Buscar

Cirurgia Bariatrica

Prévia do material em texto

Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”
UNIGRANRIO
Cínthia Silva Belém
Danilo Alves da Conceição
Marcelle Lima de Oliveira
Priscila Soares de Paula
Rafaelle Ramalho da Silva
Roberta do Nascimento Silva
Thaina da Silva Rosa
Cirurgia Bariátrica: Diferenças, vantagens e desvantagens
Duque de Caxias
2018
Cínthia Silva Belém
Danilo Alves da Conceição
Marcelle Lima de Oliveira
Priscila Soares de Paula
Rafaelle Ramalho da Silva
Roberta do Nascimento Silva
Thaina da Silva Rosa
Cirurgia Bariátrica: Diferenças, vantagens e desvantagens
Projeto apresentado à Universidade do Grande Rio “Prof. José de Souza Herdy”, como parte dos requisitos parciais para aprovação na Disciplina 
Morfofisiologia dos sistemas neuroendócrino, digestório e reprodutor.
Professor Orientador: Rodrigo Gonçalves
Duque de Caxias
2018
RESUMO
	
INTRODUÇÃO
A Cirurgia Bariátrica possui várias denominações podendo ser chamada de cirurgia da obesidade, ou da maneira mais popular, como redução de estômago. Nesta cirurgia são realizadas técnicas que possuem fundamentos respaldados pela literatura científica e que possuem destinação em relação ao tratamento da obesidade em caráter mórbido, obesidade grave, além disso, também se associa ao tratamento de doenças cujo aparecimento na maioria das vezes se deve a obesidade. Identificou-se em alguns estudos que os órgãos envolvidos no procedimento, produziam substâncias hormonais e que ao realizar a cirurgia esse equilíbrio hormonal era alterado, porém isso contribua de forma benéfica ao paciente, tanto auxiliava na perda de peso, quanto no controle e na cura de muitas doenças como: diabetes, hipercolesterolemia, hiperuricemia e até mesmo na hipertensão (SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA BARIÁTRICA E SINDROME METABÓLICA). 
Existem alguns tipos de cirurgias entre elas podemos destacar três tipos: restritivas, disabsortivas e mistas. Os procedimentos de disabsorção tem a função de reduzir a absorção de calorias, proteínas e outros nutrientes, excluindo um segmento do intestino delgado responsável pelo trânsito. As restritivas são responsáveis por diminuir a entrada do alimento uma rápida sensação de saciedade logo depois das refeições, reduzindo a capacidade gástrica. Já a técnica mista é a junção das outras duas técnicas, ou seja, restrição mecânica ao bolo alimentar e também a má absorção pelo intestino. (RAVELLI. ET AL,2007).
O presente trabalho teve como objetivo mostrar os tipos de cirurgia bariátrica, suas morfologias e fisiologias. Quais benefícios elas proporcionam com relação ao tratamento de doenças metabólicas e principalmente a obesidade mórbida. E de que forma o organismo pode reagir com relação a complicações e deficiências.
METODOLOGIA
O presente trabalho consistiu em um artigo de revisão bibliográfica, no qual foram relatados aspectos relativos à cirurgia bariátrica evidenciando as diferenças, vantagens e desvantagens. A metodologia utilizada foi baseada na análise de artigos científicos obtidos na base de dados (scientific Eletronic Library Online – Scielo) e também alguns sites de sociedades e hospitais que tratassem do tema abordado, sendo utilizados os descritores cirurgia bariátrica, obesidade, tipos de cirurgia bariátrica. Os artigos foram eleitos pelos seus títulos e resumo. Foram excluídos aqueles que não tratassem dos dados acima abordados.
3 BYPASS GÁSTRICO 
Figura 1
Fonte: (BRAZIL, SBCBM, 2018)
Neste procedimento é inserido uma pequena bolsa no estômago, que tem a função de dividir o topo do estômago com o restante do estômago, podendo ser observado na figura 1. Depois, a primeira porção do intestino delgado também sofre uma divisão e a parte inferior do intestino delgado que foi dividida é levada para cima e conecta-se à bolsa que está presente no estômago que foi inserida anteriormente. A cirurgia completa-se quando se liga a parte de cima do intestino delgado que sofreu a divisão para a parte do intestino delgado que fica mais embaixo, com o objetivo que os ácidos e enzimas presentes no estômago, possam se misturar com o alimento, auxiliando no processo da digestão (CLÍNICA CAETANO MARCHESINI).
3.1 VANTAGENS
Entre os benefícios por optar por essa cirurgia pode-se caracterizar:
É eficiente mesmo que o indivíduo não apresente adaptação a dieta, ou seja, alimentos que apresentam uma elevada taxa de gordura e açúcar não vão ser absorvidos, ocasionando assim diarréia e flatulência;
Proporciona o tratamento para o refluxo e controla algumas doenças (HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS)
A perda de peso acontece em longo prazo apresentando de 60% a 80%;
Favorece os hormônios ligados a parte intestinal, que tem como função reduzir o apetite e aumentar a saciedade (CLÍNICA CAETANO MARCHESINI)
 DESVANTAGENS
É tecnicamente uma operação mais complexa do que as demais e potencialmente poderia resultar em maiores taxas de complicações;
Pode levar a deficiências de vitaminas/minerais em longo prazo, particularmente déficits em vitamina B12, ferro e cálcio;
Requerem aderência às recomendações dietéticas, suplementos vitamínico-minerais ao longo da vida (CLÍNICA CAETANO MARCHESINI).
Em relação a parte do estômago e do duodeno que foi excluída, porém permanecem no organismo, em relação a isso tem-se uma impossibilidade de avaliá-los, tanto por meio de radiologia quanto por endoscopia, portanto há uma complicação em relação a fazer diagnósticos em qualquer alteração que ocorra nessas partes. Entretanto, novos aparelhos têm surgido recentemente facilitado a observação desses órgãos (HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS). 
SLEEVE – GASTRECTOMIA VERTICAL 
Figura 2
Fonte: (BRAZIL, SBCBM, 2018)
A Gastrectomia Vertical ou Sleeve parte de uma derivação biliopancreática em que preserva-se o piloro, porém há uma diminuição do potencial ulcerogênico. Neste procedimento cerca de 70% a 80% do estômago próximo ao antro é removido, conforme observa-se na figura 2, tornando-a muito invasiva (DE MATTOS ZEVE, 2012)
VANTAGENS
O duodeno continua participando do trânsito alimentar, por isso não interfere em relação a absorção de ferro, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B.
Se acontecer algo de errado essa cirurgia ainda pode ser transformada em bypass gástrico;
Em relação as vias biliares e pancreáticas permitem que sejam feitas endoscopias pelos meios normais (DE MATTOS ZEVE, 2012)
DESVANTAGENS
É um procedimento não reversível;
Tem uma taxa de complicações precoce mais alta do que os demais tipos de cirurgia bariátrica (DE MATTOS ZEVE, 2012).
5 DUODENAL SWITCH 
Figura 3
Fonte: (BRAZIL, SBCBM, 2018)
Na duodenal switch a primeira porção do duodeno continua no trato alimentar, porém reduz a quantidade de úlceras do estoma. Combinada com gastrectomia linear de 70 - 80% da grande curvatura (o chamado “sleeve”) a continuidade da pequena curvatura é mantida reduzindo o volume gástrico, mas mantendo a função antro pilórica de controle do esvaziamento gástrico. A este procedimento é associado um longo Y de Roux derivando a bílis, diminuindo assim a absorção de gorduras (SOCIEDADE PORTUGUESA DE CRURGIA DA OBESIDADE E DOENÇAS METABÓLICAS).
VANTAGENS
Apresenta qualidade de vida;
Diminuição de complicações; (SOCIEDADE PORTUGUESA DE CRURGIA DA OBESIDADE E DOENÇAS METABÓLICAS).
DESVANTAGENS
Mais sujeitos às complicações nutricionais e metabólicas de controle mais complexo, tais como deficiência de vitaminas lipossolúveis, deficiência de vitamina B12, cálcio e ferro; 
Desmineralização óssea;
(SOCIEDADE PORTUGUESA DE CRURGIA DA OBESIDADE E DOENÇAS METABÓLICAS).
OPERAÇÃO DE SCOPINARO 
Figura 4
Fonte: ( MORGENSTERN, Gastrocirurgia, 2018)
Neste processo nenhuma parte do intestino delgado perde a função. A técnica ocorre em dois componentes: no primeiro ocorre a remoção de parte do estômago reduzindo a capacidade, no segundo éconfeccionado “uma montagem intestinal em Y de Roux com um braço de Roux longo e com um canal alimentar comum curto de 50 cm de comprimento” (SOCIEDADE PORTUGUESA DE CRURGIA DA OBESIDADE E DOENÇAS METABÓLICAS).
VANTAGENS
A principal vantagem é que o indivíduo consegue ingerir grandes quantidades de alimento, porém apresenta grande perda de peso em longo prazo (SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIRURGIA DA OBESIDADE E DOENÇAS METABÓLICAS).
DESVANTAGENS
Mais sujeitos às complicações nutricionais e metabólicas de controle mais complexo, tais como deficiência de vitaminas lipossolúveis, deficiência de vitamina B12, cálcio, e ferro; 
Úlcera de boca anastomótica; 
Aumento do número de evacuações diárias, com fezes e flatos muito fétidos. (SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIRURGIA DA OBESIDADE E DOENÇAS METABÓLICAS).
ALTERAÇÕES PÓS OPERATÓRIAS
Muitas podem ser as alterações que podem ocorrer nos indivíduos após a cirurgia bariátrica, melhorando a vida dos pacientes e beneficiando-os em vários aspectos, porém pode ocasionar alguns processos não desejáveis. A taxa de mortalidade apresentou uma taxa pequena, pois variou entre 0,1% a 2%. Em relação a perda de peso o resultado foi diferente, porém em todos os tipo foi visto uma eficiência. Dentre algumas alterações podemos citar: Relacionado a questões respiratórias – Pessoas que possuíam asma e apneia do sono, reduziram em 90% a ocorrência dos casos, o benefício foi observado porque foi apresentado uma diminuição de refluxo; Houve melhora também na parte cardiovascular e o nível dos lipídios – Apresentou-se uma diminuição da pressão arterial auxiliando assim com o risco de ter hipertensão e infarto, em relação aos lipídeos os níveis tiveram uma baixa e o colesterol HDL apresentou um aumento; Alterações Endócrinas – Pacientes com diabetes apresentaram uma caída em relação aos níveis e aqueles que não possuíam a doença diminuíram o risco de obtê-la; Modificações na área psiquiátrica – Indivíduos que realizaram a cirurgia e sucessivamente perderam peso, apresentaram um aumento da auto-estima, melhoraram sua vida social e houve uma baixa em relação a depressão e ansiedade; Alterações gastrointestinais: Nas pessoas operadas foi apresentado em alguns estenose da gastrojejunostomia, úlcera gástrica, fístulas gastrogástricas, obstrução intestinal de delgado, dumping, diarréia e vômitos. Além disso, viu-se que os níveis de vitamina também foram baixos como ferro, vitamina D e B12 e o cálcio (ILIAS, 2007).
8 CONCLUSÃO
Portanto, a cirurgia bariátrica é um procedimento muito complexo e que conta com várias técnicas, sendo indicado para pessoas obesas. A escolha da melhor técnica é feita pelo profissional de saúde de acordo com vários critérios, pois todas possuem vantagens e desvantagens, assim como também existem riscos. Entretanto caracteriza-se as alterações benéficas muito relevantes, propiciando uma melhora na vida dos pacientes, atingindo diversos setores e fatores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 CLÍNICA CAETANO MARCHESINI. Qual é o melhor tipo de Cirurgia Bariátrica? Sleeve, Duodenal ou Bypass?. Disponível em:<http://gastronet.com.br/blog/qual-e-o-melhor-tipo-de-cirurgia-bariatrica/>. Acesso em: 28 de maio de 2018.
 DE MATTOS ZEVE, Jorge Luiz; NOVAIS, Poliana Oliveira; DE OLIVEIRA JÚNIOR, Nilvan. Técnicas em cirurgia bariátrica: uma revisão da literatura. Ciência Saúde, v. 5, n. 2, p. 132-40, 2012.
	
 HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS. Medicina Avançada – Especialidades. Disponível em: <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-obesidade-transtornos-alimenntares/Paginas/quais-tipos-cirurgia-disponiveis-quais-resultados-complicacoes.aspx.>Acesso em: 31 de maio de 2018.
 ILIAS, Elias Jirjoss. Conseqüências fisiológicas, psicológicas e metabólicas da cirurgia bariátrica. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 53, n. 2, p. 98-98, 2007.
MORGENSTERN, Gastrocirurgia. Disponível em: < http://gastrocirurgia.com/operacao-de-scopinaro/>. Acesso em: 04 de junho de 2018.
 NOVAES RAVELLI, Michele et al. Obesidade, cirurgia bariátrica e implicações nutricionais. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 20, n. 4, 2007.
 SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA BARIÁTRICA E SINDROME METABÓLICA. Disponível em: <https://www.sbcbm.org.br/a-cirurgia-bariatrica/#1508952707816-97a0203c-bf06>. Acesso em: 19 de maio de 2018.
SOCIEDADE PORTUGUESA DE CIRURGIA DA OBESIDADE E DOENÇAS METABÓLICAS. Derivações Bilio-Pancreáticas. Disponível em: <http://www.spco.pt/duodenal-switch>. Acesso em: 04 de junho de 2018.

Continue navegando