Buscar

Educação Inclusiva (EDU04)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação Inclusiva (EDU04)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423664) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8343832
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	A Educação Inclusiva pode ser entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Para isso, há uma série de termos específicos destinados a esta modalidade. Assim, mesmo que sejam termos parecidos e possam confundir, cada um tem um significado específico para a Educação Inclusiva. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Exclusão: ocorre quando separamos os alunos com necessidades especiais, não considerando a diversidade e limitando a participação de todos. 
(    ) Segregação: ocorre quando as crianças com necessidades especiais são isoladas e separadas em grupos, em instituições de atendimento especializado, sem frequentar a escola comum. 
(    ) Integração: insere o aluno no contexto escolar, mas não o inclui. Trata-se do aluno especial na educação. 
(    ) Inclusão: considera a diversidade e as necessidades de todos os alunos, garantindo o acesso, a permanência e a participação deles em salas de aulas comuns.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	2.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB - passa a responder e tomar decisões também por ações relacionadas à educação especial, por isso é um campo muito discutido nas ações de políticas públicas brasileiras com a finalidade de garantir a inclusão literal a todos que dela necessitem. Neste sentido, analise as sentenças a seguir: 
I- A educação especial deve ser ofertada preferencialmente no ensino regular, para atender ao aluno que tiver necessidades educacionais especiais.
II- Deve haver, quando for o caso, atendimento educacional especializado, no ensino regular, para atender às demandas existentes para a educação especial.
III- O atendimento educacional especializado poderá ser ofertado em escolas ou serviços especializados, universidades e escolas profissionalizantes sempre que, em função das condições específicas do aluno, não seja possível a sua inclusão total no ensino regular.
IV- A oferta de educação especial dever constitucional do estado, tem início na faixa etária de quatro a seis anos, durante a Educação Infantil.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	Alfred Binet foi convidado pelo governo francês a testar crianças para a formação de classes homogêneas. Publicou uma escala métrica de inteligência que tinha por meta medir o desenvolvimento da inteligência das crianças de acordo com a idade mental. Para isso, era utilizado um teste. Com relação a este teste, utilizado para classificar os níveis de inteligência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Teste de CI (Capacidade Intelectual).
	 b)
	Teste de CIM (Capacidade Intelectual e Motora).
	 c)
	Teste de QII (Quociente de Inteligência Individual).
	 d)
	Teste de QI (Quociente Intelectual).
	4.
	Dentre a legislação brasileira, podemos destacar o Estatuto da Criança e do Adolescente. Este garante os direitos e deveres numa perspectiva de desenvolver o exercício da cidadania, visando a um futuro profissional para as crianças e adolescentes. Diante das informações, analise as sentenças a seguir:
I- Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II- Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
III- Estabelece que toda criança e adolescente tem direito à educação.
IV- Este estatuto, na Lei n° 8.069, diz que "apenas as crianças a partir de 6 anos de idade têm direito à educação".
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	5.
	Para fundamentar a Educação Inclusiva, temos a contribuição de áreas como o Direito, a Filosofia e a Psicologia para a Educação. Esses fundamentos nortearão a prática efetiva, para além da história e da legislação, teoricamente prevista. Considerando os fundamentos legais da Educação Inclusiva, analise as sentenças a seguir:
I- Os direitos da pessoa com deficiência com relação à educação nem precisariam estar garantidos por lei, justamente pelo fato desses direitos serem naturais do ser humano. 
II- Para garantir sua eficácia, esses direitos acabam sendo recepcionados em textos legais que vão desde os tratados internacionais até uma simples portaria ministerial ou parecer de um órgão colegiado, passando pelas leis ordinárias e pela própria Constituição do país.
III- Atribui-se à sociedade, através do poder público, a opção de garantir à pessoa com deficiência reais condições de acessibilidade.
IV- Atribui-se à sociedade, exclusivamente através do poder privado, a opção de garantir à pessoa com deficiência reais condições de acessibilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	6.
	Os relacionamentos e as interações sociais fazem parte do processo de inclusão. A escola pode e deve contribuir de diversas maneiras, ou seja, por meio de atividades educativas para que a convivência em grupo, a compreensão de regras e o respeito a diversidade sejam praticados diariamente. Sobre essas atividades, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Autoavaliação individual.
	 b)
	Jogos e brincadeiras em grupo.
	 c)
	Livro de autoajuda.
	 d)
	Jogos individuais.
	7.
	A integração escolar foi tema de grandes convenções mundiais que culminaram em declarações e decretos que reforçam a legislação, assegurando a educação como direito de todos. Esta luta pelo direito de igualdade iniciou em 1948, com a Declaração dos Direitos Humanos. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No final da década de 60, iniciou-se o processo de integração social.
(    ) A integração surgiu da necessidade de inserir a pessoa com deficiência na sociedade.
(    ) O processo de integração escolar foi um movimento decisivo para a educação inclusiva.
(    ) No período de integração das pessoas com deficiência, tudo era modificado na sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	Incluir é garantir o acesso e permanência de todos nas escolas de ensino comum, considerando a especificidade de cada um. Por isso, a escola inclusiva está fundamentada na educação como direito de todos, na igualdade de oportunidades, na transformação através do convívio social e na:
	 a)
	Avaliação diferenciada.
	 b)
	Valorização da diversidade.
	 c)
	Diferenciação do currículo.
	 d)
	Homogeneidade das salas de aula na escola.
	9.
	O preconceito, a religião e a falta de informação sobre as deficiências, ao longo dos séculos, foram alguns entraves para a garantia dos direitos das pessoas com deficiências. São relativamente recentes os documentos que norteiam, sugerem e garantem tais direitos. Estes documentos, geralmente têm cunho internacional e orientam várias das políticas públicas vigentes. Sobre esses documentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II- Declaração de Salamanca.
(    ) Promulgada pela ONU.
(    ) Constituídana Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais.
(    ) Assegura o direito à educação, no âmbito da Educação Especial.
(    ) Assegura os mesmos direitos a todos os cidadãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I.
	 b)
	I - I - II - I.
	 c)
	II - I - II - I.
	 d)
	I - II - II - I.
	10.
	O termo "Condutas Típicas" foi definido pela Secretaria de Educação Especial do MEC, e está relacionado a alunos especiais que possuem condutas inconvenientes ou inadequadas, seguidas, por exemplo, de manifestações de comportamento, como neuroses, autismo, psicoses, esquizofrenia e outras. Podemos reconhecer como condutas típicas alguns aspectos comportamentais que são evidenciados através das seguintes atitudes:
I- Falar sozinho, gritar, destruir objetos alheios, comportamentos estereotipados.
II- Andar rápido, falar pausadamente, seguir regras, verbalizador, atencioso.
III- Fala desconexa, medos excessivos, pouco contato visual, timidez excessiva, birras constantes, recusa-se a seguir ordens.
IV- Seguir passos, andar o tempo todo, risos contínuos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando