Buscar

Antropologia Questionario

Prévia do material em texto

A antropologia cultural evolucionista desenvolveu-se no século XIX.
A respeito da visão antropológica evolucionista sobre a noção de progresso, considere as opções a seguir:
I. A ideia de progresso estava ligada à noção de civilização.
II. A ideia de progresso estava ligada à noção de capitalismo ocidental.
III. A ideia de progresso estava ligada à noção de superioridade do branco europeu.
IV. A ideia de progresso estava ligada à noção de relativismo cultural.
Marque a alternativa correta:
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e III
	Resposta Correta:
	d. 
I, II e III
	Feedback da resposta:
	As opções corretas são: I. A ideia de progresso estava ligada à noção de civilização; II. A ideia de progresso estava ligada à noção de capitalismo ocidental e III. A ideia de progresso estava ligada à noção de superioridade do branco europeu.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Texto:
É uma sequência para o curso do desenvolvimento de todas as sociedades e essa concepção parte da premissa de que toda sociedade passa pelos mesmos estágios de evolução. Consiste em um esquema hipotético da progressão que demarca a evolução da humanidade, ou seja, todos os diferentes grupos humanos partiriam de uma condição geral (origem) e chegariam ao fim, que é o suposto potencial de desenvolvimento (e que é a sociedade capitalista ocidental, considerada a sociedade evoluída).
O texto faz referência ao que é denominado por:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Sucessão unilinear
	Resposta Correta:
	b. 
Sucessão unilinear
	Feedback da resposta:
	O texto "é uma sequência para o curso do desenvolvimento de todas as sociedades e essa concepção parte da premissa de que toda sociedade passa pelos mesmos estágios de evolução. Consiste em um esquema hipotético da progressão que demarca a evolução da humanidade, ou seja, todos os diferentes grupos humanos partiriam de uma condição geral (origem) e chegariam ao fim, que é o suposto potencial de desenvolvimento (e que é a sociedade capitalista ocidental, considerada a sociedade evoluída)" faz referênncia ao que é denominado por: sucessão unilinear.
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	A obra de Malinowiski é definida como a de uma antropologia funcionalista. Essa antropologia é funcionalista, porque esta postura teórica e metodológica considera que nada ocorre em nenhuma cultura ao acaso ou em etapas denominadas de selvageria.
Julgue as opções a seguir no que se refere à antropologia funcionalista de Malinowiski:
I. A cultura deve ser analisada tal como um organismo vivo.
II. A cultura é o resultado das necessidades biológicas produzidas pelo homem.
III. A cultura deve ser estudada com base na visão diacrônica.
Marque a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II
	Resposta Correta:
	 
I e II
	Feedback da resposta:
	
A antropologia funcionalista de Malinowiski preconiza que a cultura sistêmica produz a noção de que a cultura deve ser analisada tal como um organismo vivo e de que a cultura é resultado das necessidades biológicas produzidas pelo homem e não utiliza a visão diacrônica (visão histórica), mas, sim, a visão sincrônica (a realidade cultural num determinado momento específico)
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O antropólogo Malinowiski defendia determinadas concepções que demarcaram o campo da antropologia denominada funcionalista.
Observe as opções a seguir no que se refere a visão sincrônica:
I. quando não é importante conhecer a história e os passados das culturas.
II. quando se relaciona a sociedade a um organismo, a um todo organizado.
III. quando é construído um ambiente secundário e artificial, que é a cultura, para atender as necessidades primárias ou biológicas do homem, como por exemplo: nutrição.
IV. quando o objetivo é conhecer a realidade cultural num determinado momento, no "aqui e agora"; opondo-se à visão histórica.
Marque a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, IV
	Resposta Correta:
	d. 
I, IV
	Feedback da resposta:
	As opções corretas que se referem a visão sincrônica são: I. quando não é importante conhecer a história e os passados das culturas e IV. quando o objetivo é conhecer a realidade cultural num determinado momento, no "aqui e agora"; opondo-se à visão histórica.
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	"(...) a relativização (o relativismo cultural) deve ser limitada, porque a comparação é imprescindível para se chegar à compreensão de que há semelhanças entre coisas aparentemente diversas e diferentes. (...) cada cultura ou cada indivíduo carrega seu próprio ethos (costumes de um povo) para se comunicar e para entender o Outro; então há que se fazer um compromisso entre as linguagens para haver comunicação e compreensão entre esses dois entes, o Eu, ou o sujeito pensante, e o Outro, ou o objeto da pesquisa. Portanto, levar o relativismo cultural como método às suas propriedades finais terminaria produzindo a impossibilidade do conhecimento.
(GOMES, Mércio P. Antropologia: Ciência do Homem, Filosofia da Cultura. São Paulo: Contexto, 2012)
A afirmativa acima escrita pelo antropólogo Mércio Gomes produz indagações a respeito do relativismo cultural e do método comparativo. Julgue as opções abaixo no que se refere à visão do relativismo cultural e do método comparativo para o autor em questão:
I. O autor afirma que o método da relativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo ilimitado em um estudo antropológico, à medida que possibilita o conhecimento do grupo estudado e que o método comparativo possibilita a compreensão da cultura do grupo do "outro". A referência que o autor utiliza de método comparativo é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.
II. O autor afirma que o método da relativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo limitado em um estudo antropológico, à medida que pode impossibilitar o conhecimento do grupo estudado e que o método comparativo pode levar à compreensão do outro. A referência que o autor utiliza de método comparativo não é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.
III. O autor afirma que a aplicação dos métodos da relativização (relativismo cultural) e do método comparativo devem ser aplicados de maneira ilimitada no processo de estudo das culturas para uma melhor classificação de quais são as culturas superiores e inferiores.  A referência que o autor utiliza de método comparativo é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
II
	Resposta Correta:
	b. 
II
	Feedback da resposta:
	O autor afirma que o método da relativização (relativismo cultural) deve ser aplicado de modo limitado em um estudo antropológico, à medida que impossibilita o conhecimento do grupo estudado e que a utilização do método comparativo possibilita a compreensão da cultura do grupo do "outro". A referência que o autor utiliza de método comparativo não é desenvolvida com base nas referências da antropologia evolucionista.

Continue navegando