Buscar

6 lista de exercicios de quimica geral propriedades gerais da materia solidos liquidos e gases sem respostas19.05.2011 1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

6ª Lista de Exercícios de Química Geral - Propriedades Gerais da matéria-Sólidos, Líquidos e Gases (sem respostas)
Prof. Dr. Newton Luiz Dias Filho
1) Descreva as forças intermoleculares que devem ser rompidas para se converter cada um dos itens seguintes de um líquido para um gás: a) Br2; b) CH3OH; c) H2S.
2) Que tipo de força intermolecular explica as seguintes diferenças em cada caso: a) CH3OH entra em ebuliução a 65 °C, CH3SH entra em ebulição a 6 °C; b) Xe é líquido a pressão atmosférica e 120 K, enquanto Ar é um gás; c) Kr, peso atômico 84, entra em ebulição a 120,9K, enquanto Cl2, massa molecular aproximada de 71, entra em ebulição a 238 K; d) A acetona entra em ebulição a 56 °C, enquanto o 2-metilpropano entra em ebulição a - 12 °C.
3) a) O que significa o termo polarizabilidade? b) Qual dos seguintes átomos é mais polarizável: O, S, Se ou Te? Explique. c) Coloque as seguintes moléculas em ordem crescente de polarizabilidade: GeCl4, CH4, SiCl4 e GeBr4. d) Determine a ordem dos pontos de ebulição das substâncias do item (c).
4) Qual membro dos seguintes pares tem as forças de dispersão intermoleculares mais fortes: a) Br2 ou O2; b) CH3CH2SH ou CH3CH2 CH2SH; c) CH3CH2 CH2Cl ou (CH3)2CHCl?
5) Cite três propriedades da água que possam ser atribuídas à existência de ligação de hidrogênio?
6) a) De que modo a viscosidade e a tensão superficial dos líquidos mudam: 1) à medida que as forças intermoleculares tornam-se mais intensas; 2) com o aumento da temperatura. b) Explique a causa para a formação de um menisco em U quando a água está em um tubo de vidro. c) Como a capacidade de as toalhas de papel absorverem água está relacionada com a ação capilar? d) Explique a razão de as gotas de chuva que se ajuntam em um capô encerado de um automóvel têm forma aproximadamente esférica. e) Explique a razão de o óleo fluir mais rapidamente por um tubo estreito com o aumento da temperatura.
7) Nomeie todas as possíveis mudanças de fase que podem ocorrer entre diferentes estados da matéria. Quais são exotérmicas e quais são endotérmicas?
8) Coloque as seguintes substâncias em ordem crescente de volatilidade: CH4, CBr4, CH2Cl2, CH3Cl, CHBr3 e CH2Br2. Explique sua resposta. 
9) Explique as seguintes observações: a) a água evapora mais rapidamente em um dia quente e seco do que em um dia quente e úmido. b) É mais demorado preparar ovos cozidos em altas altitudes do que em baixas altitudes. 
10) De que modo um sólido amorfo difere de um cristalino? Dê um exemplo de sólido amorfo. O que é uma célula unitária? Quais as propriedades que ela possui?
11) Que tipos de forças atrativas existem entre as partículas nos a) cristais moleculares; b) cristais covalentes; c) cristais iônicos; d) cristais metálicos?
12) Indique os tipo de cristal (molecular, metálico, covalente ou iônico) que cada um dos seguintes compostos formaria na solidificação: a) CaCO3; b) Pt; c) ZrO2 (ponto de fusão, 2.677 °C); d) Kr; e) benzeno; f) I2.

Outros materiais