Buscar

Reações Químicas

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, a ligação entre átomos e moléculas deve ser rompida e devem ser restabelecidas de outra maneira. Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes). 
Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes, quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc... 
As reações químicas não ocorrem somente nos laboratórios, mas, em toda a parte e a todo o momento. Oxidação e redução são exemplos destes tipos de reações que ocorrem em nosso dia-a-dia. A equação química é a forma de se descrever uma reação química. Símbolos e números são utilizados para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nestas reações. 
Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito. Não é criada e nem destruída matéria em uma reação, os átomos somente são reorganizados de forma diferente, por isso, uma equação química deve ser balanceada: o número de átomos na esquerda precisa ser igual o número de átomos da direita.
OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é detectar, de modo qualitativo, evidências de ocorrência ou não de uma reação química e se familiarizar com alguns tipos mais comuns das reações químicas. 
EXPERIMENTAL 
MATERIAIS UTILIZADOS 
1. Tubos de ensaio
2. Béquer de 100ml
3. Pipeta de Pasteur
4. Espátula
5. Estante para tubos de ensaio;
6. Nitrato de Chumbo (Pb(NO3)2)
7. Iodeto de Potássio (KI)
8. Nitrato de Prata (AgNO3)
9. Ácido Clorídrico (HCl)
10. Cloreto de Bário (BaCl2)
11. Cromato de Potássio (K2CrO4)
12. Sulfato de Cobre (CuSO4)
13. Prego (Fe)
14. Carbonato de Sódio (Na2Co3)
15. Sulfato de Sódio (NaSO3)
16. Ácido Sulfúrico (H2SO4)
17. Cloreto Férrico (FeCl3)
18. Hidróxido de Sódio (NaOH)
19. Sulfato de Cobre (CuSO4)
20. Hidróxido de Amônio (NH4OH)
21. Tiocianato de Amônio (NH4SCN)
22. Bicabornato de Sódio (NaHCO3)
PROCEDIMENTOS 
1. Tubo 1: Foi colocado 10 gotas de solução de Nitrato de Chumbo Pb(NO3)2 0,1 M e foi adicionado 10 gotas de solução de Iodeto de Potássio (KI) e agitou-se
2. Tubo 2: Colocou-se 10 gotas de Nitrato de Prata (AgNO3) 0,1 M e adicionou-se 10 gotas de ácido clorídrico (HCl) 0,1M e agitou-se.
3. Tubo 3: foi misturado 10 gotas de Nitrato de Prata (AgNO3) 0,1M e 10 gotas de Iodeto de Potássio (KI) 0,1M e agitou-se.
4. Tubo 4: Colocou-se 10 gotas de solução de Cloreto de Bário (BaCl2) 0,1M, e em seguida foi adicionado 10 gotas Cromato de Potássio (K2CrO4) 0,1M, e agitou-se.
5. Em um béquer de 100ml, foi colocado 30 ml de solução de Sulfato de Cobre (CuSO4) 0,1M, e em seguida foi colocado um prego (Fe) e agitou-se.
6. Tubo 5: Foi colocado meia espátula de Carbonato de Sódio (Na2Co3), e foi adicionado 20 gotas de solução de Ácido Clorídrico (HCl) 6M e agitou-se.
7. Tubo 6; Foi colocado 20 gotas de cloreto de Bário (BaCl2) 0,1M, e em seguida adicionou-se Carbonato de Sódio (Na2Co3) 0,1M e agitou-se.
8. Tubo 7: Transferiu-se 20 gotas de Sulfato de Sódio (NaSO3), e em seguida foi adicionado 20 gotas de Nitrato de Prata (AgNO3) 0,1M, e agitou-se.
9. Tubo 8: Foi colocado 1 prego (Fe) e foi adicionado uma solução de Ácido Sulfúrico (H2SO4) 6N até cobrir mais da metade do prego.
10. Tubo 9: Com um conta gotas, foi colocado 10 gotas de solução de Cloreto Férrico (FeCl3) 0,1M, e em seguida foi adicionado 30 gotas de Hidróxido de Sódio (NaOH) 0,1M, e agitou-se.
11. Tubo 10: Foi misturado 20 gotas de Cloreto de Bário (BaCl2) 0,1M, à 20 gotas de Sulfato de Cobre (CuSO45H2O) e agitou-se.
12. Tubo 11: Foi colocado 1ml de Sulfato de Cobre (CuSO4) 0,05 e foi misturado á 1ml de Hidróxido de Amônio (NH4OH) e agitou-se.
13. Tubo 12: Foi colocado 1ml de solução de Cloreto Férrico (FeCl3) 0,05, que foi misturado á 1ml de Tiocianato de Amônio (NH4SCN) e agitou-se.
14. Tubo 13: Foi transferido 20 gotas de solução de Bicabornato de Sódio (NaHCO3) 0,1M, e em seguida foi adicionado 10 gotas de solução de Ácido Clorídrico (HCl) 6M e agitou-se.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Tubos
	Reação
	Cor
	Precipitado
	1
	Pb(NO3)2 + 2KI ---> PbI2 + 2KNO3
	Amarelo
	Sim
	2
	AgNO3 + HCl ---> HNO3 + AgCl
	Branco
	Sim
	3
	KI + AgNO ---> KNO3 + AgI
	Amarelo
	Sim
	4
	BaCl2(aq) +K2CrO4(aq) ---> BaCrO4(s) + 2KCl (aq)
	Esverdeado
	Sim
	Becker
	CuSO4 + Fe ---> FeSO4 + Cu
	Azul
	Não
	5
	Na2CO3 + 2HCl ---> 2NaCl + H2O + CO2
	Incolor
	Não
	6
	Na2CO3 + BaCl2 --->2NaCl + BaCO3
	Branco
	Sim
	7
	2AgNO3(aq) + Na2SO3(aq) ---> Ag2SO3(s) + 2NaNO3(aq)
	Branco
	Sim
	8
	2 Fe (s) + 3 H2SO4 (aq) ---> Fe2(SO4)3 (aq) + 3 H2 (g)
	Incolor
	Não
	9
	FeCl3 (aq) + 3 NaOH (aq) --->Fe(OH)3(s) + 3 NaCl(aq)
	Marrom
	Não
	10
	CuSO4 (aq) + BaCl2 (aq) ----> CuCl2 (aq) + BaSO4(s)
	Azul claro
	Sim
	11
	CuSO4+ 2NH4OH --->(NH4)2SO4(aq) + Cu(OH)2
	Azul escuro
	Não
	12
	FeCl3+3NH4SCN --->Fe(SCN)3(aq)+3NH4Cl(aq)
	Marrom forte
	Não
	13
	NaHCO3 + HCl ---> NaCl(aq) + H2CO3
	Incolor
	Não
CLASSIFICAÇÃO DAS REAÇÕES QUÍMICAS ACIMA
	TUBOS
	CLASSIFICAÇÃO DA REAÇÃO
	1
	Precipitação
	2
	Precipitação
	3
	Precipitação
	4
	Precipitação
	Becker
	Oxido-Redução
	5
	Desprendimento de Gás,
	6
	Precipitação
	7
	Precipitação
	8
	Oxido-Redução
	9
	Complexação
	10
	Precipitação
	11
	Complexação
	12
	Complexação
	13
	Desprendimento de Gás
A equação química é a forma de se escrever uma reação química. E que uma reação química só acontece quando ocorre uma transformação de uma substancia em outra. Essas reações podem ou não ocorrer e são descritas da seguinte forma:
Reação de Precipitação: são as reações que provocam a formação de um precipitado, podendo ser branco ou colorido, cristalino, gelatinoso ou coloidal. 
Reações com Desprendimento de gases: são reações que se efetuam com desprendimento de gases, podendo estes, serem incolores, coloridos, com cheiro, com precipitação. Reação com desprendimento de gases incolores e inodoros: são as que se verificam, por exemplo, com os carbonatos ou bicarbonatos em presença de ácidos. Há nesta reação a evolução de gás carbônico, que é inodoro e incolor.
Reações com desprendimento de calor ou absorção (exotérmica ou endotérmica): são as reações que efetuam desprendimento ou absorção de calor.
Reações de óxido-redução: são as reações que envolvem oxidação (aumento de valências positivas ou diminuição de valências negativas) ou redução (diminuição de valências positivas e aumento de valências negativas).
Uma complexação, titulação complexométrica ou complexometria, representa uma técnica de análise volumétrica que visa a formação de um complexo de coloração, na reação entre o analito e o titulante, sendo usado para indicar o ponto final da titulação um indicador. Titulações complexométricas são extremamente úteis para a determinação de diversos íons metálicos em solução. Um indicador capaz de produzir uma pronunciada mudança de coloração é usualmente usado para detectar o ponto final da titulação complexiométrica.
A análise complexométrica ou complexometria compreende a titulação de íons metálicos com agentes complexantes ou quelantes, sendo um agente quelante qualquer estrutura, da qual façam parte dois ou mais átomos possuidores de pares de elétrons não utilizados em ligações químicas primárias, mas sim, usados como "imãs" eletrostáticos para se prenderem a íons metálicos. Dentre os complexantes mais comuns podemos citar a água, responsável (ligada ao íons cobre) pela cor azuldas soluções de sais de cobre, a amônia (quando substitui a água ao redor do cobre, produz cor azul mais intensa) e o EDTA (ácido etilenodiaminotetracético (que com o cobre, rivaliza a amônia)”1.
 
CONCLUSÃO
Através das transformações químicas observadas (mudança de cor, aparecimento de chama ou luminosidade, formação de precipitado e formação de gás) durante os experimentos, pode-se concluir que em uma reação química ocorre apenas o rearranjo das ligações entre elementos, havendo conservação dos elementos iniciais e por isso conservação da massa. Destacando-se ainda que as reações transformam a estrutura fina de uma molécula, podendo ocasionar quebra, união ou constituição de novas moléculas. Sendo assim, nas reações químicas as ligações são criadas ou rompidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BROWN L. THEODORE, LEMAY H. EUGENE, BUSRTEN E. BRUCE. Química Ciência Central. 7ª ed. São Paulo – SP. Editora LTC, 2010.
TRINDADE, Diamantino Fernandes; Oliveira, Fausto Pinto; BANUTH, Gilda Siqueira Lopes; BISPO, Jurandyr Gutierrez. Química Básica experimental.
2 ed. São Paulo: Ícone, 1998.
http://www.infoescola.com/quimica/complexometria/

Continue navegando