mais utilizados são as correias lisas ou planas e as correias V ou trapezoidais. Existem outros modelos como; hexagonal, as Poli-V, as sincronizadoras.
Correias planas: Uma correia plana é uma correia que se mantém plana sobre a polia e cuja seção transversal é retangular e consideravelmente mais larga do que espessa. Tal correia, que é um dos elementos mais antigos usados para transmitir potência de uma árvore para outra, é preferível em muitas transmissões, onde as seguintes características são vantajosas: baixo custo inicial, flexível (consequentemente, absorvente de choques e vibrações), adequada para grandes distâncias entre os centros das polias, de longa duração, de funcionamento silencioso, deslizante quando ocorrer sobrecarga (dentro de uma certa intensidade).
Algumas utilizações:
 Essas correias são muito utilizadas para acionamentos compactos e também para os leves, de atividades industriais em geral; 
 Além disso, as Correias planas de transmissão são largamente utilizadas em indústrias têxteis no acionamento tangencial e indústrias gráficas para a condução de empacotamento tipo cartuchos; 
 As Correias planas de transmissão também podem ser aplicadas em locais como os moinhos de trigo no acionamento cruzado, entre muitos outros locais
Correias Trapezoidais: As correias trapezoidais possuem lados inclinados que se encaixam nas ranhuras (em V) das polias. Atualmente, alguns fabricantes fazem os lados inclinados ligeiramente convexos, de maneira que ao sofrer encurvamento em torno da polia, os lados convexos tornam-se retos, tendo maior área de contato com a polia, o que proporciona maior força de atrito.
A vantagem principal é a redução do atrito.
O resultado é um significativo ganho de capacidade, proporcionando conjuntos mais compactos, com menor nível de ruído e menores cargas, se comparado com as correias planas.
2 RESPOSTA
Existem diversos tipos de transmissões que são utilizadas na indústria e afins, esses modelos são as transmissões com correia, como uma correia de distribuição, com corrente, com balancins, com cascata de engrenagens, com cardam, embreagem, diferencial (automóvel), caixa de mudanças, sistema de transmissão de potência, eletromecânica.
3 RESPOSTA
Tratamento Termoquímico em engrenagens.
Princípio: Temperatura em torno de 900ºC, adição de carbono e azoto na superfície e resfriamento rápido em óleo.
Exemplo: Carbonitretato.
Objetivo: Aumento da dureza superficial para reduzir a fadiga dos dentes.
Meios para realizar o tratamento: são as fontes de C e N. Podem ser sólidos, líquidos e gasosos.
4 RESPOSTA
Como podemos observar em meio as pesquisas e as aulas, as engrenagens são matérias que necessitam de um grande esforço, devido a sua utilização em campos que necessitam de um grande esforço mecânico, devido a esse tipo de utilização erros nos tratamentos térmicos podem ocasionar erros como rompimento de dentes ou até mesmo a ruptura da engrenagem, uma vez que vimos que o tratamento térmico tem por finalidade aumentar a resistência e a dureza do material.
5 RESPOSTA
É necessário conhecer os esforços necessários(torque) que essa engrenagem irá fazer, e também a velocidade onde poderá aumentar ou Funcionar com um redutor.
Tudo deverá ser analisado no projeto.
6 RESPOSTA
Circunferência Primitiva; Passo frontal; Módulo; Passo Diametral; Altura da Cabeça do Dente ou Saliência; Altura do pé ou Profundidade; Altura total do dente; Ângulo de ação ou de pressão; Circunferência de base;
 Equações Básicas: m= d/N
N é o número de dentes da engrenagem.

Continue navegando