Buscar

Modelos de Saúde no Mundo

Prévia do material em texto

No modelo beveridgiano a maioria dos hospitais e clinicas são propriedades do governo, isso quer dizer que os serviços de saúde são prestados e financiados pelo mesmo por meio de pagamentos de impostos, e esses sistema de saúde tem baixo custo, já que o governo o controla.
O modelo bismarckiano emprega um sistema de seguradoras que são chamadas de "fundos para doença". Os hospitais e médicos são privados e o sistema é financiado conjuntamente por empregadores e funcionários sendo descontado em folha de pagamento, devem cobrir todas as pessoas e não têm lucro. 
O modelo de seguro de saúde nacional possui elementos beveridgianos e bismarckianos. Ele usa prestadores do setor privado, mas o pagamento vem de um programa de seguros, administrado pelo governo, que cada cidadão paga. Não tem fins lucrativos e tende a ser mais barato e de mais fácil administração. O pagador único tende a ter um poder de mercado considerável para negociar preços mais baixos, os custos também são controlados com a limitação dos serviços médicos pelos quais pagarão ou fazendo com que os pacientes esperem para serem tratados.
O modelo de desembolso direto são utilizados somente pelos países desenvolvidos e industrializados. Nesse tipo de sistema, os ricos recebem cuidados médicos e os pobres continuam doentes ou morrem, ou se pagarem tem direito a um curandeiro local que usa remédios caseiros que podem ou não ser eficazes contra a doença.
O SUS (Sistema único de Saúde) é diferente dos demais modelos por ser público e direito de todos os brasileiros. É financiado pelo governo e parte do dinheiro utilizado para financiar o sistema vem de contribuições sociais de patrões e empregados, como o INSS. Outra parte vem do pagamento de impostos embutidos no preço de produtos e serviços (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS), IPI (Imposto de Produtos Industrializados), impostos sobre o lucro (Cofins), sobre os automóveis (IPVA) e sobre a moradia (IPTU). Ou seja, todos nós também somos responsáveis pela manutenção do sistema.

Continue navegando