Buscar

Atividades 1 e 2 fundamentos do agronegócio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES:
Vocês deverão responder às questões abaixo e envia-las através do portifólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para os emails ,<euclides@unigran.br> <clazzarotto@unigran.br>
OBS: Somente as respostas enviadas pelo portifólio serão aceitas e avaliadas.
PRAZO DE ENVIO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER ENVIADA ATÉ ÀS 24 HORAS DO DIA 31/08/2018.
ATIVIDADE 1 – Valor total 2,5.
O VALOR PARA CADA QUESTÃO É 1,25 PONTOS
Questão da Aula 1:
Na visão sistêmica do agronegócio podemos perceber que os segmentos estão interligados e formam vários sistemas nas suas atividades; 
Diferencie um sistema AGROALIMENTAR de um sistema AGROINDUSTRIAL não alimentar;
Cite um exemplo para cada sistema.
Sistema Agroalimentar: É o conjunto das atividades que concorrem à formação e à distribuição dos produtos alimentares e, em consequência, ao cumprimento da função de alimentação.
Sistema Agroindustrial Não Alimentar: “É o conjunto das atividades que concorrem à obtenção de produtos oriundos da agropecuária, das florestas e da pesca, não destinadas à alimentação, mas aos sistemas energético, madeireiro, de couro, de papel e têxtil".
EXEMPLO: 
AGROALIMENTAR: 
Produção de milho, que nem toda a sua produção é usada para alimentação, pode ser usado também como biodiesel, cola e outros derivados.
AGROINDUSTRIAL: 	
Produção de Algodão, sai do campo a pluma do algodão e vai para a indústria de fibras, é transformado em tecidos para camisas, calça jeans, entre outras coisas.
Questão da Aula 2:
As empresas do agronegócio apresentam algumas características peculiares e algumas especificidades: dentro desta realidade como deve ser um empreendimento rural moderno?
Entende-se como empreendimento rural moderno aquele que está coordenado com o mercado consumidor e suficientemente flexível para ajustar-se às novas demandas. O empresário deve possuir uma capacidade gerencial para encontrar alternativas diante das alterações do mercado que são inerentes aos produtos agropecuários. Deve apresentar um equilíbrio entre seus aspectos de capacitação gerencial, adequação tecnológica e desempenho econômico. Estes empreendimentos são os que mais se utilizam dos recursos oferecidos pelos centros de pesquisa e difusão existentes.
Nas produções de ciclo curto, é exigida menor capacidade econômica para superar períodos de crise, pois o produto pode ser mais facilmente substituído. No entanto, nas produções de ciclo longo, é necessária maior capacitação econômica, pois os custos para interromper ou mudar de produto são muito altos e devem ser amortizados pela produção que, por vezes, demora em iniciar a geração de renda.

Outros materiais