Buscar

Discursiva (2ª Chamada) Administração Sistemas e Ambiente e Teoria geral da adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
As empresas podem ter características mecanicistas, orgânicas ou ambas, em maior ou menor grau de uma ou outra.
Considerando as características mecanicistas que as empresas podem ter, cite pelo menos duas dessas características, apresentando um exemplo prático para cada uma delas.
	Padronização: (Trabalhadores seguem uma rotina delineada conforme a função determina. Funções simples até certo modo e repetitivas. Não há liberdade e todo a atividade é desempenhada no local de trabalho, em horário estipulado).
Estrutura administrativa altamente elaborada: (Gerentes do nível intermediário tratam de distúrbios entre os funcionários especializados, por possíveis resultados diferentes, apesar da padronização; interligar os analistas da tecnoestrutura, disseminando os padrões nas unidades operacionais; e, informar os resultados hierarquia acima, estabelecendo planos de ação estrutura abaixo. Pessoal técnico, que de certa forma escreve as normas e procedimentos, e embora estejam ligados formalmente e subordinados aos mesmos gerentes que controlam a supervisão na produção, possuem uma certa liberdade, necessária para analisar e desenhar as normas necessárias).
Controle obsessivo: (Supervisores controlam o passo a passo dos trabalhadores; gerentes intermediários avaliam o desempenho dos engenheiros, técnicos, entre outros; Na direção, cada departamento controla seus gerentes, cobrando informações constantes).
Burocratizada: (Na estrutura técnica e produtiva, nem tudo é desempenho. Grande parte do tempo desempenhado pelos gerentes é o de manutenção da estrutura burocrática. Supervisionar para se manter informado, apagar incêndios ou extinguir conflitos. Poder acima de tudo. Burocracia Mecanizada centralizada na dimensão vertical e descentralizada na horizontal. Ou seja, enxergar de longe, mas com foco. O que não é tecnicamente importante, não precisa ser visto.
Sistema hierárquico mecanizado: (O funcionamento da organização parte da cúpula, seguindo sua ordem configurada, ou seja, direção determina a estratégia, as gerências acatam e desenham as suas próprias, conforme cada função (financeira, produtiva, comercial), e assim segue, até chegar à prática. O retorno de baixo para cima é informacional).
Questão 2/5
Situação 1
Tereza é gaúcha, recém casada com Pedro, mora em Porto Alegre e trabalha em um órgão público. Pedro trabalha em uma empresa multinacional e foi transferido para a cidade de Curitiba. Tereza também conseguiu transferência para o mesmo órgão público em  Curitiba.
Situação 2
Tereza está frequentando o novo local de trabalho, e convivendo com seus novos colegas. Entretanto, após dez meses ela decidiu pedir para sair do emprego. Ela não suportava mais a forma como seus colegas a tratavam e sua dificuldade de inserção no grupo social.  Sua chefia direta percebia claramente uma queda em sua produtividade.
Após examinar os fatos da Situação 1 e Situação 2, elabore um texto de 5 a 7 linhas explicando porque Tereza pediu para sair do seu emprego. Para sua explicação, utilize as ideias da Escola das Relações Humanas de Elton Mayo.
	Dentre as conclusões da Escola das Relações Humanas, a que merece mais destaque nesse caso é que o nível de produção é resultante da integração social dos trabalhadores. Tereza não se sentia integrada e consequentemente não se sentia aceita pelo grupo, por isso a produtividade estava muito baixa. 
A Escola de Relações Humanas mostra a importância do trabalho em grupo. Autores como Mary Parket Follett e Chester Barnard apresentam que a força da sociedade está na equipe e não no indivíduo.
No caso da Tereza, apesar de ter um emprego com uma boa remuneração financeira e estabilidade, ela não se adaptou ao novo local de trabalho pelo fato de não ser aceita socialmente.
(CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. – capítulo  5)
Questão 3/5
O conceito de sistema proporciona uma visão compreensiva, abrangente e holística (as totalidades representam mais que a soma de suas partes) e gestáltica (o todo é maior que a soma das partes) de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total. Ou seja, pode-se pensar globalmente e agir localmente.
CAPRA, F. A teia da Vida: Uma nova compreensão cientifica dos sistemas vivos. 11 ed. SP: Editora Cultrix, 1996.
Sobre os sistemas, no contexto da gestão e das organizações, diferencie o sistema aberto do sistema fechado.
	Os sistemas fechados são aqueles não influenciados por aquilo que os cerca e que não se integram ao meio em que estão. 
Os sistemas abertos interagem continuamente com o meio em que se inserem.
Questão 4/5
A administração científica teve um entusiasta chamado Henry Ford (1863 – 1947) que tinha como ideia potencializar a produção gastando menos tempo e recursos. Seu objetivo era produzir carros de baixo custo para atingir a população menos favorecida, que por sinal era a maioria. Ford revolucionou a maneira de se trabalhar dentro de fábricas de produção em massa, criou sistemas mais rápidos de produção, motivava seus funcionários com salários mais altos em comparação com outras fábricas e ainda vendia seus carros em um sistema de prestações, algo que nem era imaginado para época.
COELHO, F. Princípios de Ford vistos nos dias atuais, 2015. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/principios-de-ford-visto-nos-dias-atuais/86952/>.
A partir do que se descreve dos princípios empregados e difundidos por Henry Ford, tanto nas aulas quanto no livro-base da disciplina, a partir de uma perspectiva crítica, faça um comparativo com as questões apresentadas naquela época com o que se apresenta na gestão nos dias de hoje.
	Analisando o fordismo de forma mais crítica, verifica-se que este se liga à modernidade, com um estilo burocrático e racionalista, pois nesse modelo de produção, a sociedade garante a todos a participação no trabalho coletivo e divide os benefícios entre todos, porque a sociedade é organizada por gerentes particulares ou públicos, construindo o mundo de acordo com a sua ciência.
Questão 5/5
As organizações mantêm uma dinâmica de interação com o meio ambiente por meio de suas relações com clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos, que são elementos situados nas fronteiras organizacionais.
Dessa forma, a empresa recebe do meio externo influências semi-controláveis e incontroláveis, de modo que qualquer mudança em uma das partes provoca impacto sobre as outras. Por exemplo, quando o cliente exige da empresa uma nova prestação de serviço ou um novo produto, essa exigência poderá provocar mudanças em vários setores da empresa, na tentativa de atender à demanda do cliente.
Neste exemplo, os clientes fazem parte do microambiente organizacional. Existem alguns fatores que englobam o macro ambiente das organizações, cujas mudanças são incontroláveis, mas de extrema importância na tomada de decisões e rumos das organizações.
Sendo assim, cite 3 fatores que envolvem o macro ambiente organizacional exemplificando como eles podem impactar nas decisões estratégicas das organizações.
	Em termos de atendimento à proposta, espera-se que o estudante cite os 6 fatores que envolvem o macro ambiente organizacional: demográfico, político-legal, natural, sociocultural, tecnológico e econômico com pelo menos um exemplo de cada que influenciam nas estratégias organizacionais, por exemplo:
 Fatores demográficos: Crescimento da população, composição da população, mercados étnicos, níveis de instrução, padrões de moradia, movimentações geográficas da população, entre outros de natureza demográfica.
 Fatores político-legais: a legislação que regulariza os negócios, políticas específicas para grupos de interesse, entre outros dessa natureza.
 Fatores naturais: escassez de matéria prima natural, níveis mais altos de poluição, desequilíbrio do ambiente natural, entre outros que remetem ao ecossistemanatural.
 Fatores socioculturais: crenças e valores de um grupo de pessoas e outros fatores de natureza sociocultural.
 Fatores tecnológicos: aceleração no ritmo das mudanças tecnológicas, oportunidades de inovação e outros fatores dessa natureza.
 Fatores econômicos: endividamento da população, disponibilidade de crédito, flutuação cambial, entre outros dessa natureza.

Continue navegando

Outros materiais