Buscar

Avaliação II Contabilidade Publica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
	Todas as ações que envolvem a administração pública deverão estar previstas no planejamento governamental. Entre as ferramentas que envolvem o planejamento na gestão pública, destacamos o Plano Plurianual - PPA. Com relação aos conceitos que abarcam o Plano Plurianual - PPA -, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O PPA é um instrumento próprio de cada ente, que visa a prever as diretrizes, os objetos e as metas para as despesas de capital e com projetos/programas de duração continuada.
(    ) A duração do PPA será de 4 anos, sendo executado nos três últimos anos de mandato e no primeiro ano de mandato subsequente, garantindo a continuidade dos programas. 
(    ) Todas as ações que geram despesas públicas deverão estar previstas no PPA, sendo a administração pública obrigada a realizar todos os projetos previstos.
(    ) É dever do Tribunal de Contas acompanhar mensalmente a execução do PPA dos entes federativos, aplicando penalidades caso houver descumprimentos, de acordo com a legislação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	2.
	As receitas públicas estão divididas em categorias econômicas, dentro do primeiro nível contábil da natureza de receita, e podem ser classificadas em receitas correntes e receitas de capital, seguindo os preceitos legais. No que tange às receitas públicas, analise as sentenças a seguir:
I- As receitas correntes estão divididas entre receitas tributárias (impostas, taxas etc.), de contribuições, patrimonial, entre outras, que visam a custear as despesas correntes.
II- As receitas de capital são aquelas que suas fontes resultam através de dívidas, de transferências de outros entes públicos para custear investimentos, entre outros de acordo com a legislação.
III- As receitas correntes integram o orçamento público e visam a custear as despesas com investimentos em educação e saúde, provenientes de convênios com a União. 
IV- Toda receita de capital deverá trazer sua fonte de recursos (impostos, taxas, contribuições de melhoria), bem como a indicação da despesa com manutenção que será utilizada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Receita pública é a entrada de recursos financeiros e aumento de disponibilidade. Uma das classificações das receitas públicas é a receita orçamentária. Assinale a alternativa CORRETA que define a receita orçamentária:
	 a)
	São as receitas originárias arrecadadas no exercício orçamentário e que devem ser reconhecidas pela entidade como um fato contábil permutativo.
	 b)
	São as classificações dos recursos financeiros do exercício orçamentário e sua contabilização, a fim de atender às necessidades coletivas e públicas.
	 c)
	São disponibilidades de recursos financeiros do exercício orçamentário e cuja finalidade principal é viabilizar a execução das políticas públicas, a fim de atender às necessidades coletivas e às demandas da sociedade.
	 d)
	São as receitas resultantes dos fatos contábeis aumentativos dentro do exercício orçamentário, com o objetivo de viabilizar a execução das políticas públicas.
	4.
	O empenho deve ser prévio e estar restrito ao limite da dotação orçamentária. Podemos afirmar que o mesmo deve ocorrer antes da emissão da nota fiscal ou de qualquer outro documento hábil. As fases corretas que a execução orçamentária deve seguir são:
	 a)
	Empenho, Liquidação e Pagamento.
	 b)
	Pagamento, Liquidação e Empenho.
	 c)
	Empenho, Pagamento e Liquidação.
	 d)
	Pagamento, Empenho e Liquidação.
	5.
	É a receita que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo, como é o caso das operações de crédito. Este conceito pode ser aplicado à:
	 a)
	Receita orçamentária não efetiva.
	 b)
	Receita orçamentária efetiva.
	 c)
	Receita extraorçamentária.
	 d)
	Receita pública originária.
	6.
	Na contabilidade pública, precisamente no que diz respeito à receita pública, existem fases distintas de execução, que são chamadas de estágios da receita orçamentária, que devem ser seguidas por todos os entes da administração pública. Com relação aos estágios da receita orçamentária, analise as sentenças a seguir:
I- A receita orçamentária terá início com a previsão no orçamento público, que aprovado passará pelo estágio de lançamento no setor tributário.
II- Cabe à administração pública, através do setor tributário, dar início ao estágio de apuração do montante a ser arrecadado e, com base nisso, elaborar o planejamento na LOA.
III- Uma das fases que compõem a receita orçamentária é a arrecadação por parte do contribuinte na instituição financeira, para posterior recolhimento aos cofres públicos.
IV- A elaboração da proposta orçamentária composta pela receita pública e pela contabilização dos créditos tributários são as duas fases que compõem o estágio da receita orçamentária.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	7.
	A classificação da receita orçamentária é atualizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) ? órgão do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Esta codificação é identificada por números de código decimal. Como ela é conhecida?
	 a)
	Receita econômica.
	 b)
	Natureza da receita.
	 c)
	Despesa de espécie.
	 d)
	Código de origem.
	8.
	A codificação por natureza de receita é dada no primeiro nível com a denominação de Categorias Econômicas das Receitas e que, por sua vez, recebe a classificação em Receitas Correntes e Receitas de Capital. Sobre as referidas receitas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Receitas Correntes.
II- Receitas de Capital.
(    ) Receitas da conversão em espécie.
(    ) Realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas.
(    ) Receitas de serviços.
(    ) Superávit do orçamento corrente.
(    ) Receitas de contribuições.
(    ) Receitas tributárias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - I - II - I - II.
	 b)
	II - I - II - I - II - I.
	 c)
	I - I - II - II - II - I.
	 d)
	II - II - I - II - I - I.
	9.
	Todo ingresso orçamentário é uma receita pública que serve para fazer frente às despesas públicas. Possuem enfoque orçamentário e, para fins contábeis, temos o impacto na situação líquida patrimonial. As receitas orçamentárias podem ser:
	 a)
	Receita Orçamentária efetiva e Receita Orçamentária não efetiva.
	 b)
	Receita Orçamentária aumentativa e Receita Orçamentária não aumentativa.
	 c)
	Receita Orçamentária realizada e Receita Orçamentária não realizada.
	 d)
	Receita Orçamentária originária e Receita Orçamentária não derivada.
	10.
	É através do programa de governo que se define o objetivo que se quer alcançar, seja ele para resolver um problema, atender a uma demanda da sociedade ou para atender qualquer outra necessidade. De acordo com as fases da Despesa Orçamentária, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Planejamento.
II- Execução Orçamentária.
(    ) Empenho.
(    ) Reserva da Dotação.
(    ) LOA fixação da despesa.
(    ) Liquidação.
(    ) Licitação.
(    ) Pagamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I - II - II.
	 b)
	I - I - II - I - I - II.
	 c)
	II - I - I - II - I - II.
	 d)
	I - II - I - II -II - I.

Outros materiais