Buscar

Relatório fundição


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS ERECHIM
Relatório de aula prática de fundição
Lisiane Paula Mayeski
Ricardo Pigatto
Thiago de Almeida Pereira
Erechim, setembro de 2018.
1- Introdução
	A fundição é um dos principais processos de fabricação, pois é considerado versátil e destaca-se por permitir que se produza peças com grande variedade de formas e tamanhos, podendo ser peças unitárias ou seriadas.
	O processo de fundição consiste em vazar o metal líquido em um molde com a geometria da peça que se deseja obter, em seguida é solidificado, após, retirado do molde e feito os acabamentos necessários.
	O presente trabalho tem como objetivo relatar a aula prática sobre o processo de fundição em areia verde, realizada nos dias 29 de agosto de 2018 e 5 de setembro de 2018, na aula de soldagem e fundição ministrada pelo Professor Ronaldo Cesar Tremarin, no IFRS-Campus Erechim.
2- Desenvolvimento
	Para a aula prática de fundição, foram utilizados os seguintes materiais:
	Forno;
	Caixa de moldagem;
	Areia verde
	Peneira
	Água
	Modelo
	Alumínio
	Cadinho
	Primeiramente a areia verde foi peneirada (Figura 1), para quebrar os possíveis torrões de areia aglomerada, que não são desejáveis na confecção do molde, pois podem soltar causando imperfeições na peça fundida, em seguida foi adicionado água na areia verde para dar a liga na matéria prima utilizada na confecção do molde, então misturada por alguns minutos para que ficasse uniforme (Figura 2). Após, foi feita a compactação da areia verde dentro da caixa de moldagem em volta do molde e colocado o canal de vazamento e massalotes.
	
Figura 2: Areia verde sendo misturada com a água.
Figura 1:Areia peneirada
	
	Na aula seguinte, no dia 05 de setembro de 2018, foram repetidos os passos de peneiramento da areia e a adição da água e mistura, então foi feita a compactação da outra parte da caixa de moldagem com a areia verde em volta do molde (Figura 3).
	
Figura 3: moldagem em areia verde
	Com ambas as partes do molde fabricadas, foi feita a junção das duas partes da caixa de moldagem (Figura 4).
	
Figura 4: junção das duas partes da caixa
	Em seguida, deu-se início ao processo de vazamento do metal líquido dentro do molde. O metal já estava aquecido no forno, então foi aberto o forno e com uma escumadeira foi retirada uma camada de escória de óxido que estava em cima do metal líquido (Figura 5), após, derramado o metal do forno em um cadinho aquecido (Figura 6) e então vazado o metal líquido do cadinho para o molde (Figura 7). 
	
Figura 5: retitada de escória.
Figura 6: vazão do metal para o cadinho
Figura 7: vazão do metal líquido para o molde
	Foi necessário aguardar um determinado tempo para a solidificação da peça, e então feita a desmoldagem da peça fundida (Figura 8).
Figura 8: peça fundida
3- Conclusão
	Com a aula prática, podemos concluir que é de suma importância para os alunos da engenharia mecânica o processo de fundição, pois conseguimos aplicar na prática o que foi aprendido em sala de aula, possibilitando assim que os alunos saiam mais preparados para atender as necessidades profissionais com noção de fundição, no qual é esperado no mercado.
4- Bibliografia
SOARES, Glória de Almeida. FUNDIÇÃO: Mercado, Processos e Metalurgia. 2001. 118 p. Caderno didático (Engenharia Metalúrgica)- UFRJ, Rio de Janeiro, 2001.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?