Buscar

JonathanGabriel_InvestidorAnjo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Jonathan Gabriel Souza de Medeiros
Contabilidade Tributária: Pesquisa referente ao que é investidor anjo no Simples Nacional
Iniciando pelo conceito, o investidor anjo no Simples Nacional diz respeito a uma pessoa física ou jurídica, que realiza um investimento nas empresas pertencentes a este regime tributário, porém o investimento não representa um aumento de capital e eventuais perdas dos benefícios na tributação dessa modalidade.
Partindo para a explicação desse método de investimento, o retorno do mesmo será levando em consideração a participação nos resultados nas operações do estabelecimento, ou seja, na distribuição do lucro, diferentemente dos empréstimos bancários que cobram juros por parcela e pode acarretar numa bola de neve de dívidas.
Esse investimento se torna interessante pois o investidor não tem a obrigação de responsabilizar pelas eventuais dívidas que venham a ocorrer na empresa. Esse detalhe é importante pois mesmo que a empresa entre no processo de recuperação judicial o investidor está ‘’protegido’’. 
A partir dos fatos supracitados, existe o contrato de participação nessa modalidade de investimento, neste contrato constam diversos tópicos, entre eles estão:
· A participação do investidor não poderá ultrapassar a vigência de 7 anos.
· O investidor será remunerado com participação nos resultados, de acordo com o que o contrato estipular, não podendo ser superior a 50% dos lucros da empresa e pelo prazo máximo de 5 anos.
· O investidor-anjo somente poderá exercer o direito de resgate depois de decorridos, no mínimo, dois anos do aporte de capital, ou prazo superior estabelecido no contrato de participação, e seus haveres serão pagos na forma do art. 1.031 da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil, não podendo ultrapassar o valor investido devidamente corrigido.
· Se os proprietários da empresa decidirem pela venda do negócio, o investidor anjo terá preferência na aquisição, assim como, direito de venda conjunta da titularidade do aporte de capital nos mesmos termos e condições da oferta dada a eles.
· Também, o investidor poderá transferir a titularidade do aporte a terceiros com o consentimento dos sócios da empresa, salvo se o contrato expressar outra formalidade.
FONTES: 
https://oliveiraedansiguer.adv.br/investidor-anjo/#:~:text=Investidor%20anjo%20no%20Simples%20Nacional%20%C3%A9%20a%20pessoa%20f%C3%ADsica%20ou,de%20ser%20tributado%20nesta%20modalidade. Acesso em 27/03/2024.
https://www.balsanelli.com.br/noticias/detalhe/o-que-e-o-investidor-anjo-no-simples-nacional. Acesso em 27/03/2024.

Continue navegando