Buscar

Interferência dos Transitórios Elétricos no EMC apres


Prévia do material em texto

Interferência dos Transitórios Elétricos no EMC.
 Claudio Henrique Grandi Filho RA: 6403272916
 Leonardo Henrique Zerbinati RA: 6814005516
 Leonardo Santos de Queiroz RA: 6814005519
 Ricardo Marques de Souza RA: 6853447739 
 Ronildo de Carvalho Junior RA:6659416732 
Transientes elétricos
São fenômenos que ocorrem no sistema elétrico, geralmente de forma indesejável e inesperada. São muitas vezes difíceis de detectar devido ao curto tempo de duração. Medidores convencionais não são capazes de detectá-los ou medi-los devido à resposta em frequência e taxa de amostragens limitadas.
Analisador de qualidade de energia
Equipamentos especializados neste tipo de trabalho armazenam os dados referentes à tensão, corrente, forma de ondas, THD e outros fatores possibilitando assim uma análise posterior. Geralmente equipamentos deste gênero são caros e encontrados em laboratórios de pesquisas e empresas relacionadas ao setor energético.
Tipos de EMI :
Transientes elétricos
São relacionados, geralmente, aos chaveamentos nos sistemas de energia elétrica (chaves seccionadoras, relés, etc.) que dão origem aos transitórios de tensão rápidos que podem ocasionar o mau funcionamento ou dano ao equipamento.
Os níveis de tensão em geral são de 0.5 kV até 4 kV
(0.5,1,2,4, especial).
A verificação de conformidade é feita através das
recomendações contidas na norma IEC 61000-4-4
Transientes elétricos
Os transientes ocorrem no sistema elétrico quando há alterações de carga, quando ocorre uma queda de um raio sobre uma linha de transmissão ou subestação de transformação, ou mesmo quando há um chaveamento/desligamento de cargas ou banco de capacitores.
Tipos de transientes :
O transiente ou transitório como são conhecidos, é caracterizado por um distúrbio de curta duração que ocorre na forma de onda e pode ser classificado por:
-Transiente impulsivo;
-Transiente oscilatório que é divido em:
 Baixa frequência;
 Média frequência;
 Alta frequência;
Transiente Impulsivo
Caracterizado por um impulso rápido em uma única direção com frequências acima de 50 KHz e duração de 30 a 200 micro segundos. A maioria dos transitórios impulsivos é causado por descargas atmosféricas.
 
Figura 1 Corrente transitória Impulsiva devida a uma descarga atmosférica
Distúrbios impulsivos
	Ocorrem repentinamente através de uma rápida alteração de tensão (ou corrente) em relação às condições de operação de regime permanente com uma única polaridade. Entretanto, estes distúrbios podem excitar os circuitos ressonantes do sistema de energia para produzir outro tipo de transiente os oscilatórios. 
Transiente oscilatório
Ocorrem repentinamente através de rápidas alterações de tensão (ou corrente) em relação às condições de operação de regime permanente, com mudanças de polaridade. Normalmente são causados por chaveamentos, respostas a impulsos, carregamentos e descarregamentos de bancos de capacitores, ferroressonância e energização de transformadores.
Faixas de transiente oscilatório
Baixa frequência: caracterizado por distúrbios de rápida variação na tensão e/ou corrente com frequências menores de 500 Hz e duração de menos de 30 ciclos e incluem varações de polaridade positiva e negativa.
Média frequência: caracterizado por distúrbios de rápida variação na tensão e/ou corrente com frequências entre 500 Hz e 2 KHz com duração de menos de 3 ciclos e incluem varações de polaridade positiva e negativa.
Faixas de transiente oscilatório
Alta frequência: caracterizado por distúrbios de rápida variação na tensão e/ou corrente com frequências maiores de 2 KHz com duração de menos de 0,5 ciclos e incluem varações de polaridade positiva e negativa.
Transiente oscilatório
Figura 2 Transitório oscilatório devido ao chaveamento de um banco de capacitores b) Variações de tensão
Agradecimentos	
Boa noite

Continue navegando