Buscar

VINDICANDO A SANTIDADE NO CORAÇÃO

Prévia do material em texto

Tema: VINDICANDO A SANTIDADE NO CORAÇÃO Texto: Ez. 36:23-30
Introdução: Vivemos em um mundo que está cativo, pessoas que vivem num cativeiro. Mas o que é um Cativeiro? (Fale ironicamente) Cativeiro não é um hotel 5 estrelas, com muitas comidas, SPA, saunas e etc... Se o Cativeiro é um lugar de prisão, de dor, de traumas emocionais, de privação, porque tantas e tantas pessoas não fogem dele? (Ex. do Sapo cozido). Porque o cativeiro tem uma aparência de liberdade pra quem está dentro dele; a maioria das pessoas que estão no cativeiro acham que são livres, pois elas dizem: podemos fumar, beber, drogar-se, mentir, roubar, prostituir-se, etc... e vc não, acham que é uma grande vantagem; O pecado não soa com tom de prisão, mas de liberdade, enquanto a santidade soa com tom de proibição (ou seja, de prisão). Mas quem é livre de verdade? Aquele que pode fazer e não faz porque não quer, porque não precisa daquilo para ser feliz, ou aquele que não consegue parar de fazer algo (Ex. beber, fumar, prostituir). Essas pessoas se entregam para um determinado vício para preencher um terrível vazio da alma, p/ fugir de erros, de traumas, ao invés de enfrentá-los e vencê-los pelo poder da palavra de Deus. SATANAS É INTELIGENTE E SÚTIL ELE FAZ UM CATIVEIRO PARECER UM RESORT DE FÉRIAS. 
Transição: A nação de Israel, o povo escolhido de Deus, tinha sido levada para o cativeiro babilônico, mesmo depois de ter sido livre do cativeiro Egípcio. Porque a nação de Israel foi levada para outro cativeiro? Por causa da desobediência a palavra de Deus (Dt. 28:1 Obediência = promessa de bênçãos. Dt.28:15 Desobediência = promessa de Maldições, ou seja, Cativeiros); A desobediência (o Pecado) é que leva o homem para o Cativeiro !! Quando Deus tira o povo do cativeiro Egípcio, Ele dá para o povo a Lei, através de Moisés, A Lei é um código de conduta de vida, se você obedecê-la prosperará, mas se desobedecê-la pagará caro. O que Deus deseja e espera do seu povo se resume em uma palavra SANTIDADE (I Ts. 4:2-8; Rm. 12:1; I Jo. 3:6-10; Hb. 12:14) Esta palavra vem do Hebraico Kadosh = Santo, Separado. Significa que você deve consagrar-se a Deus (Consagrar-se significa: Tornar-se sagrado, separado para, dedicado a alguém); Quando eu me separo para alguém, eu sou só daquele alguém e de mais ninguém, por isso Deus estava vindicando sua santidade ao seu povo. Mas o que significa Vindicar? E Reclamar ou Exigir em Juízo. Porque Deus estava reclamando, exigindo, sua SANTIDADE (v.23...e Eu santificarei meu grande nome) se ele não peca? Se Deus não peca, porque Ele ia santificar seu grande nome? Porque aqueles que Ele fez seu povo tinham sujado o nome D’Ele !!! (Ex. Eu empresto meu nome para alguém comprar, se esta pessoa não pagar a conta, que nome que ficará sujo?). É a mesma coisa que acontece com Deus, se você que é filho de Deus se comporta mal, libera palavras torpes da sua boca, toma qualquer atitude errada, você profana, envergonha o nome do Senhor, não é vc que paga a conta, mas Deus. Nós somos representantes de Deus, o mundo conhece que Deus é Real, Santo e Verdadeiro através de seus filhos que tem o seu DNA, ou seja, a mesma natureza, que tem seu sangue correndo em suas veias (o sangue de Jesus). Jo. 17:16-21
Como é que você enxerga Deus? Como Pecador ou como Santo? (V. 23... Quando eu for santificado aos seus olhos) Tem pessoas que dizem: Deus é Amor, é misericórdia, Ele é bonzinho e perdoa tudo que eu faço, posso fingir que me arrependi e continuar pecando, que não vai me acontecer nada, na hora da morte me arrependo e vou para o céu. A pessoa se esquece que Deus também é justiça e juízo, e que tudo que a pessoa planta ela colhe (Gl. 6:6-9; Os. 8:7) Santidade é o selo da legitimidade divina na sua vida. (Não basta aceitar JESUS, você precisa da autenticação, é igual a um contrato, ele só tem valor se for registrado em cartório) Quando você se santifica você define a quem você pertence; você declara de quem você é; Se você é santo você está dizendo: “eu sou de Deus”, (Santo = aquele que luta contra o pecado – muita santidade com um pouco de falha, e que nunca para de lutar contra este pouco que falta corrigir) mas se você é pecador você está dizendo: “eu pertenço ao diabo”. (pecador = aquele que se entrega ao pecado - muito pecado com um pouco de santidade) (Jo. 8:31-36) 
Quando você muda a sua VISÃO a respeito de Deus, se ARREPENDE, o enxerga como Santo e passa a se Consagrar, se Santificar, algumas coisas acontece:
1º - ELE NOS TIRA DO CATIVEIRO (V.24)
Deus está dizendo que tiraria o povo dentre as nações, vos congregaria de todos os países (ELES ESTAVAM NO CATIVEIRO) e os traria para a antiga terra deles que havia sido perdida por causa do pecado. Quando é que isso ocorreria, a libertação deles do cativeiro? Após eles se santificarem, todas as vezes que vc se santifica você é liberto dos cativeiros.
2º - VEM UM CÁRATER NOVO, UM CORAÇÃO NOVO, UMA UNÇÃO NOVA (UM TEMPO NOVO) (V.25,26,27)
V. 25 - Quando começamos a buscar a Deus de verdade, Ele derrama uma Água Pura sobre nós (água representa: limpeza, vida) e nos purifica de todas as imundícias (ESPIRITUAIS, EMOCIONAIS E FISICAS), é construído em nós um novo caráter, com novas atitudes. 
V. 26 – Quando buscamos a Santidade o nosso coração de pedra (que não permite que a palavra de Deus crie raízes profundas em nós, fazendo que rapidamente a pessoa volte ao pecado), é substituído por um coração de Carne (Pessoa tratável, ensinável – que aceita a correção de Deus através do Líder de Célula, do Pastor).
V. 27 – O Espírito Santo é aquele que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:8), é Ele quem faz o homem se arrepender e obedecer a palavra de Deus, mas Ele só pode ser derramado sobre uma pessoa santa, limpa. Lc. 5:37-39 - Vem um vinho novo (o ESPIRITO SANTO), que só pode ser derramado sobre um odre novo (O odre era feito de couro de cabra ou ovelha, era aparado o pelo e depois curtido o couro, e por fim era amarrado as pernas e onde era o rabo com uma corda, a parte do pescoço era usado como boca para depositar o suco de uva, depois de terminado todo o processo do preparo do odre era colocado na parte interna do couro o suco de uva, quando o suco de uva fermentava e se tornava vinho o couro quando novo esticava, expandia junto e não rompia); mas quando o couro é velho (a Natureza velha) quando colocado o vinho novo ele por ser velho não expande mais e logo se rompe, desperdiçando assim o vinho e o odre, e como Deus não suporta desperdício, Ele nunca colocará algo novo, numa estrutura velha. A Visão celular veio quebrar a antiga estrutura Romana, a de ficar esperando as pessoas somente dentro do Templo, e voltou à origem da igreja primitiva, voltou aos princípios de Deus, e passou a obedecer na integra o “ide de Cristo”, A célula é um vinho novo, é uma obediência ao “ide”.
3º - COMEÇA UM TEMPO DE RESTITUIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO (V.28,29,30)
V. 28 – Você não só sai do cativeiro, mas passa a recuperar tudo que perdeude bom, aquilo que o diabo havia roubado, agora tem coisas que nunca serão devolvidas a você, porque nunca foi da vontade de Deus. Agora a principal restituição é a da sua paternidade, vc volta a ser filho(a) de Deus e não mais criatura (Jo. 1:12), Só quem aceita Jesus como salvador e vive em santidade pode chamar Deus de pai.
V. 29 e 30 – “Livrarei de todas vossas imundícias”, “Chamarei o Trigo” (Prosperidade – que não é só dinheiro) – Fala de Restituição Espiritual e Financeira. Agora Deus quando começa uma obra ele não faz pela metade, ele faz completa (Fp. 1:6), Ele não só chama a prosperidade (Em todas as áreas, principalmente a Espiritual), mas ele também MULTIPLICA. Deus vai multiplicar os dons, os frutos, a sabedoria, a inteligência, a coragem, a força, a saúde, o dinheiro, tudo que for necessário para seu sustento. Agora, as riquezas financeiras só serão multiplicadas sobre a sua vida se Ele ver que você tem estrutura para suportar a multiplicação, se o dinheiro não vai te corromper, porque o projeto de Deus pro homem, não é torná-lo Rico, mas levá-lo para o CÈU. Uma vez que Deus te transformou, vigie, para que você nunca mais volte para a vida de pecado e conseqüentemente para o cativeiro. (Jo. 5:14; Jo. 8:11; Ml. 3:13-18)

Continue navegando