Buscar

AV1 provas antigas diag por imagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Provas antigas diagnostico por imagem
AV1 - 2017
 1. Explique o que significa o lobo lateral como artefato de imagem colocando a importância clinica e o cuidado ao encontrar este artefato em bexiga? Feixes secundários com intensidade significativos, ao interagirem com superfícies com alta capacidade de reflexão, podem formar imagem artificial (falsa, que não existe). Com isto pode gerar falsa presença de conteúdo ecogênico no interior do órgão. Isso acontece por exemplo, quando a bexiga esta cheia de urina, os feixes batem fazendo reflexo e mostrando falsos pontos. Deve fazer baloteamento, mudar o foco no transdutor, mudar angulação e decúbito do paciente. 
2. Foi evidenciado imagem de aumento de ecogenicidade de córtex renal sem alteração da definição corticomedular em cães e halo ecogênico em junção corticomedular. Quais as possíveis patologias devem ser levadas em conta? Explique. Nefropatia hipercalcemiante (possíveis causas leptospira, pif em gatos) é uma desordem entre cálcio e fosforo, onde cálcio entra na célula tubular.
3. Cite e explique duas alterações, sendo uma de alteração difusa hiperecogenica e uma de alteração hipoecogenica HEPATICAS correlacionando-as com alterações clinico-patologicas. 
Alteração difusa hiperecogenica com o tamanho do fígado normal ou aumentado – infiltração gordurosa, hepatite esteroidal, Diabete mellitus. Alteração difusa hiperecogenica com diminuição do tamanho do fígado e bordas irregulares – cirrose, hepatite crônica.
4. Descreva a imagem sonografica de uma vesícula urinaria apresentando cistite crônica (descrever parede e conteúdo). Paredes irregulares e espessadas (mais de 0,2 cm), aumento de ecogenicidade, bem como o espessamento na porção cranial; conteúdo anecogênico com sedimentos hiperecogênicos; evidência de estruturas intraluminais, hiperecogênicas com formato irregular.
5. Explique a diferença entre ultrassonografia bidimensional e Doppler.
Bidimensional vamos ver as estruturas dentro da cavidade abdominal (dimensões, brilhos, variações de eco, texturas, arquiteturas dos órgãos, posição anatômicas). Doppler fornece informações em tempo real sobre arquitetura vascular e os aspectos hemodinâmicos dos vasos em diversos órgãos, só serve para vascularização.
6. Explique reverberação como artefato de imagem colocando a importância clinica. 
São inúmeras reflexões no caminho do feixe sonoro. Como significados clínicos temos: cavidade com gas de infecção, celularidade, corpo estranho metálico. Assim como pode não haver importância clinica: ponto de agulha de biopsia e falta de gel.
7. Qual a importância de se evidenciar imagem com forte sombreamento acústico na vesícula biliar? Significa que pode estar apresentando litíase biliar ou calculo. Ambas podem levar a uma obstrução severa e ate rompimento de tecidos levando a hemorragia.
8. Qual o significado clinico ao observarmos imagem ecodensa em fundo de vesícula biliar?
Lama biliar, que é formada quando há um condensamento da bile. A lama é um achado comum em animais idosos, obesos, sedentários ou endocrinopatas. Pode indicar estase biliar por anorexia ou jejum prolongado.
9. Felino com quadro de icterícia, apetite pouco diminuído e fezes hipocolicas. Exame laboratorial mostrou GGT aumentado. Exame sonografico mostrou dilatação de bexiga biliar com imagem ecodensa no fundo e ductos hepáticos dilatados e tortuosos. Discuta o caso, qual sua suspeita clinica e que exame devemos fazer para fechar diagnostico? Quadro característico de Platynossoma fastosum (tremadoda encontrado no ducto biliar de felinos), detectável com exame coproparasitologico.
10. Ao observarmos um fígado com diminuição de ecogenicidade indicando congestão, em que patologia podemos pensar e o que podemos avaliar em termos de ultrassonografia Doppler? Podemos pensar em ICC ou obstrução. Com doppler vamos avaliar vascularização regional e velocidade.

Continue navegando