Buscar

Teste de conhecimento aula 1

Prévia do material em texto

Aluno: DIMAS DUARTE DE ARAUJO 
	Matrícula: 201509827366
	Disciplina: SDE0667 - TÓP. ESP. SER. SOCIAL  Aula 1
	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / EX
	
	
	
		
	
		1.
O código de ética do assistente social ao afirmar o posicionamento profissional em defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida, aponta o direcionamento da categoria :
		
	
	
	
	
	Favorável apenas as políticas públicas afirmativas que contemplem um caráter de renda, como a cota em universidades públicas para alunos oriundos das escolas públicas.
	
	
	Contrária às medidas com esse conteúdo, pois possibilitam a manutenção de um ¿curral eleitoral¿ para os políticos que a empregam.
	
	
	Favorável às políticas de ação afirmativa que objetivem diminuir as desigualdades historicamente acumuladas por grupos sociais específicos.
	
	
	Favorável às ações afirmativas que possibilitem a manutenção do status quo e a harmonização da vida social.
	
	
	Contrária às políticas afirmativas que se tornam mais uma forma de alienação da classe trabalhadora escamoteando a superexploração vivenciada.
	
	
	
		
	
		2.
	
	Sobre as ações afirmativas podemos afirmar que:
	
	
	
	
	O termo faz referencia a um conjunto de medidas que tem como objetivo provocar condições especiais para que grupos sociais, reconhecidamente discriminados, possam alcançar emancipação, autonomia e igualdade de condições.
	
	
	São ações focalizadas em grupos pequenos que garantem pouca, ou nenhuma, alteração significativa nos segmentos atingidos.
	
	
	São medidas relacionadas ao um posicionamento político que compreende a inserção de grupos socialmente excluídos como condição necessária para o desenvolvimento econômico.
	
	
	São políticas públicas que possibilitam que segmentos pauperizados tem acesso a inúmeros direitos sociais que possibilitam a alteração da correlação de forças na estrutura da sociedade.
	
	
	É um conjunto de medidas adotadas de acordo com o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade, que estão relacionadas aos direitos civis de liberdade e propriedade.
	
	
	
		
	
		3.
	
	
A primeira experiência brasileira no sentido das ações afirmativas ocorreu:
	
	
	
	
	Na cidade do Rio de Janeiro em 2001 
	
	
	Na cidade da Bahia nos anos 2000
	
	
	Nas universidades Federais na década de 1970
	
	
	Na abolição da escravatura no século XIX 
	
	
	Na implementação do artigo 5ºda Constituição de 1988 
	
	
	
	
	
		
	
		4.
As políticas de ações afirmativas não são novas no contexto brasileiro. Desde a década de 60 se discute esse tema, de forma mais leve, porém consistente. Hoje no cenário brasileiro novos debates vêm ocorrendo e o último a ser discutido no mês de junho de 2015 e amplamente divulgado na mídia foi:
		
	
	
	
	
	b) A cota para índios nas universidades 
	
	
	d) A cota de 20% de negros para Juízes de Direito definida pelo CNJ 
	
	
	a) A cota para negros nas universidades 
	
	
	c) A cota para Portadores de Necessidades Especiais nas Universidades 
	
	
	e) A cota de 50% de negros para Juízes de Direito definida pelo CNJ 
	
	
	
	
	
		
	
		5.
	Dentre os países abaixo qual deles foi pioneiro na aplicação das políticas de Ações Afirmativas. A Seguir um texto para ajudar identificar esse país. ¿Apresenta a mais duradoura experiência com a ação afirmativa de que se tem registro e tem uma série de semelhanças com o Brasil, são aplicadas no país políticas de preferência¿ em diversos âmbitos legislaturas, educação, serviços públicos e promoções no emprego e situações distintas apresentam diferentes desafios para as políticas de ação afirmativa no país: entre os beneficiários minorias culturais a proteger (as tribos), grupos há estigmatizados cuja afirmação de sua identidade degradada, mas a militância alega não pleitear assimilação à sociedade.¿
	
	
	
	
	
	d) Nicarágua 
	
	
	a) Peru 
	
	
	b) China 
	
	
	e) Índia
	
	
	c) Nigéria 
	
	
		
	
		6.
Pensando sobre as políticas de ação afirmativa verificamos que o objetivo principal destas é:
		
	
	
	
	
	Instituir mínimos sociais de caráter temporário, e sectário
	
	
	Intervir na questão social e suas expressões sociais de forma a reformulá-la.
	
	
	Contribuir para que grupos historicamente excluídos socialmente tenham acesso a direitos, possibilitando sua ascensão.
	
	
	Dirimir o cerne da desigualdade social, intervindo na contradição entre a classe trabalhadora e a classe capitalista.
	
	
	Possibilitar que grupos socialmente excluídos tenham acesso aos mínimos social que em sua amplitude são capazes de alterar a correlação de forcas na sociedade. 
	
	
	
		
	
		7.
De acordo com Barrígio apud Escorel (2010), a noção ¿exclusão social¿ teve origem e alcançou seu maior desenvolvimento em solo :
		
	
	
	
	
	e) Espanhol na década de 60 
	
	
	b) Espanhol na década de 80 
	
	
	a) Americano na década de 60 
	
	
	d) Francês na década de 80 
	
	
	c) Francês na década de 60 
	
	
	
		
	
		8.
Complete o pensamento de Faleiros, 2006. ¿A exclusão é um processo................... e..............................., decorrente da exploração e da dominação, com vantagens para uns e desvantagens para outros, estruturantes da vida das pessoas e coletividades, diversificada, relacional, multidimensional e com impactos de disparidade, desigualdade, distanciamento, inferiorização, perda de laços sociais, políticos e familiares, com desqualificação, sofrimento, inacessibilidade a serviços, insustentabilidade e insegurança quanto ao futuro, carência quanto às necessidades, com invisibilidade social, configurando um distanciamento da vida digna, da identidade desejada e da justiça¿ (p. 112).¿
		
	
	
	
	
	a) Profético e natural 
	
	
	b) Dialético e histórico 
	
	
	c) Teleológico e histórico 
	
	
	e) Unilateral e natural
	
	
	d) Discrepante e histórico

Continue navegando

Outros materiais