Buscar

A ECONOMIA DA AMÉRICA DO SUL 7a. Série

Prévia do material em texto

A  ECONOMIA DA AMÉRICA DO SUL – 7ª. Série
Sendo formada em quase sua totalidade por países subdesenvolvidos, a maior parte da população está ocupada no setor primário (caça, pesca , extrativismo, agricultura e pecuária) e somente em alguns países aparece, significativas parcelas da população executando atividades nos setores secundários ( indústrias ) e setor terciário (serviços). Em termos de extrativismo animal, a caça é praticada em alguns países, somente por grupos indígenas em vias de extinção. Já a pesca é uma atividade econômica de valor regional, de grande importância sendo o Peru o maior exportador de pescado. 
O extrativismo aparece sempre como atividade complementar da agricultura e da pecuária merecendo destaque a extração de látex das seringueiras principalmente da  Floresta Amazônica, e ainda babaçu e carnaúba também do Brasil.O extrativismo mineral tem considerável importância em quase todos os países, ainda que muitas vezes a exploração seja realizada por empresas estrangeiras. Destaca-se o ferro, o zinco, o estanho, a bauxita, ouro, prata e principalmente a exploração e produção de petróleo. A atividade agrícola ainda se desenvolve segundo os moldes do período colonial, em grandes propriedades, pertencentes a poucas famílias, cuja produção se destina quase integralmente ao mercado externo. Os principais produtos cultivados são o arroz, o milho, a batata, o trigo, feijão e os hortigranjeiros. 
A concentração de terras nas mãos de poucas pessoas e o grande nº de agricultores sem terra para cultivar, fez com que em muitas áreas surgissem conflitos pela posse das terras, o que originou projetos de reforma agrária, que devido aos interesses políticos, econômicos e dos grandes proprietários nem sempre são bem sucedidas, fazendo surgir muitas polêmicas. 
A América do Sul possui poucos países industrializados, pois bem menos da metade da população ativa está empregada no setor secundário.Iniciada tardiamente a industrialização, essa tomou impulso a partir da 2ª Guerra Mundial, pois esta impediu dos paises de comprarem de quem estavam habituados, pois esses estavam envolvidos no conflito. 
Destacam-se as indústrias siderúrgicas, mecânicas, alimentícias, automobilísticas, construções, petroquímicas etc. As exportações da maior parte dos países da América Latina se apóiam em produtos naturais, cujos preços no mercado internacional oscilam muito.

Continue navegando